Início QUADRINHOS Artigo Gavião Negro: Conheça Carter Hall e as versões do herói da DC...

Gavião Negro: Conheça Carter Hall e as versões do herói da DC Comics

Gavião Negro: Conheça Carter Hall e as versões do herói da DC Comics

O Gavião Negro é um personagem bem conhecido da DC Comics e foi criado pelo escritor Gardner Fox e pelo artista Dennis Neville.

Sua primeira aparição foi na HQ Flash Comics #1 em 1940 e foi um dos primeiros personagens desse título.

ORIGEM

O Gavião Negro teve várias versões que serão descritas durante esse artigo, porém o mais conhecido é Carter Hall um arqueólogo que descobriu ser um reencarnação de um nobre príncipe do antigo Egito, o Príncipe Khufu.

Carter descobriu o seu passado de reencarnações ao tocar um cinturão que estava guardado na tumba do príncipe egípcio, o que despertou visões que revelaram sua origem.

Há muitos anos, uma espaçonave do planeta Thanagar caiu na Terra e foi encontrada por Quéops e sua amada, Princesa Chay-Ara. Acreditando ser um presente dos deuses, Quéops e Chay-Ara usaram o metal que revestia a nave, chamado por eles de “Metal Enésimo”, para forjar dois cinturões anti-gravitacionais, uma adaga e uma manopla. Pouco depois, eles foram mortos por um feiticeiro chamado Hath-Set, com a própria adaga.

No leito de morte, eles juraram que iriam se encontrar e se apaixonar em todas as suas reencarnações, enquanto Hath-Set, que foi sentenciado à morte por seus crimes, culpou o casal por seu destino e jurou que iria destruí-los em todas as suas outras vidas.

O Metal Enésimo cumpriu ambas as promessas e o três reencarnaram diversas vezes até chegar à época de Carter.
Ao saber de seu passado, Carter Hall tomou posse do cinturão, criou um par de asas artificiais para ajudá-lo a estabilizar o voo e reuniu um arsenal de armas medievais que ele usou para combater o crime em Midway City como o Gavião Negro, aceitando um emprego como curador do museu local para ocultar suas atividades.

Foi no museu que ele conheceu a secretária Shiera Sanders, que ele reconheceu como a reencarnação de Chay-Ara. Os dois se apaixonaram e ele encontrou o cinturão dela, criando para ela um par de asas artificiais como as suas. E foi assim que Shiera então tornou-se a Mulher-Gavião.

PODERES E HABILIDADES

Durante a Era de Ouro dos Quadrinhos foi relatado que Carter tinha o poder de falar e entender a língua dos pássaros. Ele também tem uma ótima visão, sendo capaz de enxergar coisas que estão distantes assim como um verdadeiro gavião e possui um cinturão feito de Metal Enésimo que diminui o peso do usuário e objetos que ele segura, e confere grande resistência.

As asas criadas por ele, quando em conjunto com o cinto, dão a habilidade de voar e garantem proteção extra. O Gavião Negro possui e é mestre em um arsenal de armas medievais como espadas, lanças, escudos e maças, sendo a última sua arma favorita.

Toda essa habilidade com armas medievais se dá a suas muitas reencarnações.

EQUIPES

Após um tempo combatendo o crime em Midway City, Carter Hall e Shiera entraram para a Sociedade da Justiça da América, que Carter liderou por muitos anos. Quando a equipe foi forçada a debandar pelo Senado Americano graças às manipulações de Vandal Savage, em 1951, Carter e Shiera se dedicaram a estudar o Metal Enésimo e descobriram que seu amigo Perry Carter era, na verdade, um espião thanagariano chamado Paran Katar, enviado à Terra para recuperar o Metal Enésimo.

Anos depois, o casal entrou para a Liga da Justiça e descobriram Feithera, uma cidade perdida na Indonésia, habitada por homens e mulheres com asas; eles acolheram o jovem feitherano Norda Cantrell como seu afilhado, que mais tarde se tornou super-herói Bóreas; e tiveram um filho chamado Hector, que, devido à maldição de Hath-Seth, nasceu sem alma e foi possuído por um espírito maligno, o Escaravelho de Prata, que o usou contra seus pais.

OUTRAS VERSÕES

FEL ANDAR

Diferentemente de Carter, Fel Andar não era um herói por grandes falhas ocorridas durante a Era de Prata dos Quadrinhos, o personagem era um espião thanagariano enviado à Terra para abrir caminho para uma invasão thanagariana ao planeta. Aqui, ele adotou a identidade de Carter Hall Jr., e afirmava ser filho de Carter e Shiera Hall, o Gavião Negro e a Mulher-Gavião originais, e se apaixonou por uma policial terráquea chamada Sharon Parker, que tornou-se a segunda Mulher-Gavião e com quem ele teve um filho, Charley Parker, que viria a se tornar o Águia Dourada.

Quando a invasão finalmente aconteceu, Fel foi forçado a matar Sharon, que havia descoberto a sua verdadeira identidade e retornou a Thanagar, onde foi sentenciado à prisão perpétua por falhar em sabotar as defesas da Terra. Ele foi morto pela tamaraniana Estrela Negra durante a Guerra Rann/Thanagar, enquanto tentava ajudar Carter Hall a salvar o planeta.

Vale ressaltar que ele tinha os mesmo poderes e habilidades que o Carter Hall, Gavião Negro “original”.

Por causa da lacuna entre a Crise das Infinitas Terras e Gavião Negro #1 (1990), não houve uma quebra clara dos contos da Idade da Prata e isso foi visto como insatisfatório e confuso. Essa confusão levaria a uma série de reinicializações nos anos seguintes.

KATAR HOL

Ainda na Idade da Prata, as mudanças chegaram ao personagem a pedido de Julius Schwartz, estreando na HQ The Brave and the Bold #34. O artista Joe Kubert também teve influência no personagem dessa época. Este Gavião Negro era bastante semelhante à versão da Idade de Ouro em sua aparência, poderes e metodologia. Sua origem foi mudada e sua nova identidade era Katar Hol.

Katar era filho de Paran Katar, um espião thanagariano que foi enviado à Terra para recuperar o Metal Enésimo que havia caído no Egito muitos anos antes e assumiu a identidade de Perry Carter, amigo de Carter e Shiera Hall, o Gavião Negro e a Mulher-Gavião. Ele se apaixonou por uma índia Cherokee com quem teve um filho.

Katar Hol retornou ao seu planeta natal após reproduzir o Metal Enésimo, que foi usado para criar a Polícia Alada do planeta. Tanto Paran quanto Katar entraram para a Polícia Alada.

CURIOSIDADES

O filho do Gavião Negro, Charley Parker, após a morte de sua mãe e a prisão de seu pai, Fel Andar, viveu em vários lares adotivos até completar 16 anos, quando tornou-se traficante de drogas e ficou rico. Porém, ao chegar aos 18, ele foi demitido por seu provedor, pois não podia mais ser julgado como menor caso fosse capturado, e perdeu tudo.

Considerando suicídio, ele foi encontrado por Carter Hall, o primeiro Gavião Negro, que lhe deu um emprego no Museu de Midway City e, mais tarde, revelou sua verdadeira identidade ao jovem e lhe deu uma armadura thanagariana encontrada por Adam Strange, com a qual Parker tornou-se o Águia Dourada e entrou para os Novos Titãs.

OUTRAS MÍDIAS

GAMES

O Gavião Negro já foi citado no jogo Injustice e tem um papel recorrente em DC Universo Online. Apareceu como personagem jogável em Batman: The Brave and the Bold, de 2010, além de diversos jogos da franquia LEGO, como LEGO Batman 2: DC Super-Heroes (2012), LEGO Batman 3: Beyond Gotham (2014) e LEGO DC Super-Villains (2018).

ANIMAÇÕES

Em animações o personagem já participou de Superamigos, onde era chamado de “Homem-Águia” e em Liga da Justiça: Sem Limites. Na maioria de suas aparições, ele é visto como Katar Hol.

SÉRIES

Já Carter Hall teve sua versão live action em Smallville: As Aventuras do Superboy, onde foi interpretado pelo ator Michael Shanks. Hall aparece também no Arrowverse, na primeira temporada de Legends of Tomorrow, sendo vivido pelo ator Falk Hentschel.

CINEMA

Em breve o herói terá sua primeira versão live action para o cinema; o que está deixando muitas pessoas ansiosas e animadas para o que está por vir. O ator Aldis Hodge foi contratado para interpretar Carter Hall no filme do Adão Negro, que está previsto para ser lançado em julho de 2022.

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Artigo anteriorHouse of the Dragon: Conheça Vermithor, o Fúria de Bronze
Próximo artigoNoites Sombrias #37 | Os filmes de terror mais marcantes do Feededigno
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.