X-Men ’97 foi criada para ser uma continuação de X-Men: The Animated Series (1992-1997), a nova animação do Disney+ acompanha os desafios enfrentados pelos X-Men após a perda de seu líder, o professor Charles Xavier.
No episódio 7, “Olhos Brilhantes”, Bastion foi introduzido na trama como a mente por trás de tudo que vinha sendo feito por Bolívar Task e Senhor Sinistro na tentativa de erradicar os mutantes da Terra.
Sua primeira aparição foi na HQ X-Men #52, publicada em maio de 1996.
ORIGEM
Bastion é um Super-Sentinela, um amálgama do Molde Mestre e Nimrod. A fusão aconteceu quando Nimrod encontrou um módulo do corpo do Molde Mestre. Após ser forçado utilizar o artefato Siege Perilous, um portal pandimensional que oferece vida nova àqueles que passam por ele, foi criado o ser simbiótico heterogêneo que se tornaria Bastion, sem memória de sua história.
Bastion foi capaz de viver entre humanos e tomou conhecimento da presença mutante, que sem o seu conhecimento, reativou suas diretivas de exterminação de mutantes. De alguma forma ele conseguiu se infiltrar no governo americano e obter acesso ao Projeto: Wideawake, uma comissão governamental criada para analisar e gerenciar a “ameaça mutante” e suas tecnologias neutralizadoras de mutantes. Após os eventos da Saga Onslaught e o assassinato de Graydon Creed, Bastion conquistou apoio político e público suficiente para iniciar a guerra secreta global contra os mutantes conhecida como Operação: Tolerância Zero.
Ele foi criado por sua mãe adotiva, Rose Gilberti, como seu filho humano. Mas é retratado que Bastion foi realmente cruel com ela, aterrorizando-a.
PODERES E HABILIDADES
Originalmente, Bastion era um amálgama místico de dois Sentinelas hiperpoderosos: Molde Mestre e Nimrod. Como tal, ele tinha uma variedade de habilidades projetadas para localizar, caçar, negar, capturar e destruir “ameaças mutantes”. Ele foi capaz de detectar todos os mutantes (dentro de um alcance aproximado de 32 km), tinha força aprimorada, voava com botas a jato e podia disparar rajadas concussivas ou desintegrativas de suas mãos e peito.
Sua programação originada do Molde Mestre dá a ele controle completo sobre todo e qualquer Sentinela e uma visão única de suas habilidades de produção de Sentinela, sendo capaz de criar Sentinelas Prime; humanos equipados com melhorias nanorobóticas. Ele também foi capaz de interagir com qualquer sistema de computador dentro de seu alcance não revelado, acessando seus dados e controlando sua programação.
Já sua programação originada de Nimrod deu-lhe um grau de inteligência mais elevado do que a maioria dos Sentinelas; Ele foi capaz de avaliar os níveis de ameaça dos mutantes e implementar contra-medidas quando atacado. Ele foi capaz de se auto-reparar da maioria dos ataques físicos e era imune a todos os ataques psíquicos.
OPERAÇÃO: TOLERÂNCIA ZERO
O objetivo da Operação: Tolerância Zero era capturar e eliminar todos os mutantes. Para tanto, Bastion criou Sentinelas Prime, implantando nanotecnologia em humanos. Esta nova geração de Sentinela cibernética foi a primeira desse tipo e incrivelmente eficaz.
Graças à sua aparência humana, eles foram capazes de servir como agentes adormecidos e atacar os X-Men. Bastion conseguiu assumir o controle da Mansão-X; capturando alguns dos X-Men, aprendendo informações valiosas sobre mutantes e despojando sua casa de suas tecnologias. Seu plano original era recuperar e usar os Protocolos Xavier, com esses dados ele poderia procurar e destruir todos os mutantes da Terra, no entanto, Cable foi capaz de detê-lo e destruir uma grande parte das informações confidenciais. Porém com Xavier capturado, Bastion tentou enganá-lo e obter acesso às informações reais por trás dos protocolos. Assim que a origem dos Sentinelas Prime se tornou conhecida, o apoio internacional à Operação: Tolerância Zero foi retirado e o governo dos EUA declarou um mandado de prisão para Bastion, impulsionado pelas condenações do Senador Kelly.
MORTE
Bastion foi destruído por Hope Summers durante o arco da história da Segunda Vinda. Devido ao nobre sacrifício de Cable, a esfera que transportava Nimrods do futuro foi fechada e o plano de Bastion falhou. Em um ato final, o que ele acreditava ser um propósito, ele avançou contra os X-Men sobreviventes. Enquanto seus subordinados atacavam os mutantes ao redor, o próprio Bastion mirou em Hope, que ele também acreditava ser a causa do fim do mundo. Hope, enfurecida com a morte de Cable, liberou uma parte da Força Fênix que aumentou suas já aparentes habilidades mutantes de ‘imitação’.
A personalidade de Bastion tornou-se ameaçadora durante este encontro, afirmando que “Estava além de sua capacidade de odiá-la, além de sua capacidade de gostar de matá-la, mas agora estava além de sua capacidade e gostaria de assassiná-la”. Hope então liberou toda a extensão de seu aumento da Força Fênix e desintegrou toda a forma de Bastion em uma supernova ofuscante.
OUTRAS MÍDIAS
Além da atual versão apresentada na animação X-Men ’97, podemos ver Bastion nos games:
- X-Men Next Dimension e
- X-Men Legends II: Rise of Apocalypse.
LEIA TAMBÉM:
Marvel Comics: Conheça alguns personagens da editora
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!