CRÍTICA – Boa Noite Mamãe (2022, Matt Sobel)

    Boa Noite Mamãe é um remake do filme homônimo austríaco de 2014 e conta com Naomi Watts (O Impossível) no elenco. A direção é de Matt Sobel.

    SINOPSE DE BOA NOITE MAMÃE

    A mãe (Naomi Watts) dos irmãos Elias e Lucas (Cameron e Nicholas Crovetti, respectivamente) é uma mulher perturbada por traumas e que está em busca da perfeição. Os meninos começam a ter comportamentos estranhos e desconfiam que ela possui um segredo macabro por baixo dos panos.

    ANÁLISE

    Boa Noite Mamãe de 2014 é aquele tipo de filme perturbador europeu que traz na estranheza a forma de aterrorizar o espectador. O longa que deu origem ao remake tem atuações cruas o trabalho dos gêmeos Schwartz é fundamental para que ele funcione, chocando e nos deixando com uma pulga atrás da orelha a cada minuto que passa por conta de todo o mistério envolvido.

    Já o filme de 2022 infelizmente possui uma aura bastante genérica, pois é bastante formulaico com a estrutura básica de Hollywood nesse tipo de thriller. As atuações dos Crovetti e de Naomi Watts são excelentes e os problemas não passam por eles, e sim, por uma direção que tenta passar a mesma atmosfera, mas que falha na execução.

    Explico, para os desavisados, o remake de Boa Noite Mamãe pode funcionar por conta do plot twist principal, mesmo que seja bem telegrafado no longa norte americano. O fato da língua inglesa ser mais simples e causar dualidade na forma de se referir as pessoas ajuda, e muito, na construção do mistério da história.

    Contudo, diferentemente do seu antecessor, o clima de estranheza e tensão é bem mais ameno aqui, pois os comportamentos das crianças é muito mais moderado, diferente dos aspectos sociopatas dos Schwartz em 2014. O destaque fica muito mais na figura de Watts que carrega o filme com sua performance cheia de nuances, trazendo uma mulher mesquinha, mas que sofre também. A atriz demonstra os sentimentos de medo, insegurança, raiva e apatia perante seus filhos com verossimilhança notável.

    Para quem já conhece a trama, Boa Noite Mamãe pode ser uma decepção, visto que há pouco a acrescentar em relação a experiência anterior. Por mais que haja uma mudança de perspectiva, o final é praticamente o mesmo, com poucas surpresas no caminho. O longa serve muito mais para sanar nossa curiosidade e confirmar nossos temores, contudo, funciona como uma obra de suspense, mesmo que genérica.

    VEREDITO

    Boa Noite Mamãe

    O remake de Boa Noite Mamãe vai funcionar para quem gosta de filmes de terror e suspense e, principalmente, para quem assiste com ineditismo a história desses personagens. Se você viu o longa de 2014, talvez se decepcione se for mais exigente, todavia, não será uma jornada completamente perdida.

    Nossa nota

    3,2/5,0

    Confira o trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em dezembro

    Dezembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.