Início QUADRINHOS Artigo Homem-Aranha: Conheça Peter Parker, o Amigão da Vizinhança

Homem-Aranha: Conheça Peter Parker, o Amigão da Vizinhança

O Homem-Aranha de Peter Parker chegou para renovar as HQs que só mostravam heróis adultos e perfeitos sem problemas pessoais, criado por Stan Lee e Steve Ditko teve sua primeira aparição na HQ Amazing Fantasy #15 em agosto de 1962.

ORIGEM

Peter Benjamin Parker perdeu seus pais, Richard e Mary Parker, ainda jovem. Órfão, ele teve que viver com seus tios Ben e May, no Queens, Nova Iorque.

Estudos

Ao longo dos anos em que se tornou um adolescente, Parker cresceu e se tornou um prodígio em várias disciplinas escolares na Midtown High School e alcançando altas honras entre seus colegas de classe. No entanto, sua natureza reservada e entusiasmo pelo conhecimento frequentemente o tornavam alvo de intimidações, principalmente do astro do futebol Eugene “Flash” Thompson.

Peter Parker se forma no Ensino Médio e matricula-se na Empire State University com uma bolsa de estudos, é lá que ele conhece seu melhor amigo Harry Osborn e Gwen Stacy.

Poder e fama

Quando tinha 15 anos, durante uma exposição pública de ciências, da exposição pública da General Techtronics, Peter foi picado na mão por uma aranha radioativa, concedendo-lhe seus poderes.

Ao encontrar um anúncio oferecendo um prêmio em dinheiro por três minutos no ringue com Joseph “Crusher” Hogan, Peter Parker decidiu que essa seria uma boa maneira de testar seus poderes. E usando uma máscara para evitar a humilhação em caso de derrota, usou seus poderes e derrotou facilmente seu oponente.

O produtor de TV Maxwell Shiffman observou seu desempenho e o convenceu a ir à televisão com seu ‘ato’. Desenhando um traje completo e fabricando teia de aranha sintética e atiradores de teia, Peter estreou como Homem-Aranha para se tornar uma sensação imediata.

Grandes poderes, grandes responsabilidades

Após sua primeira aparição na TV, o estrelato subiu à cabeça de Peter em seu traje de Homem-Aranha e ele decidiu usar esses poderes para seu próprio ganho egoísta.

Certa vez ver um ladrão em fuga, deixou de impedi-lo alegando que não era sua responsabilidade; até que seu tio Ben foi morto nas mãos deste mesmo ladrão

A partir dessa percepção da gravidade dos eventos, ele aprendeu que “com grandes poderes, há grandes responsabilidades“, decidindo então seguir os conselhos recibos de seu tio ainda em vida e usar seus novos poderes como uma força para o bem como o Homem-Aranha.

De estrela de TV à freelancer

No dia a dia, Peter Parker enfrenta uma luta diária para ajudar a pagar o aluguel da casa em que mora com sua tia May.

Como Homem-Aranha, ele não foi capaz de continuar sua carreira como estrela de TV, por causa de John Jonah Jameson, dono do jornal Clarim Diário, que iniciou uma campanha difamatória contra o Cabeça de Teia.

Jameson fez declarações de que o Homem-Aranha era uma má influência para as crianças e um criminoso por fazer justiça com as próprias mãos, referindo-se à situação com o ladrão que assassinou tio Ben.

Com a percepção do público contra o Homem-Aranha, o empresário de Peter o deixou, impedindo-o de ganhar dinheiro, mesmo fantasiado. Com essa mudança forçada de eventos, Peter Parker procurou nos anúncios de emprego, apenas para ser rejeitado por todos os empregadores.

Tentando encontrar uma maneira de ganhar algum dinheiro, ele decidiu se juntar à equipe de super-heróis, o Quarteto Fantástico. O Homem-Aranha invadiu o Edifício Baxter, lutando contra o Reed Richards e companhia, como uma forma de mostrar seu poder, mas a equipe recusou a entrada de Peter Parker depois de explicar a ele que eles não eram pagos por suas ações e que eram uma família, não uma empresa. 

Peter finalmente encontrou uma maneira de ganhar dinheiro quando o Clarim Diário pediu fotos do criminoso alado conhecido como Abutre. O Homem-Aranha não apenas derrotou o vilão, mas também encontrou uma maneira de tirar fotos, o que fez com que J. J.  Jameson contratasse Peter Parker para obter fotos do Homem-Aranha, sob a condição de que o publicitário não perguntasse a Peter como ele tirou as fotos.

PODERES E HABILIDADES

Ao ser picado pela aranha radioativa, Peter Parker desenvolve os poderes de uma aranha como escalar paredes, equilíbrio perfeito, agilidade, força e um sexto sentido que ele chama de “Sentido Aranha”.

Além de suas habilidades adquiridas após a picada da aranha geneticamente modificada, Peter é dotado de grande inteligência e tem ampla experiência nas áreas de ciências aplicadas, química, física, biologia, engenharia, matemática e mecânica.

Com seus talentos, costura sua própria fantasia para ocultar sua identidade, e constrói muitos dispositivos que complementam seus poderes, principalmente os atiradores mecânicos. Este mecanismo ejeta uma teia avançada, liberando o fluido da correia fotorreceptora em uma variedade de configurações, incluindo uma única teia para se balançar ou uma rede para enganar\amarrar seus inimigos, teia líquida para apagar fogo e um globo simples para atirar ou cegar um oponente.

Ele também pode tecer a teia em diferentes formas como um escudo, uma proteção esférica, uma barreira hemisférica ou uma asa delta.

Outros equipamentos incluem rastreadores-aranha, um farol de luz que pode ser usado como uma lanterna ou projetar o “sinal-aranha” e uma câmera especialmente modificada para tirar fotos automaticamente.

EQUIPES E VILÕES

Peter já lutou ao lado de vários heróis como Homem de Ferro, Capitão América e Capitã Marvel. Fez parte de uma nova formação dos Vingadores liderada por Ronin (Clint Barton).

Além de ter que se preocupar com sua vida pessoal e seus problemas financeiros, Peter precisa ficar atento aos possíveis ataques de super-vilões.

Com a passagem de mais de 100 vilões pela vida do Homem-Aranha nas páginas das HQs da Marvel Comics, algo comum entre eles é que grande parte da origem dos vilões do Cabeça de Teia é baseada em acidentes científicos ou no mau uso da tecnologia científica, numa clara relação ao acidente científico que deu origem aos poderes do próprio Homem-Aranha, além dos animais.

Muitos desses vilões possuem nome ou uniforme que faz referência a algum animal; É o caso de Rino, Dr. Octopus, o Lagarto, o Escorpião, o Abutre e o Camaleão, apenas para citar alguns.

Nesta categoria também se encaixa Kraven, que apesar de não ter uma ligação com um animal específico, é especialista em caçá-los, inclusive aranhas.

RELACIONAMENTOS

Mary Jane Watson e o Homem-Aranha.
Mary Jane Watson e o Homem-Aranha.

Peter já teve muitas namoradas e entre elas temos Gwen Stacy; os dois se conheceram no primeiro ano na universidade. O relacionamento entre os dois parecia promissor, mas acabou abruptamente com a morte da garota pelas mãos do Duende Verde.

Durante algum tempo, Peter Parker namorou Betty Brant do Clarim Diário, embora Liz Allan tivesse uma queda por ele. Ao mesmo tempo, a tia May e sua vizinha, Anna Watson, estavam constantemente incentivando Peter a namorar a sobrinha de Anna, Mary Jane Watson.

A tia de Peter sempre tentava apresentar a garota a sobrinha de sua vizinha ao sobrinho, que sempre evitava a situação. Mas Peter Parker ficou maravilhado quando aceitou e descobriu que a garota em questão era uma ruiva lindíssima. Ao longo das HQs, Peter Parker e Mary Jane se casaram.

Homem-Aranha também já se relacionou com algumas vilãs, entre elas a ladra Felicia Hardy (Gata-Negra). Ela e Peter tiveram um romance por certo tempo, mas o Amigão da Vizinhança logo foi trocado pela adrenalina da vida criminosa.

Resumidamente, os interesses amorosos do Cabeça de Teia incluem além de Gwen StacyMary Jane e Felicia Hardy

Betty BrantCarlie CooperMichele GonzalesLiz AllanDebra Whitman, Cissy IronwoodSara BaileySilver Sablinova (Sabre de Prata), Natasha Romanoff (Viúva Negra), Carol Danvers (Capitã Marvel), Julia Carpenter (Mulher-Aranha, Arachne, Madame Web), Cindy Moon (Seda), Lian Tang e mais recentemente Bobbi Morse (Harpia).

No entanto, Mary Jane Watson foi a única mulher com quem se casou antes de Mephisto alterar a realidade.

OUTRAS MÍDIAS

Peter já apareceu em vários desenhos animados como O Espetacular Homem-Aranha (2008 e 2009) e Ultimate Homem-Aranha produzido pela Disney XD 2012.

Ele também aparece em vários jogos de videogame entre eles os mais famosos são The Amazing Spider Man, Homem-Aranha 2 para Playstation 2 e Marvel’s Spider-man para Playstation 4.

O Homem-Aranha estreou no cinema com uma trilogia dirigida por Sam Raimi e foi interpretado por Tobey Maguire. O primeiro filme da trilogia, Homem-Aranha, foi lançado em 3 de maio de 2002; Sua sequência, Homem-Aranha 2 foi lançado em 30 de junho de 2004 e Homem-Aranha 3, foi lançado em 4 de maio de 2007.

Mais tarde foi feita uma reinicialização, intitulada O Espetacular Homem-Aranha, lançado em 3 de julho de 2012; dirigida por Marc Webb e estrelado por Andrew Garfield como o novo Amigão da Vizinhança. Uma sequência intitulada O Espetacular Homem-Aranha 2 foi lançada em 2 de maio de 2014.

Atualmente, nos cinemas, o Peter Parker/Homem-Aranha é interpretado pelo ator Tom Holland após um acordo entre a Sony e a Disney.

E você, é fã do Homem-Aranha? Deixe seus comentários abaixo!



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCRÍTICA | The Black Monday Murders – Vol. 1: Dinheiro, Poder e Magia (2019, Devir)
Próximo artigoThe Mandalorian: Twist com Baby Yoda traz de volta ao cânone ideias esquecidas
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.