CRÍTICA – Paris, 13º Distrito (2022, Jacques Audiard)

    Paris, 13º Distrito é um longa francês dirigido por Jacques Audiard e que teve indicações no Festival de Cannes.

    SINOPSE DE PARIS, 13° DISTRITO

    Três jovens adultos tem vidas entrelaçadas, passando por diversos momentos de dificuldades, alegrias e relacionamentos intensos, criando uma série de histórias cruzadas no 13° Distrito de Paris.

    ANÁLISE

    Paris, 13º Distrito é o tipo de filme que busca fazer uma análise da geração atual de adultos, principalmente no que se refere aos relacionamentos.

    De fato, há uma construção de um pensamento voltado para a forma bastante fria e distante, mesmo que com sentimento, de como nossos namoros funcionam e de que pessoas são cada vez mais descartáveis em uma busca de aceitação e prazer.

    Sobre a estética do da obra, há aqui um cuidado artístico, com uma trilha sonora calma, baseada no jazz e no blues, com uma película visual em preto e branco que dão um toque artístico para Paris, 13º Distrito.

    As atuações são boas e a discussão é válida, contudo, as diversas cenas de sexo causal bem explícitas podem causar algum constrangimento em alguns momentos, uma vez que elas são bem reais e intensas.

    O texto tem uma profundidade interessante, pois apresenta de forma bastante crível um comportamento atual, mas se o enfoque fosse nas histórias peculiares daquele lugar, talvez Paris, 13º Distrito conseguisse ser ainda mais interessante.

    O desfecho é agridoce, mas muito dentro da proposta de um filme que sabe aonde quer chegar, mesmo que conte uma trama bastante fechada em um mundo de três indivíduos completamente diferentes, mas que se complementam nos detalhes.

    VEREDITO

    Paris, 13º Distrito é um longa atual, inteligente e com um toque bastante crível, todavia, sem perder a arte do cotidiano. Suas virtudes se sobressaem aos seus problemas, algo muito bom para um filme tão agradável e suave.

    Nossa nota

    4,0/5,0

    Confira o trailer de Paris, 13º Distrito:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Bom Menino’ usa da afetividade para contar uma boa história

    Bom Menino subverte o gênero colocando como seu protagonista um personagem improvável. Confira o que achamos do filme.

    CRÍTICA: ‘A Própria Carne’ é aterrorizante retrato do Brasil

    A Própria Carne é horror com DNA brasileiro. Enquanto usa a Guerra do Paraguai como plano de fundo, nos lança na história de Gustavo, Anselmo e Gabriel.

    CRÍTICA: ‘O Agente Secreto’ é o clímax do cinema político e afetivo de Kléber Mendonça Filho

    O Agente Secreto é um filme sobre o Brasil que se repete, sobre o país que transforma sua história em fábula para suportar a dor.

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.