‘Mr. Plankton’ faz risos serem lágrimas e reflexões

    K-dramas nunca se limitaram apenas ao romance, comédia ou de situações podemos considerar ser de um contexto muito fora da realidade, ganhando contornos muito profundos e emocionantes, como o caso da mais recente produção asiática a chegar aos streamings. Mr. Plankton é uma minissérie de 12 episódios escrita por Jo-Young, dirigida por Hong Jong Chan, tendo todos os seus episódios disponibilizados na Netflix em 8 de novembro.

    O elenco é formado pelos protagonistas Lee Yoo Mi (Strong Girl Nam Soon) e Woo Do Hwan (Cães de Caça) com as participações de Oh Jung Se, Him Hae Sook, Kim Min Seok, Jo Han Chul e Lee El.

    SINOPSE

    Em Mr.Plankton, um homem sem esperanças e sua ex-namorada partem em uma jornada em busca de uma última chance para a felicidade. No drama coreano, Hae-jo (Woo Do-hwan) sempre foi excluído e recebeu olhares tortos por ter crescido sem saber quem é seu pai de verdade e por sempre estar imerso em uma maré de azar. Um dia, ele descobre que sua saúde está muito debilitada e possui uma condição que pode matá-lo a qualquer momento e decide ir procurar a identidade do doador de esperma que seria seu pai biológico.

    Prestes a sair para sua jornada, sua ex-namorada Jae-mi (Lee You-mi) decide acompanhá-lo para fugir de seu casamento com o herdeiro de uma família tradicional. Eles entram em uma jornada de autodescoberta, se arriscando para aproveitar a vida de uma forma que nunca experenciaram antes e redescobrindo sua própria relação, depois de muito tempo afastados.

    ANÁLISE

    A experiência de assistir esse k-Drama me trouxe um sentimento misto, devido ao fato que apesar desta história ser descrita como uma comédia romântica e com certa razão porque existe a proporção de muitos momentos que podemos considerar muito engraçados, o que também ganha destaca são os momentos altamente dramáticos minuciosamente inseridos ao longo dos episódios. Mas dizer que é um “dramédia”, termo que ressalta muito mais este outro lado, também não seria algo que explicaria o gênero devido a ter uma sensibilidade de não centralizar mais nas coisas muito mais sérias e diminuir a intensidade com algo engraçado.

    Dito isso, eu acredito que Mr. Plankton é uma versão moderna de uma fórmula que estou acostumado desde a minha primeira experiência ao assistir o dorama, que consistia em ter esta mescla de forma tão homogênea porém em um modelo de produção muito mais moderno.

    Os aspectos técnicos se comunicam muito bem entre si evidenciando direção, roteiro e fotografia que se tornou um dos meus favoritos por dialogar com aquele aspecto mais abstrato do romance que cria um mundo apenas das pessoas que formam este casal.

    Estes aspectos se tornam muito mais completos quando pensamos também na atuação dos protagonistas que é excelente individualmente, mas olhando este trabalho em conjunto têm uma química muito interessante por ser caótica como é proposto pelo roteiro.

    Outro ponto que gosto é as sutis referências a comédias românticas, mas não fica apenas a este gênero como a um exterminador do futuro coreano que acrescenta um tom de divertimento a toda a perseguição ao casal principal. Eu acredito que esta obra como um todo é muito tocante por dialogar com amor de um ângulo que acabei concluindo ser muito diferente porque geralmente quando nos relacionamos existe a busca pelos pontos em comuns que vão desde os gostos até mesmos os objetivos que nos colocam a compartilhar um mundo com alguém e neste caso foi a sorte, mais especificamente a falta dela.

    Em um mundo real duas pessoas que têm o azar como o principal ponto em comum seriam se afastar, no caso de Hae Jo e Jae Mi após uma jornada de situações completamente inusitadas descobrem que é muito mais fácil ficarem juntos por acreditarem que duas pessoas azaradas ficarem juntas elas se protegem do infortúnio um do outro. Mas não estamos falando de um azar que é um dia de chuva no dia que você decide fazer um passeio ou qualquer outra coisa abstrata do gênero, mas de uma forma que se converte na crítica implícita do abandono parental, nas diferenças sociais ou sobre o que nos sujeitamos a fazer para ter uma vida um pouco mais digna que são coisas que se tornam muito mais fácil de compreender do que algo mágico.

    VEREDITO

    Com uma jornada muito linda e uma conclusão que é muito emocionante, considero Mr. Plankton uma das melhores produções coreanas para o formato de TV/streaming deste ano porque vamos de risos a importantes reflexões em uma produção que considero muito sólida.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    CRÍTICA: As idas, vindas e afeto de ‘O Amor Mora ao Lado’

    O Amor Mora ao Lado está disponível na Netflix. Veja o que achamos do k-drama estrelado por Jung So Min e Jung Hae In.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Agatha Desde Sempre: Entenda por que a personagem é icônica para a Marvel

    Fãs de bruxaria, preparem-se! Agatha Desde Sempre, nova produção da Marvel Studios, estreia em 18 de setembro exclusivamente no Disney+.