Início QUADRINHOS Artigo Conheça Morbius, o Vampiro-Vivo rival do Homem-Aranha

Conheça Morbius, o Vampiro-Vivo rival do Homem-Aranha

Descubra quem é o vilão Michael Morbius, o Vampiro-Vivo do universo Marvel Comics, conhecido por ser um grande rival do Homem-Aranha

Michael Morbius, mais conhecido como Morbius, é um personagem da Marvel Comics criado por Roy Thomas e Gil Kane. A primeira aparição do personagem foi na HQ O Espetacular Homem-Aranha #101 em outubro de 1971.

A ORIGEM DE MORBIUS

Michael Morbius nasceu na Grécia com uma doença sanguínea rara. Com o passar dos anos, dedicou sua vida a estudar biologia em busca de uma cura para sua condição, ao lado de seu melhor amigo Emil Nikos.

Em sua jornada, Morbius ganhou o prêmio Nobel antes de encontrar possibilidade de cura no sangue de um morcego vampiro. Apesar da possível descoberta, os riscos do tratamento eram muito altos, e as autoridades não aprovavam esse tipo de experimento.

A dupla desenvolveu um soro experimental e eletrochoques, que seriam testados em um laboratório dentro de um barco, pois em alto mar eles não seriam impedidos pelas autoridades.

Descubra quem é o vilão Michael Morbius, o Vampiro-Vivo do universo Marvel Comics, conhecido por ser um grande rival do Homem-Aranha
Crédito: Marvel Comics

Após o experimento, ele é transformado em uma criatura pseudo-vampírica. Entretanto, essa transformação trouxe custos, pois Michael Morbius passou a sentir uma enorme sede de sangue, fazendo com que ele matasse Nikos.

Temendo pela vida de Martine Bancroft, sua noiva que também estava no barco, e por não entender o que estava acontecendo consigo mesmo, Morbius foge do barco decidido a afundar no mar.

Confuso com tudo que estava acontecendo, Michael repentinamente recupera a vontade de viver. Então, ele começa a nadar até ser resgatado por um navio que seguia para Nova Iorque.

Após se alimentar de toda a tripulação, ele chega a uma casa no pântano. O que ele não sabia é que aquele local era um dos laboratórios do doutor Curt Connors, que estava sendo utilizado pelo Homem-Aranha.

Na época, Peter Parker havia tentado remover seus poderes com um soro que acabou deixando-o com seis braços. Confuso e faminto, Morbius ataca o Cabeça de Teia. Esse é o começo da grande rivalidade entre eles.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA – Homem-Aranha: Conheça Peter Parker, o Amigão da Vizinhança

Mais tarde, ele procurou uma cura para sua condição. Isso o obrigou a lutar contra o Homem-Aranha, o Tocha Humana, e os X-Men originais.

PODERES E HABILIDADES

Além de se tornar uma criatura pseudo-vampírica após o experimento, Michael Morbius adquiriu fator de cura, presas afiadas e habilidades super humanas como força, reflexos e agilidade.

A sede por sangue humano se tornou constante. Provando que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, Morbius passou a um estado de constante conflito consigo mesmo. Isso porque ele prefere não matar pessoas, mas frequentemente fica sem escolha.

Considerado por vezes como anti-herói, Morbius é um grande rival do Homem-Aranha
Crédito: Marvel Comics

Apesar de tudo, Michael é citado como um Vampiro-Vivo porque reteve boa parte da consciência e do intelecto genial. Isso sem falar nos sentimentos que tinha por sua noiva.

Como explicado anteriormente, o vampirismo de Morbius veio da ciência. Logo, o personagem é imune à maioria das fraquezas de vampiros de origem demoníaca ou sobrenatural.

Armas de prata, símbolos religiosos, estacas de madeira no coração e até o Sol não afligem Michael Morbius, apesar dele preferir dormir durante o dia.

EQUIPES

Após causar a transformação de John Jameson em Homem-Lobo, ambos se aliaram para enfrentar o Homem-Aranha.

Morbius ganhou sua própria HQ quando formou uma equipe com Os Filhos da Meia Noite. A equipe era formada por personagens do elenco sobrenatural da editora, como Blade e Motoqueiro Fantasma.

Foi em sua própria HQ que ele buscou pela cura de seu vampirismo, com sua postura transitando entre vilão e anti-herói.

MORBIUS EM OUTRAS MÍDIAS

Morbius já apareceu no desenho animado Homem-Aranha: A Série Animada, em que ele e Felícia entram para a equipe de Blade como caçadores de vampiros.

O personagem também já ganhou vários tipos de minisséries próprias e quase apareceu no final do primeiro filme Blade (1998).

Morbius
Créditos: Sony / Marvel

O filme solo de Morbius já está gravado, mas até o momento não foi lançado em virtude da pandemia. No começo de 2021, a estreia do longa foi novamente adiada. A previsão agora é de que a história protagonizada por Jared Leto chegue aos cinemas do Brasil em 07/10/2021.

Especulações afirmam também que Morbius vai estar no novo filme do Homem-Aranha e que faz parte do universo expandido do herói no Universo Cinematográfico Marvel. Entretanto, considere essa última informação como rumor.

LEIA TAMBÉM:

Morbius: Sony adia filme novamente e define outra data de lançamento



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCRÍTICA | Saga – Vol. 3 (2016, Devir)
Próximo artigoOmar Sy: Conheça o ator e seus 10 melhores trabalhos
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.