Início QUADRINHOS Artigo Bucky Barnes: Conheça o Soldado Invernal

Bucky Barnes: Conheça o Soldado Invernal

Conheça Bucky Barnes, o Soldado Invernal

James Buchanan “Bucky” Barnes, ou como é mais conhecido: Soldado Invernal, é um herói da Marvel Comics criado por Joe Simon e Jack Kirby.

Sua primeira aparição como Bucky Barnes foi na HQ Captain America Comics #1 em março de 1941 e mais tarde Ed Brubaker finalmente trouxe Bucky de volta à vida quando o restaurou em outro retcon, desta vez mostrando como ele se tornou o Soldado Invernal em Captain America – Vol. 5 #1 em janeiro de 2005.

ORIGEM E EQUIPES

James Barnes nasceu em Shelbyville, Indiana em 1925. O pai era um soldado responsável pelos treinamentos no campo de Leigh. Em certo momento, seu pai morre no mesmo campo e sua mãe fica sem condições financeiras para sustentar o filho. Motivados pela solidariedade, os soldados “adotam” Bucky e lhe ensinam tudo sobre armas e lutas.

Foi nesse mesmo campo de treinamento que Bucky Barnes conheceu Steve Rogers, na mesma época em que o Capitão América começou a ser visto na região.

Inesperadamente BuckySteve usando o traje do Capitão América e descobre que ele é o tal herói. Para manter segredo, Bucky Barnes pediu para ser o companheiro do herói. Juntos, Capitão América e Bucky Barnes lutaram contra os nazistas até o fim da guerra.

Mais tarde os dois se juntaram ao Esquadrão Vitorioso, que nos anos 70 daria origem a um grupo chamado de Os Invasores. Bucky também foi o líder dos Jovens Aliados e foi quem organizou o grupo A Legião da Liberdade, entre a formação dos Invasores e o do pós-guerra Esquadrão Vitorioso. 

No final da Segunda Guerra Mundial, Capitão América e Bucky Barnes tentam deter o roubo de um avião experimental pelo Barão Zemo. Porém, Zemo havia preparado uma armadilha, colocando explosivos no avião. A aeronave explode, lançando o Capitão América nas águas geladas do oceano. O corpo de Steve Rogers se mantém preservado em animação suspensa num bloco de gelo e depois de décadas ele é resgatado pelos Vingadores

As forças americanas não encontraram o corpo de Bucky, presumindo que o mesmo estivesse morto. Descrito como caso encerrado para o exército americano, um general russo chamado Vasily Karpov o encontra e o traz de volta a vida. Ao acordar, Bucky Barnes não se lembrou de sua identidade, dando uma oportunidade para Karpov reprogramar sua mente e transformá-lo em um assassino conhecido por Soldado Invernal.

Ele foi enviado por todo o globo, cometendo assassinatos políticos com enormes efeitos sobre a Guerra Fria.

Após os acontecimentos da Guerra Fria, Bucky demostrou certa instabilidade mental e o mesmo foi mantido em imobilismo entre missões para impedir que se rebelasse por completo.

No século XXI, tendo envelhecido apenas 5 anos desde seu acidente, devido ao longo tempo em animação suspensa, o Soldado Invernal dessa vez foi controlado pelo russo Aleksander Lukin (um menino adotado por Karpov durante uma batalha da Segunda Guerra Mundial), dono da Corporação Kronas e que depois foi dominado pelo Caveira Vermelha através do Cubo Cósmico.

PODERES E HABILIDADES

Bucky também perdeu o braço esquerdo onde foi implantado um braço biônico, que lhe deu força sobre-humana e reflexos que superam de longe os de um artista marcial, também pode disparar descargas elétricas, granadas e outros tipos de explosivos.

Por ter um alto treinamento, Bucky quase nunca falha em suas missões, pois passa quase que despercebido por qualquer pessoa.

Também é um dos assassinos mais letais do Universo Marvel e é capaz de utilizar qualquer tipo de arma de fogo.

CURIOSIDADES

Após a aparente morte de Steve Rogers, o Capitão América original, Bucky Barnes foi escolhido pelo Homem de Ferro (quando este era líder da S.H.I.E.L.D.) para ser o novo herói americano.

Sua parceira nas missões e aventuras passaria a ser Natasha Romanoff, a Viúva Negra original. Ele, além do escudo do Capitão América, usaria uma pistola e uma faca de combate, além de aproveitar o implante cibernético no braço esquerdo, para ter mais força para segurar o escudo.

Outro fato interessante é que por um breve período Rick Jones usou o uniforme de Bucky e tentou ser parceiro do Capitão América, mas Steve Rogers, ainda chocado com a morte do antigo amigo, recusou a parceria.

OUTRAS MÍDIAS

 

Bucky já apareceu em vários desenhos da Marvel como: Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra e Vingadores Unidos. Ele também aparece em flashbacks do Capitão América no desenho Os Super Heróis Marvel.

No Universo Cinematográfico Marvel, Bucky Barnes é interpretado pelo ator Sebastian Stan e teve a sua primeira aparição no filme Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e mais tarde teve um papel maior como Soldado Invernal no filme Capitão América e o Soldado Invernal (2014). 

Após os acontecimentos de Vingadores Ultimato, Bucky retornará na série criada pela Marvel Studios para o Disney+: O Falcão e o Soldado Invernal, que mostra uma parceria entre Bucky e Falcão (Anthony Mackie). 

LEIA TAMBÉM:

Conheça Sam Wilson, o Falcão

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorLittle Nightmares: Game está de graça na Steam até 17 de janeiro
Próximo artigoGenshin Impact: Como encontrar as Caixas do Sacerdote, do Escriba e da Princesa
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.