Início FILMES Crítica CRÍTICA – Demais Pra Mim (2021, Alice Fillipi)

CRÍTICA – Demais Pra Mim (2021, Alice Fillipi)

CRÍTICA - Demais Pra Mim (2021, Alice Fillipi)

Demais Pra Mim é a nova comédia dramática romântica que chegou à Netflix; inspirado no livro de Eleonora Gaggero, o filme italiano é mais uma aposta de distribuição da plataforma de streaming fora dos grandes estúdios.

Na direção está Alice Fillipi; já o elenco conta com Ludovica Francesconi, Giuseppe Maggio, Jozef Gjura e Gaja Masciale.

SINOPSE 

Marta (Ludovica Francesconi) é uma jovem órfã que sofre de uma doença letal, mas é uma das pessoas mais positivas que se pode conhecer. Nesse verão, ela deseja arranjar um namorado gato e começa a procurar novos garotos. Logo, a jovem acredita que encontrou sua cara metade em Arturo (Giuseppe Maggio), um jovem bonito e atraente. 

ANÁLISE

A Netflix conhece muito bem o seu público e nada melhor que uma romance com tons de drama e comédia para agradar seus assinantes. Nesse sentido, Demais Pra Mim é um filme que mesmo não sendo vendido como tal, emula alguns aspectos das queridas comédias românticas adolescentes. O que necessariamente não significa que o longa seja ruim.

A meio passo das convencionais produções adolescentes, Demais Pra Mim até tenta enganar trocando alguns clichês e adicionando perspectivas diferentes. Marta, a protagonista da vez, se coloca como uma menina sem graça e fora dos padrões de beleza. Sua doença terminal é o motivo para que ela queira viver a vida intensamente e positivamente. 

Para isso, a protagonista conta com a ajuda dos melhores amigos, Jacopo (Jozef Gjura) e Federica (Gaja Masciale). A relação entre o trio é bastante forte e inspira aquelas amizades leais. Porém, a chave principal do longa é o romance entre Marta e Arturo.

A jovem fica obcecada pelo rapaz e estuda toda a sua vida, logo, os dois têm um encontro que de repente explode em uma paixão. Não só o romance acontece muito rápido, como também o filme parece querer acelerar seus próprios atos. Há pouco tempo para entendermos quem de fato é a personagem, sendo a narração em off a forma de situar o espectador, mas falta o apelo visual. Contudo, fica entendido que Marta é uma garota de fala e ações rápidas, inteligente e cult

Sem muito tempo para perder, até porque sua doença é terminal, ela almeja viver um grande amor e encontra em Arturo a possibilidade. Já o mocinho é um rapaz rico, de cara fechada, que vive através das escolhas da família. O casal forma uma ótima combinação e é interessante ver a dinâmica dos atores em cena, onde um confronta o outro. 

Ainda assim, Demais Pra Mim peca por falta de estímulos em sua história, tudo é apressado demais e sem grande impacto. Até mesmo a doença de Marta parece uma figuração para a personagem; Já a trama dos melhores amigos da protagonista chama atenção, mas no fim se revela apenas um artifício para trazer um pouco mais de comédia. 

Em seus aspectos técnicos, o longa italiano tem uma ótima direção de arte, a fotografia e o visual têm influências em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2002). Além disso, é um bom confort movie, leve e engraçado na medida certa e pode emocionar alguns espectadores. 

VEREDITO

Demais Pra Mim tenta fugir da fórmula comédia adolescente romântica e quase consegue. Seu tom dramático aparece por vezes, mas não é o que salva o longa. Por fim, a dinâmica entre o casal é divertida de assistir. 

Nossa nota

2,5 / 5,0

Assista ao trailer:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorQuais são os melhores filmes de cassino de todos os tempos?
Próximo artigoSexteto Sinistro: O grupo está oficialmente inserido no UCM
Jornalista em formação e apaixonada pela sétima arte. Representatividade e movimentos sociais através do cinema é fundamental. Apreciadora de livros, animes e joguinhos de ps4 nas horas vagas. The final girl.