CRÍTICA: ‘Kaoru Hana wa Rin to Saku’ é um dos melhores animes do ano

    E quando o amor floresce de forma tão majestosa? Animes encantam por diversas razões, pois trazem diferentes emoções, trazendo para o público narrativas poderosas que vão estar gravadas nas memórias e corações de seus espectadores por muito tempo. E podemos colocar essa adaptação com esse mesmo potencial.

    Kaoru Hana wa Rin to Saku (The Fragrant Flower Blooms With Dignity) é uma adaptação do mangá homônimo escrito por Saka Mikami, publicado na revista Magazine Pocket em outubro de 2021, e ainda está em lançamento. Sua adaptação para anime foi realizada pelo estúdio CloverWorks (de Spy x Family), sendo seu roteiro criado por Rino Yamazaki, direção Miyuki Kuroki, Haruka Tsuzuki, e sua distribuição original ocorreu entre julho e setembro de 2025 pela estação de TV Tokyo MX, chegando no serviço de streaming Netflix com episódios semanais após a exibição no Japão.

    O elenco de vozes originais tem Yoshinori Nakayama (Rintarō Tsumugi), Honoka Inoue (Kaoruko Waguri), Kikunosuke Toya (Shōhei Usami) e Kōki Uchiyama (Saku Natsusawa), tendo sua dublagem feita pelo estúdio Iyuno Brasil, com o elenco formado por Yuri Chesman, Bianca Alencar, Lipe Volpato, Michel Pejon, Douglas Guedes e Isabella Guarnieri.

    Animes

    O enredo do anime é sobre uma história de amor improvável entre Rintaro Tsumugi, um garoto com aparência intimidadora da escola masculina Chidori (para “alunos problemáticos”), e Kaoruko Waguri, uma garota gentil da prestigiosa academia feminina Kikyo. Apesar da rivalidade entre as escolas e uma diferença social entre os alunos de ambas as instituições, eles se conhecem na confeitaria da família de Rintaro e desenvolvem um relacionamento delicado, que precisa superar preconceitos e barreiras para ficarem juntos.

    Assistir Fragrant Flower foi uma experiência que me surpreendeu, porque, depois de muito tempo, surgiu um anime romance adolescente para me cativar pela intensidade da emoção dos protagonistas, como é o caso desse shoujo, que diria ser uma das melhores produções lançadas no ano passado.

    Os aspectos técnicos são excelentes, proporcionando visuais e cenas muito bonitas, mas o que realmente me encantou foi a intensidade emocional que essa história consegue transmitir para a pessoa que vai assistir em um romance que não vai apenas explorar o casal principal e sua construção, como o desenvolvimento de ambos como indivíduos e suas respectivas realidades.

    Ambos os protagonistas vivem momentos muito distintos: com Rintarō em algo muito comum na adolescência, que é a ambivalência de lidar com as responsabilidades, sua autoestima e o que deseja para o futuro, sua relação com os amigos e, mesmo com uma aparência muito mais descolada, superar a timidez é uma questão; enquanto Waguri tem questões semelhantes, mas tem uma perspectiva mais otimista, mostra confiança, mesmo com o medo da incerteza do que virá do outro lado. E essa relação cresce de forma muito emocionante ao longo dos 13 episódios dessa temporada.

    Esse florescer não se limita apenas a centralizar todo o desenvolvimento emocional apenas no casal principal, dando espaço para que outros personagens, como Subaru Hoshina, a melhor amiga de Waguri, Saku Natsusawa, um dos amigos de Rintarō, e o grupo como um todo, sejam relevantes para a construção da história em sua totalidade.

    A relação entre a imagem proporcionada pelo status com a realidade impactante de conhecer a pessoa de fato é um ponto que me agrada, porque mostra esses adolescentes tendo pensamentos, pré-julgamentos e até acontecendo uma hierarquização entre as escolas que estudam; e, ao longo da narrativa, ver cada uma dessas barreiras caírem ao perceberem os pontos em comum, tornando essas subjetividades muito mais próximas, construindo assim uma relação muito mais afetuosa.

    Isso não irá acontecer apenas na relação entre os personagens, como também a sua relação como espectador na experiência narrativa, porque em diversos momentos temos impressões diferentes sobre eles e o que cada um pode futuramente se encaixar no desenrolar dos acontecimentos da história, tendo a surpresa de encontrarmos alguma coisa além em cada um deles.

    Além dessa camada interessante, é muito divertido ver os encontros e desencontros, as situações engraçadas, os momentos mais emocionantes e como, inconscientemente, Waguri e o Rintarō estão sempre se declarando um para o outro através dos gestos, afeto e o cuidado, mostrando como o não verbal é uma forma de demonstrar amor tão bonita.

    Essa primeira temporada encerra de uma forma muito emocionante, sendo um brinde a construção narrativa que foi tão bem desenvolvida ao longo dos episódios e garantindo um coração aquecido para terminar a temporada com chave de ouro.

    The Fragrant Flower Blooms With Dignity é um anime que vai abraçar o seu coração pelo excelente desenvolvimento dos personagens, as situações que fazem um romance ser um gênero divertido e um trabalho técnico que vai agradar muito seus espectadores.

    Nossa nota

    Confira o trailer do anime:

    Acompanhe as lives do Feededigno no Youtube.

    Estamos na Youtube transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA | ‘Frieren e a Jornada para o Além’ nos leva para um caminho muito diferente em um anime de fantasia

    Frieren foi um sucesso e merece ser assistido por fãs de animes, ou por quem não sabe por onde começar a assistir.

    Tower of God: Conheça os 3 momentos mais marcantes do anime até agora

    Após um hiato de quatro anos, Tower of God voltou com tudo no meio deste ano para sua segunda temporada, disponível na Crunchyroll.

    Dia dos Pais: Conheça os 10 melhores pais adotivos dos animes

    Existe um ditado que diz que família não se escolhe, mas isso não se aplica a todas as famílias. Veja os melhores pais adotivos dos animes.

    6 motivos para usar uma VPN ao assistir animes

    Uma VPN criptografa sua conexão à internet e redireciona seu tráfego através de um servidor em outro local, mascarando seu endereço IP real.