CRÍTICA – O Surto (2021, Aneil Karia)

    O Surto ou Surge é um longa dirigido por Aneil Karia e tem como protagonista o ator Ben Whishaw (franquia 007).

    SINOPSE

    Joseph (Ben Whishaw) é um segurança de aeroporto amargurado com a vida e estressado com as questões do cotidiano. Em um dia de fúria, ele começa a fazer tudo que sempre quis. Será que as consequências serão imediatas?

    ANÁLISE DE O SURTO

    O Surto é o tipo de longa que cabe e muito nos dias atuais, uma vez que estamos todos à beira de um colapso por conta do alto índice de ansiedade e depressão de uma geração frustrada.

    O longa é incomodativo e a todo o momento a direção salienta isso, utilizando recursos como uma câmera tremida que acompanha de perto o protagonista. Além disso, os sons da cidade são ensurdecedores, as pessoas são grossas e ninguém na trama é legal, algo que é muito real para diversas pessoas.

    Joseph é um homem que apenas não aguenta mais. As burocracias, as coisas mundanas, a sociedade num geral não faz mais sentido e o roteiro salienta bastante isso. O protagonista é o produto de uma sociedade falida.

    O ritmo da história é propositalmente irregular, pois traz um marasmo inicial e depois um frenesi contínuo, sendo bastante movimentada. As atuações são funcionais, mas nada de espetacular acontece aqui.

    Como ponto negativo, acredito que faltou um pouco mais de ousadia por parte dos roteirista, entretanto, isso é mais um gosto pessoal do que de fato algo ruim de O Surto. O fato de as ações dele serem bem pé no chão mostram o quanto o filme quis se aproximar da realidade, mesmo que existam algumas facilitações de roteiro em alguns momentos.

    VEREDITO

    o surto

    O Surto é um filme intenso e que nos mostra de forma dura o nosso dia a dia sem emoções e mais do mesmo. Com um tom bem cinza, o longa pode não agradar a todos, mas certamente atinge seu público certo.

    Nossa nota

    4,0/5,0

    Confira o trailer de O Surto:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno.

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘A Própria Carne’ é aterrorizante retrato do Brasil

    A Própria Carne é horror com DNA brasileiro. Enquanto usa a Guerra do Paraguai como plano de fundo, nos lança na história de Gustavo, Anselmo e Gabriel.

    CRÍTICA: ‘O Agente Secreto’ é o clímax do cinema político e afetivo de Kléber Mendonça Filho

    O Agente Secreto é um filme sobre o Brasil que se repete, sobre o país que transforma sua história em fábula para suportar a dor.

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    CRÍTICA: ‘Invocação do Mal 4: O Último Ritual’ encerra uma jornada de uma geração

    Invocação do Mal 4: O Último Ritual nos lança pelo capítulo final da jornada dos Warren. Confira o achamos do filme e mais.