Fantaspoa 2022: 10 filmes para assistir no Festival de Cinema Fantástico 

    O Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre está de volta. Após dois anos com programação online, o Fantaspoa retorna aos cinemas com sua 18ª edição, que ocorre de 15 de abril a 1º de maio. Além do formato online e presencial, este ano o evento também conta com mais salas de exibição. 

    Em Porto Alegre, o Fantaspoa ocorre na Cinema Paulo Amorim, Cine Farol Santander, Cine Grand Café, Instituto Ling e Cinemateca Capitólio. Já no online, é possível assistir metade da programação na plataforma Darkflix, basta se inscrever e acessar de graça.

    Serão exibidos 188 filmes, entre curtas e longas-metragens, a grande maioria inédita no Brasil. O pôster da edição apresenta a influência de dois centenários: a Semana de Arte Moderna de 1922 e o clássico Nosferatu: Uma Sinfonia de Horror (1922), de Friedrich Wilhelm Murnau.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – TBT #170 | Nosferatu (1922, F.W. Murnau)

    Com tanta opção fica difícil escolher o que conferir, por isso, montamos uma lista especial com filmes que terão sua première mundial, internacional ou latino-americana no Fantaspoa 2022: 

    The Smoke Master (2022)

    Ação/comédia, Brasil de André Sigwalt e Augusto Soares.

    Sinopse: Dois irmãos e um punhado de amigos devem enfrentar a fúria da máfia chinesa. Contando com a ajuda do Smoke Master e seu estilo único de luta cannabica, eles têm uma chance. Um filme de Kung-Fu brisado.

    Assista ao trailer clicando aqui.

    Propriedade Privada (2022)

    Drama/suspense, EUA de Chadd Harbold

    Sinopse: Kathryn, uma atriz fracassada e insatisfeita com a vida doméstica, começa a se envolver com Ben, seu novo jardineiro. À medida que ele dá a atenção que ela deseja, eles começam a se apaixonar. Mas Ben não é quem aparenta ser.

    Cosa y Mandinga (2022) 

    Terror, Argentina de Fabián Forte.

    Sinopse: Antonio é um feiticeiro de uma poderosa linhagem, preso em um asilo contra sua vontade. Após um presságio, ele percebe um grande perigo iminente: sua filha Helena, herdeira de seu sangue, será sacrificada por uma entidade maligna. Helena perdeu a fé e não acredita no pai. Antonio deve escapar usando feitiçaria para resgatar sua filha e fazê-la acreditar em seu próprio poder.

    Assista ao trailer clicando aqui

    Protegido, Irmão (2022)

    Suspense, México de Jorge Iván Sanders-Ortega

    Sinopse: Os irmãos Leo e Argel encaram juntos a pobreza e o autismo do segundo. Quando um maníaco começa a assustar a pequena cidade em que vivem, os problemas com drogas de Argel se intensificam e a realidade de Leo se modifica, construindo um estilizado e atormentado conto de vingança, luto e irmandade.

    Sujeito Oculto (2022)

    Thriller/drama, Brasil de Léo Falcão

    Sinopse: Para escapar de um bloqueio criativo, Max, um famoso romancista, muda-se para uma casa perto de uma isolada e estranha vila. Logo, muitas ideias começam a surgir, mas não da maneira que o escritor esperava. À medida que aumenta a sensação de estar em contato com histórias (e não com pessoas), ele percebe o misterioso aparecimento de páginas em sua escrivaninha, aparentemente escritas pelo antigo morador da casa. Isso é o suficiente para fazer Max levantar dúvidas sobre sua criatividade, sua sanidade e até mesmo sua existência.

    Os Olhos Debaixo (2022)

    Terror, França de Alexis Bruchon

    Sinopse: Eugène vai para a cama. Tudo está calmo e silencioso na casa. Quando ele está prestes a adormecer, algo sobe por suas pernas, sua barriga e, depois, por seu peito. Eugène abre os olhos meio adormecido e descobre que a noite não será tão tranquila quanto pensava.

    Upurga (2022) 

    Suspense/mistério, Letônia de Ugis Olte

    Sinopse: Um agitado instrutor de rafting perde seus clientes nas florestas escuras de um vale tomado pelo sobrenatural. Encontrá-los será um desafio. Presos pelas raízes de seu passado pagão e submersos em paixões inconscientes, surge a questão: será que eles querem ser salvos?

    Assista ao trailer clicando aqui

    A Aldeia do Dragão Amarelo (2022)

    Horror/comédia, Japão de Yugo Sakamoto 

    Sinopse: Estudantes universitários sofrem um problema com seu carro perto de uma pequena vila a caminho de seu acampamento. Eles são persuadidos por um amigável aldeão a permanecer, mas assassinatos brutais começam a ocorrer na manhã seguinte.

    Assista ao trailer clicando aqui.

    Sigam os Mortos (2022)

    Comédia/drama/terror/sci-fi, Irlanda de Adam William Cahill

    Sinopse: Enquanto os vídeos virais parecem mostrar que Dublin está nas mãos dos mortos- vivos, quatro millennials da Irlanda rural não conseguem distinguir notícias falsas de reais. Será que um estilo de vida dependente os deixou ingênuos demais para enfrentar seu destino?

    Assista ao trailer clicando aqui

    Escalando (2020)

    Drama/suspense, Coreia do Sul de Hye-Mi Kim

    Sinopse: Uma escaladora profissional, que acaba de se recuperar de um acidente de carro, descobre que está grávida há poucos dias de um Campeonato Mundial. Enquanto lida com seus traumas, recebe uma ligação de uma versão dela mesma, que parece ter seguido um caminho diferente após o acidente.

    Assista ao trailer clicando aqui


    O Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa) conta com programação online e presencial e ocorre de 15 de abril a 1º de maio.

    E você, está animado para todos os filmes que estarão disponíveis no Fantaspoa?

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Mulher-Gato: A Caçada (2022, Shinsuke Terasawa)

    Mulher-Gato: A Caçada é a mais nova aposta da DC e conta com alguns nomes conhecidos em seu elenco de voz. Confira nossa crítica.

    22 jogos indie e AAA para ficar de olho ainda em 2022

    Selecionamos 22 jogos indie e AAA (Triple A) para PC e principais consoles que prometem boas experiências ainda em 2022. Confira!

    Noites Sombrias #78 | Os melhores filmes de horror do primeiro semestre de 2022

    Confira no Noites Sombrias #78 os melhores filmes de horror de 2022 até agora! Selecionamos os que estão bombando no momento.

    CRÍTICA – O Predador: A Caçada (2022, Dan Trachtenberg)

    O Predador: A Caçada ou Prey é um longa dirigido por Dan Trachtenberg e conta com Amber Midthunder como protagonista.