Conheça Samuel Sterns, o Líder

    Samuel Sterns, mais conhecido como Líder, é um super vilão da Marvel Comics que chama bastante atenção por ter uma cabeça enorme e desproporcional (o porquê disso vocês vão saber mais a frente!).

    Criado por ninguém menos que o grandioso Stan Lee e o talentoso Steve Ditko, a primeira aparição do personagem foi na HQ Tales to Astonish #62, publicada em dezembro de 1964.

    ORIGEM

    Desprezado pela própria família após abandonar a escola, Samuel Sterns era considerado um jovem que tinha um raciocínio lento e era sempre comparado ao seu irmão mais velho, que era mais inteligente e bem-sucedido que ele. 

    Chegando a fase adulta, Sterns conseguiu um emprego em uma fábrica de pesquisa química, onde trabalhava no turno da noite. Em uma noite normal de trabalho, Samuel estava movendo latas de lixo químico quando um dos recipientes se abriu, banhando-o em radiação gama. Esperava-se que o mesmo morreria após receber essa dose letal de radiação, mas ele desenvolveu efeitos colaterais que o beneficiaram.

    Samuel Sterns descobriu que seu intelecto havia aumentado mil vezes e ele retinha informações com a precisão de um computador. Começou a ler vorazmente, acumulando o máximo de conhecimento que podia. Em pouco tempo, no entanto, seu corpo irradiado com raios gama continuou a sofrer mutações. Sua pele ficou permanentemente verde e seu crânio aumentou de tamanho.

    Após abandonar seu nome humano, Sterns passou se autointitulou de o Líder e o que mais lhe chamou atenção em tudo isso que aconteceu foi outra mutação verde causada por radiação gama que sempre cruzava seu caminho: o Hulk.

    Como o Líder, ele se tornou um dos vilões mais mortais do Hulk? escolhendo manipular os outros para lutar por ele em vez de confrontar o próprio Gigante Esmeralda ou jogar seus humanoides artificiais nele.

    PODERES E HABILIDADES

    O Líder tem um nível de inteligência quase ilimitado, ele pode pensar acima e além do espectro humano normal de pensamento, ele é capaz de prever possibilidades e resultados com extrema precisão que lhe aproximam das habilidades de precognição ou percepção extra-sensorial. Também tem uma memória perfeita com a capacidade de recordar qualquer evento após seu acidente radioativo.

    Samuel Sterns também demonstrou a capacidade de controlar mentes com seus poderes psiônicos, com isso ele pode dominar a mente de humanos e transformá-los em fantoches. Com sua inteligência e compreensão aumentadas, o Líder criou também uma série de armas que estão muito além das existentes na Terra. Essas armas avançadas o ajudaram em seus planos nefastos de dominação.

    EQUIPES

    Durante um período de grande pressão pessoal para Bruce Banner e o Hulk, que começaram a fundir suas personalidades, ficou claro que a Home Base, uma organização secreta que perseguia implacavelmente o Hulk para obter seu material genético, era secretamente comandada pelo Líder.

    No final, depois que todos os seus outros planos falharam, o Líder finalmente conseguiu controlar a mente do Hulk e o guiou para sua base secreta, com a intenção de tomar seu corpo indestrutível para si. Devido à intervenção de Nadia Blonsky, Betty Ross, Dr. Samson e Homem de Ferro, o plano falhou e o Líder aparentemente morreu.

    Mais tarde foi revelado que o Líder fazia parte uma organização chamada Inteligência que contava os outros super vilões como M.O.D.O.K., Hulk Vermelho e Doutor Destino que foi o responsável por dissolver a equipe.

    Quando o General Ross fundou os Thunderbolts Vermelhos, o mesmo deu um tratamento de gama vermelha para Sterns no intuito de devolver seus poderes a ele, a fim de usá-lo como seu agente; a equipe contava também com Justiceiro, Deadpool, Elektra, Motoqueiro Fantasma, Venom e Dr. Octopus.

    CURIOSIDADE

    Ao receber uma mensagem do futuro, o Líder ficou sabendo que a entidade “Aquele Abaixo de Todos” assumiria o controle do corpo do Hulk e se tornaria o último ser conhecido no multiverso, destruindo todo o resto. A intenção da mensagem era pará-lo, mas Samuel Sterns com sua imensa ganância decidiu garantir que isso acontecesse.

    Para manipular o Hulk, Sterns absorveu a alma de Brian Banner no Lugar Abaixo, assumiu o controle do cadáver de Rick Jones e matou Dr. Samson. Quando o alienígena Xemnu atacou psiquicamente o Hulk, o Líder foi capaz de usar o dano causado à sua psique para prender o Hulk Demoníaco (que atualmente estava no controle do corpo do Hulk) e também Banner no Lugar Abaixo.

    OUTRAS MÍDIAS

    GAMES

    Nos jogos de videogame é possível ver o Líder em vários games do Hulk como:

    • O Incrível Hulk;
    • Hulk;
    • O Incrível Hulk.
    • Marvel Avengers Alliance;
    • LEGO Marvel Super Heroes.

    TV

    O Líder também está em vários desenhos animados, mas suas aparições mais importantes são em:

    • Hulk e os agentes da SMASH;
    • Ultimate Homem Aranha;
    • Os Vingadores Unidos;
    • M.O.D.O.K..

    CINEMA

    O personagem já foi interpretado pelo ator Tim Blake Nelson em O Incrível Hulk (2008), segundo longa do Universo Cinematográfico Marvel, porém ele aparece apenas como o Doutor Samuel Sterns e vemos apenas um vislumbre de sua mutação após uma nova apresentação de seu acidente.

    Há especulações de que Tim Blake Nelson irá retornar ao seu papel na série da Mulher-Hulk, que está sendo exibida no Disney+ e que também será o principal vilão no futuro filme Capitão América: Nova Ordem Mundial, que está previsto para 2024.


    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Elektra: 10 curiosidades sobre a personagem nos quadrinhos

    Desde a estreia nas HQs da Marvel, Elektra tem sido uma das personagens mais intrigantes e complexas do universo dos super-heróis.

    Tekken 8: Confira as principais novidades do novo lançamento da franquia

    Tekken 8. A franquia de luta da Bandai Namco está completando 30 anos e sua nova entrada apenas mostra que não poderia estar em melhor forma.

    Avatar: O Último Mestre do Ar | 17 curiosidades sobre a série sensação do momento na Netflix

    Após alguns dias após sua estreia, Avatar: O Último Mestre do Ar está na lista das Top 10 produções mais assistidas da Netflix em 92 países.

    Ícones do Big Brother Brasil: Celebrando os vencedores excepcionais

    Enquanto esperamos para saber quem será o novo vencedor do reality show, vamos relembrar os vencedores mais marcantes do Big Brother Brasil!