Início ANIMES CRÍTICA | ‘Frieren e a Jornada para o Além’ nos leva para...

CRÍTICA | ‘Frieren e a Jornada para o Além’ nos leva para um caminho muito diferente em um anime de fantasia

0
Frieren

Frieren‘ é um anime que foi uma das grandes sensações de 2024. Recentemente, o anime chegou ao catálogo do serviço de streaming Netflix. Aí, decidi dar uma chance para esta produção que conseguiu atrair muito a minha atenção, mediante ao tamanho pessimismo que vinha me acometendo quando se tratava do cenário atual de animes que produz muitas adaptações, porém nenhuma me despertasse o desejo de falar sobre.

O seu nome original é Sōsō no Frieren, traduzido para a distribuição nacional como ‘Frieren e a Jornada Para o Além‘ contendo 28 episódios, com linguagem original do idioma japonês e a uma versão dublada para o nosso.

O mangá que adapta este anime ainda não foi finalizado, significando que estes 28 episódios abrangem apenas os primeiros arcos da história, o que particularmente me empolga por ser uma história muito encantadora com o seu retorno programado com novos capítulos em 2026.

E por qual razão Frieren me encantou tanto?

Esta é uma resposta que acaba transitando entre algo que parece muito simples, mas ao mesmo tempo, complexo. Primeiro, porque ultimamente o que anda chamando atenção em um anime parece ser a ideia limitante dele precisar ter sua atenção mais focada na ação envolvida ou se o personagem central está ganhando um novo poder para se tornar a figura indestrutível neste universo. Frieren segue o caminho completamente oposto disso.

Não que apesar de já ter passado das três décadas de vida de vez em quando não queira ver em tela, mas um anime não pode chamar apenas sobre isso. Afinal eu cresci em uma geração que exibia produções como Os Cavaleiros do Zodíaco, que ao mesmo tempo de ter uma luta interessante existia uma batalha de ideias, visões de mundo que enriqueciam a experiência e reencontrei isso em Frieren e a Jornada para o Além.

A sua história se passa depois da maior aventura deste universo quando os quatro grandes heróis, entre eles a protagonista, venceram o Rei Demônio e a paz começa surgir. Neste tempo a maga élfica e imortal Frieren, observa seus amigos envelhecerem, partirem e mesmo depois de uma década de jornada juntos percebeu que não conhecia o suficiente Himmel, o líder do grupo decidindo partir em uma jornada para um local que permite entrar em contato com sua alma para fazer isso.

Neste, foi o ponto que a premissa me pegou de forma tão arrebatadora, porque, essencialmente, não é sobre uma grande jornada, mas o que acontece depois, utilizando a imortalidade de Frieren e essa passagem de tempo — que, humanamente, é impossível compreendermos — como um pano de fundo para refletirmos sobre temas como o luto, a construção de relações de forma mais direta, e indo para algo mais amplo quando pensamos sobre a importância que damos para aqueles que nos acompanham nesta jornada árdua, com momentos bons e ruins, chamada existência.

Essa obra aborda tudo isso de forma muito sútil através de sua protagonista carismática, que mesmo tendo uma vivência milenar ainda se mostra aprendendo sobre si e a forma que expressa seus sentimentos.

Sendo isto mostrado através da sua relação com dois novos companheiros de viagem, Fern sua aprendiz de maga e Stark um cavaleiro que encontra no medo a motivação para enfrentar o que está à sua frente.

Mesmo que tenha toda essa ideia contemplativa, Frieren e a Jornada para O Além ainda tem ação ao longo dos seus episódios, com muita magia e todos os elementos que são importantes de uma história de fantasia.

Porém, a sua grande virtude como obra não é sobre o próximo poder que a sua figura central vai adquirir. Inclusive, isso fica muito claro quando conhecemos sua magia favorita ou quando a vemos empolgada falando a respeito de encontrar uma magia que limpa as suas roupas instantaneamente.

A conclusão desta primeira temporada fica em aberto para a próxima etapa da jornada que, segundo Frieren, terá a duração de dez anos o que me deixou com boas expectativas sobre o que virá a seguir justificando o sucesso do seu lançamento e passando a acreditar que será uma das grandes obras deste período.

5,0 / 5,0

Acompanhe as lives do Feededigno no Youtube.

Estamos na Youtube transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Sair da versão mobile