Assassin’s Creed Shadows foi lançado oficialmente em 20 de março de 2025 para PC, Xbox Series e para PS5; porém, com o lançamento do Nintendo Switch 2 em 5 de junho de 2025, o novo híbrido da Nintendo recebeu o jogo mais tarde.
Sendo assim, o game chegou no dia 02 de dezembro de 2025 para o Nintendo Switch 2. E foi uma surpresa receber um jogo desse escopo para um híbrido de console de mesa e portátil, sendo desafiador achar um equilíbrio entre desempenho e gráficos para o jogo rodar em modo TV e ainda mais no modo portátil.
Lembrando que o Nintendo Switch 2 roda o jogo diretamente no console, não é como o PS Portal, que é um portátil que faz streaming do jogo rodando no PS5 (em qualquer uma das versões) para a tela do Portal, então o desafio é maior.
E além disso, o interessante é que se estabeleceu uma parceria entre a Nintendo e a Ubisoft na busca de aprimorar o VRR e a fluidez dos jogos no Switch 2; isso é algo muito bem-vindo e de extrema relevância. O Switch 2 é um console relativamente novo e a busca por otimizar jogos na plataforma é algo necessário.
Explicando por cima, o VRR (Taxa de Atualização Variável) é um algoritmo que consegue manter a tecnologia ativa mesmo com a taxa de quadros fixa em 30 FPS no jogo e essa tecnologia está presente no Switch 2. Então, já que estamos pagando por esse recurso ao adquirirmos um console como esse, é de extremo interesse da comunidade que essa tecnologia esteja “redondinha”, e buscando atingir a meta de taxa de atualização de 60Hz, tornando os jogos visualmente mais fluidos, principalmente jogos mais pesados como Assassin’s Creed Shadows, Star Wars Outlaws e outros.
Agradecemos à Ubisoft Brasil pelo envio de uma chave para podermos testar esse jogaço no Switch 2.
Sobre o Jogo

Em nossa crítica sobre o game, lá em março de 2025, citamos que o jogo é uma jornada multifacetada, digna do cinema japonês, cheio de conteúdo e que pode ser aproveitado do jeito que você preferir.
Naoe é uma Ninja e Yasuke um Samurai; você controlará ambos nas suas narrativas, mas poderá escolher entre eles em muitas das missões disponíveis. Então, se você prefere a furtividade e o estilo mais clássico da franquia, a Naoe é a escolha certa, mas se você quer ser um brutamontes que chega com pé na porta, então o Yasuke é sua melhor escolha. E sim, literalmente Yasuke irá quebrar as portas fechadas ao correr na direção delas e entrar de maneira triunfal nas batalhas, assustando qualquer um ali, acreditando que está pronto para enfrentar o que quer que adentre o território ao qual pertence.
Então, para não ser redundante e analisar o jogo em si, vale a pena você conferir nossa crítica completa passando por todos os aspectos do jogo, pois aqui nesse texto focaremos na versão de Nintendo Switch 2.
Antes e Depois da Atualização mais Importante

No lançamento do jogo, precisamos trazer péssimas notícias, já que não foi um lançamento bom; muitas pessoas relataram diversos problemas de desempenho e, pior, o jogo fechava abruptamente diversas vezes, afetando a imersão dos jogadores.
A Ubisoft ouviu a comunidade e rapidamente entendeu o que estava acontecendo. E informou que trariam atualizações; sendo assim, algumas delas já aconteceram pouco tempo após o lançamento.
Quando comecei a jogar, um tempo depois do lançamento, o jogo fechou após 20 minutos de gameplay, e foi bem estranho, mas após atualizá-lo, esse problema não ocorreu de novo. E também o FPS ficou muito mais estável, caindo menos vezes. Porém, às vezes ainda acontece.
Então hoje, o desempenho é bem agradável e se você ainda não teve a oportunidade de jogar esse jogo, e principalmente se você se mantém apenas nas plataformas da Nintendo, tendo feito o upgrade do Switch para o Switch 2, então esse é um jogo interessante de se ter na biblioteca.
O jogo está bonito?

Sim, o jogo é visualmente bonito no Nintendo Switch 2, mas sacrifícios foram feitos por aqui. Estamos falando de um console que tem a proposta de rodar jogos na TV como nos outros, mas que pode rodar jogos de forma portátil e de forma simples: você apenas tira da Dock e continua da tela do console, sem interrupções, sem loadings e sem ter que reabrir o jogo novamente para iniciar a jogatina portátil.
Então os gráficos são mais baixos comparados aos seus concorrentes e o Ray Tracing foi retirado, já que essa é uma tecnologia bem exigente e que precisaria de mais hardware para suportá-la de forma fluida.
Logo, não temos detalhamentos nos reflexos e sombras, mas podemos jogar Assassin’s Creed Shadows em qualquer lugar de forma portátil, isso sem precisar obrigatoriamente da conexão de internet para manter o jogo rodando em streaming como no PS Portal e sem precisar comprar um acessório com tela à parte junto com o console base, como é o caso da Sony, que torna o valor mais elevado ao somar com o console base (Playstation 5 de qualquer versão) e acessório portátil (PS Portal).
Duração a Bateria

Bom, falando tanto aí no foco que é ter portabilidade em primeiro lugar em vez de gráficos mais absurdos, também temos que falar sobre bateria, afinal, sem ela acaba toda a brincadeira.
Assassin’s Creed Shadows no Nintendo Switch 2, nos meus testes com o nível de brilho em 50%, durou por volta de uma hora e cinquenta minutos até duas horas e quinze minutos jogando de forma portátil, similar ao que é entregue nos jogos Star Wars Outlaws e Cyberpunk 2077, outros dois títulos desafiadores para o console.
No final do dia, vale a pena o preço?

No preço cheio o jogo sai por R$299,99 na eShop brasileira e o jogo consome 63.8GB de espaço; sendo assim, recomendo separar um cantinho para instalar ele. Em preço cheio pode ser complicado de investir; se você é um fã da saga Assassin’s Creed, já jogou outros e mal podia esperar por esse, só vai: o jogo é incrível, divertido e recheado de conteúdo.
Vale destacar que tem legendas e dublagem em PT-BR; a dublagem é baixada gratuitamente na eShop, é só pesquisar por ela e baixar.
Agora, se você não é tão fã e nunca jogou um Assassin’s Creed antes, mas gostaria de viver uma aventura com ninjas e samurais no Japão, aí pode ser interessante deixá-lo na wishlist para adquirir numa promoção. Já que jogos da franquia entram em promoção eventualmente, seria interessante se soltassem uma demo do jogo, igual o Star Wars Outlaws atualmente tem demo para você testar no Switch 2 antes da compra.
E sobre sua compra de forma física? Tem pontos a serem levados antes de clicar em comprar. Primeiramente, o jogo não estará no cartucho, já que é no estilo Game Key Card; você receberá um cartucho dentro da capa do jogo, que ao ser inserido no console, começa a baixar o jogo e valida ele para você jogar com a chave que está nesse cartucho, possibilitando a revenda no mercado de usados no futuro, mas que ainda vai consumir espaço do jogo no console.

O interessante é que dessa forma você pode adquirir em alguma loja oficial de confiança sua com cupom de desconto ou com cashback que você possua, tornando ele mais acessível no seu valor, mas que ainda sim, pode entrar em R$220 ~ 290; aí vai de você o que é mais interessante para o seu uso. Gostaria de ter o jogo na sua conta? Gostaria de revender depois? Conseguiu um desconto significativo no físico ou no digital numa época boa de promoções? Escolhendo o mais interessante para você, é só jogar e jogar, pois tem horas e horas de jogatina pela frente.
Apesar dos sacrifícios técnicos como gráficos mais baixos, possíveis quedas de FPS e fechamentos abruptos que hoje estão muito melhores que no lançamento, é incrível essa adaptação e esse esforço do time para fazer Assassin’s Creed Shadows rodar na palma da sua mão em qualquer lugar na telinha do Switch 2.
Então eu recomendo que você jogue esse game se você concorda e se identifica com tudo que foi dito aqui.
3,5 / 5,0
Confira o trailer do game:

Acompanhe as lives do Feededigno no Youtube.
Estamos na Youtube transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

