CRÍTICA – Dynasty Warriors (2021, Roy Chow Hin Yeung)

    Após um longo período desde que o filme foi anunciado, Dynasty Warriors finalmente foi lançado na Netflix.

    O filme é a adaptação live-action da gigante franquia de games homônima, que também adapta o Romance dos Três Reinos, ambientado entre a Dinastia Han, a Guerra dos Três Reinos e a formação da Dinastia Jin (266 d.C.).

    O “Romance dos Três Reinos” foi escrito no século XIV por Luo Guanzhong e é considerado por muitos como uma das maiores, se não a maior, obra literária da China.

    SINOPSE

    Adaptado do jogo homônimo, Dynasty Warriors acompanha batalhas épicas entre senhores da guerra, estadistas e guerreiros. O filme apresenta o turbulento império da dinastia Han. O ambicioso Dong Zhuo controla todo o território e vários heróis da região surgem para desafiar seu poder.

    ANÁLISE

    Liu Bei, Guan Yu e Zhang Fei são três irmãos e servem como os nossos “comissários” em um mundo tomado por uma guerra sem fim, que têm como intuito tirar o tirano Dong Zhuo do poder.

    Dynasty Warrior é uma clara homenagem aos filmes de artes marciais chineses clássicos como A Armadura Invencível (1977), Combate Mortal (1978), A Jugular Blindada (1979) e, até mesmo, o recente O Clã das Adagas Voadoras (2004). A produção original da Netflix conta com um altíssimo orçamento, tanto para os efeitos especiais, como para os cenários megalomaníacos.

    Apesar de podermos notar em alguns momentos o chroma key, grande parte do filme foi gravado em cenários reais e áreas abertas, passando aos espectadores uma verossimilhança em relação à história.

    VEREDITO

    Dynasty Warriors

    Como o romance que deu origem tanto ao game, quanto ao filme, grande parte da ação da produção nos leva a terrenos por vezes místicos, enquanto aplaca em seus espectadores uma ojeriza imensa em relação aos principais vilões da história.

    Grande parte da direção do filme é inspirada imensamente tanto na estética, quanto na ação característica de filmes orientais. A direção de Roy Chow Hin Yeung, diretor de Knockout (2020), The Great Detective (2019), Rise of the Legend (2014) e muitos outros, mostra que há muito o que fazer em relação ao cinema nos dias de hoje. Também deixa claro que os filmes nos padrões estadunidenses precisam mudar, a fim de continuarem relevantes.

    Ao testemunhar uma história extensa, muito diferente das histórias às quais estamos acostumados, Dynasty Warriors é uma ode à cultura chinesa, assim como uma aula de história.

    Dynasty Warriors é uma adaptação da franquia homônima de games. O jogo mais recente, Dynasty Warriors 9, foi lançado em 2018 para PlayStation 4.

    Confira o trailer do filme:

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em dezembro

    Dezembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.