CRÍTICA – O Golpista do Tinder (2022, Felicity Morris)

    O Golpista do Tinder (The Tinder Swindler) é o novo documentário original da Netflix a retratar um crime real. A produção de true crime foi lançada em 02 de fevereiro e, desde então, vem se destacando no Top 10 do Brasil.

    Esse é o primeiro documentário de Felicity Morris como diretora. Anteriormente, ela fez parte da equipe de produção de Don’t F**k with Cats: Uma Caçada Online, outro doc da Netflix e que obteve bastante sucesso, sendo inclusive indicado ao BAFTA Awards 2020.

    SINOPSE DE O GOLPISTA DO TINDER

    Ele se passava por um magnata do ramo dos diamantes, conquistava mulheres na internet e roubava milhões de dólares delas. Agora, algumas vítimas querem vingança.

    Dos mesmos produtores de Don’t F**k with Cats: Uma Caçada Online.

    ANÁLISE

    Se as produções sobre crimes reais sempre chamam atenção, imagine uma sobre um golpe que se consolidou por meio de um aplicativo de paquera mundialmente famoso como o Tinder? O Golpista do Tinder chega ao streaming com larga vantagem na constante corrida em busca pela atenção da audiência. Mas seus méritos não se limitam ao curioso caso retratado em tela.

    Apesar de ser o primeiro trabalho de Felicity Morris como diretora, a cineasta mostra que sua atuação como produtora de documentários para TV lhe trouxe experiências muito importantes para saber como construir a narrativa de modo efetivo, sem se deixar levar por determinados vieses que poderiam prejudicar o andamento de um documentário sobre crime e paixão.

    Não posso deixar de destacar que os méritos da produção também passam pela sólida reportagem especial desenvolvida pelo veículo norueguês VG. A matéria – que pode ser conferida em inglês aqui – viralizou logo que foi publicada, em 2019. O Golpista do Tinder acerta também por ouvir a equipe jornalística envolvida na cobertura, bem como trazer imagens de bastidores da arriscada missão que tiveram que realizar para provar que o golpista estava em Munique, na Alemanha.

    Com 1h54min de duração, O Golpista do Tinder contextualiza muito bem todos os relatos apresentados. As reconstituições encenadas são certeiras e muito bem feitas, algo raro de ver. Geralmente em produções investigavas as dramatizações são usadas excessivamente, além de adotarem tons duvidosos. No novo documentário da Netflix tudo é feito no ponto certo.

    Mostrando entrevistas de três vítimas à equipe do documentário, a produção transita entre momentos alegres das vítimas junto ao namorado golpista, passando pelas situações em que o golpista dizia ser vítima de inimigos que o perseguiam por onde passava, até os desfechos negativos para as três mulheres entrevistadas. Como tudo é muito bem contextualizado com as reconstituições, O Golpista do Tinder faz essa transição de momentos de modo efetivo.

    A história real ainda reserva um plot twist curioso e que se torna ainda mais atraente por ser contado pela vítima que o vivenciou. Tudo isso com importantes registros de áudios de WhatsApp e ligações telefônicas, fotos e vídeos trocados entre golpista e vítimas, e registros das redes sociais dos envolvidos.

    VEREDITO

    O Golpista do Tinder é mais um ótimo documentário de true crime produzido pela Netflix. Com quase duas horas de duração, a equipe documental aproveita muito bem cada elemento que tem em mãos e constrói a narrativa com base em depoimentos importantes das vítimas, sem perder tempo, apresentar questões desnecessárias ou partir para o sensacionalismo.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer de O Golpista do Tinder:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Noites Sombrias #79 | A Escada Para o Inferno (2022, Brendan Muldowney)

    A Escada Para o Inferno ou The Cellar é o filme que traz como protagonista a atriz Elisha Cuthbert de Show de Vizinha.

    Dupla Jornada: Quem é o elenco do novo filme de vampiro da Netflix?

    Dupla Jornada saiu das sombras e finalmente mostra suas presas no catálogo da Netflix. Conheça o elenco do mais novo filme de vampiro!

    CRÍTICA – Dupla Jornada (2022, J. J. Perry)

    Dupla Jornada enfim mostra suas presas na Netflix. O filme de ação de vampiros é estrelado por Jamie Foxx, Dave Franco e Snoop Dog.

    CRÍTICA – Treze Vidas: O Resgate (2022, Ron Howard)

    Treze Vidas: O Resgate traz a história real que ocorreu na Tailândia, quando 12 meninos e seu técnico de futebol ficaram presos numa caverna.