Início FILMES Crítica CRÍTICA – Entre Frestas (2021, Piotr Domalewski)

CRÍTICA – Entre Frestas (2021, Piotr Domalewski)

Entre Frestas

Entre Frestas é um filme polonês original Netflix que estreou no dia 13 de outubro de 2021. Esse é um filme de suspense que aborda vários aspectos da Operação Jacinto na Polônia, onde os policiais registravam todos os homossexuais do país e só por seu trailer mostra que tem bastante potencial.

Operação Hyacinth ou Jacinto conhecido por esse nome originalmente na Polônia, é dirigido pelo ator e cineasta polonês Piotr Domalewski, diretor dos filmes Noite Silenciosa e Eu Nunca Choro anteriormente, o roteiro é escrito por Marcin Ciaston.  Vale lembrar que o filme mostra a luta pelos direitos LGBTQIA+ na Polônia, um dos países mais homofóbicos da Europa atualmente.

SINOPSE

Operation Hyacinth recebe o nome da mesma operação feita entre 1985-7 na Polônia comunista para catalogar homens gays da época. Um tanto diferente da vida real, o longa se passa em 1980 seguindo Robert, um jovem policial insatisfeito com a conclusão de uma busca por um serial killer que mata, especificamente, membros da comunidade LGBTQIA+ na cidade de Varsóvia. Por conta disso, Robert começa a investigar sozinho, até que ele conhece Arek e usa o apenas como informante. Mas mal sabe ele que sua relação com o homem pode não só afetar seu trabalho como policial, mas também sua vida pessoal.

ANÁLISE

A primeira impressão nos primeiros minutos de filme foi que o protagonista interpretado pelo ator Tomasz Ziętek se mostra ser bem misterioso, não expõe os seus sentimentos e vida pessoal, e seu pai é o Coronel do departamento de polícia. Mesmo se passando durante a Operação Jacinto, o roteiro não se prende somente a isso e foca bastante no mistério sobre a morte de um homem gay rico.

Wojtek é um amigo de trabalho de Robert, diferentemente do protagonista, o mesmo demonstra ser intolerante e homofóbico, o que não choca pela época em que se passa o filme. Várias cenas indicam essa percepção que tive dele, ele é bastante preguiçoso e amedrontador, o personagem é interpretado pelo ator Tomasz Schuchardt conhecido por Bodo (2017), O Batismo (2010) e Varsóvia 44 (2014).

Após Wojtek espancar uma pessoa durante um interrogatório, o interrogado confessa ser culpado mesmo não sendo, a investigação é encerrada, porém Robert não concorda com essa resolução já que não existia provas suficientes para incriminar o interrogado e é nesse momento que eu senti certa ação no filme, porque Robert volta a investigar o caso de forma sigilosa contra a vontade dos seus superiores.

Robert só encontra um jeito de continuar com a investigação, então se envolve com Erik um jovem estudante interpretado pelo ator Hubert Miłkowski. Nessa parte do filme é evidente que Robert está confuso sobre seus sentimentos, ele mostra ter certa curiosidade nas relações homossexuais, a sua relação com a sua noiva interpretada pela atriz Adrianna Chlebicka passa por alguns problemas e ele fica intrigado para resolver o caso já que começa a ser perseguido por um fotógrafo suspeito.

Em vários momentos fica nítido e mais que claro o preconceito que os homossexuais sofrem no filme, a justificava dada para essa reação é a tentativa de conter e diminuir os casos de HIV e combater os crimes cometidos por “Gangues de Homossexuais”, e a melhor forma de fazer isso é registrar todos eles, torturar e os excluir da sociedade.

VEREDITO

Entre Frestas

O filme é bom, tem um suspense interessante e se mantém na proposta de revelar quem é o assassino por trás daquelas mortes, a atuação é boa e em certos pontos temos um pouco de drama entre as partes, o que em minha opinião deixa o filme mais envolvente. Aqui vai um alerta, se você pretende assistir o filme para saber mais sobre a Operação Jacinto, sinto lhe informar que esse não é o objetivo central do filme, porque eles apenas utilizam aquela época e situação para trazer uma ideia maior sobre o preconceito e homofobia daquele país naqueles anos. Algumas cenas são meio encobertas e confusas e em certos momentos me fiz a pergunta “Por que isso está acontecendo?” porque não tem uma explicação ou desdobramento da situação.

Nossa nota

3,5/5,0

Confira o trailer de Entre Frestas:

Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

 

Artigo anteriorCRÍTICA – O Mistério das Mortes de Burari (2021, Leena Yadav)
Próximo artigoWhat If…?: Confira os personagens que ficaram em baixa na série
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.