CRÍTICA – Racionais MC’s: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo (2022, Juliana Vicente)

    Os Racionais MC’s são de forma incontestável o melhor grupo de rap na história do gênero musical. Um som forte, letras marcantes, uma mensagem social que movimenta a cultura negra até os dias atuais e uma jornada de luta tanto nos palcos quanto na vida de quatro jovens negros que vieram da periferia e ganharam o mundo.

    O grupo formado por Mano Brown, Ice BrownEdi Rock e KL Jay deu seus primeiros passos no final dos anos oitenta chegando na década seguinte com os EP’s “Holocausto Urbano” e “Siga Seu Caminho” até o seu primeiro álbum Raio X Brasil.

    Já o álbum Sobrevivendo no Inferno se tornou um marco musical tanto para o grupo, quanto o cenário do rap nacional e social; além de um livro que se tornou leitura obrigatória para o vestibular da Unicamp.

    A discografia do lendário grupo de rap também tem os álbuns Nada Como Um Dia Atrás do Outro e Cores e Valores, lançados em 2002 e 2014 respectivamente; e agora a jornada dos quatros rappers da periferia chegou ao catálogo da Netflix.

    O filme biográfico Racionais MC’s: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo foi lançado no dia 16 de novembro de 2022 no pela gigante do streaming, porém foi exibido na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na Cinemateca Brasileira em outubro deste ano.

    Dirigido por Juliana Vicente o documentário é uma rememoração a jornada do grupo de rap desde a sua origem, ao lado de seus quatro integrantes e seus pensamentos a respeito de diversas passagens de uma trajetória de sucesso, polêmica e luta.

    SINOPSE

    O influente grupo de hip-hop Racionais MC’s usou a sua música com mensagem e a poesia de rua para originar um poderoso movimento que ultrapassou as fronteiras do Brasil.

    ANÁLISE

    Do ponto de vista de uma pessoa cujo o rap não é um dos gêneros musicais favoritos, o documentário é uma combinação de homenagem ao lendário grupo musical além de um testamento sobre a luta das pessoas negras contra o racismo.

    Os Racionais MC’s e o relato de seus integrantes pode ser entendido como uma forma verídica de conhecer o retrato do verdadeiro paulistano, que vive na periferia, em sua maioria pessoas negras e que convive com a luta do dia a dia.

    Impossível eu, como uma pessoa negra, não ter tido em algum momento durante os 116min ter tido o pensamento “p#%@ isso já aconteceu comigo” pois alguns momentos mostram a real experiência de uma pessoa negra que mora em uma região não favorecida na cidade, podendo se estender este sentimento para outras regiões do país.

    A narração dos fatos conta a jornada dos Racionais MC’s desde os seus primeiros passos até o auge e o seu merecido status como lendas no cenário do rap nacional, além da percepção de seus quatro membros do cenário que foi se construindo e a revolução que se iniciou através da sua expressão musical.

    Interessante conhecer a perspectiva dos rappers sobre a noção de sua importância pois, como é mostrado no documentário, a música era uma expressão de sua realidade e o componente social, a identidade não só com os fãs do gênero mas com a realidade de uma pessoa negra periférica.

    As reflexões sobre o caminho que tomam, as decisões criativas a respeito das músicas, o caminho a seguir e, o que considero o mais importante, a mensagem que querem dar e o conhecimento da importância da força político/social do grupo são emocionantes e inspiradoras.

    São relembrados diversos momentos polêmicos como problemas que aconteciam nos shows a medida que a fama do grupo aumentava, a reação de instituições como a polícia e o incidente da virada cultural de 2007 e a opinião do grupo a respeito mostrando a característica marcante do grupo em sempre se posicionar sobre estas situações.

    A evolução musical e o aprendizado de todos neste aspecto mostra as mudanças do grupo a cada álbum, a maturidade em cada passo da carreira e a capacidade de se reinventar tornando a sua sonoridade e a mensagem sempre uma reflexão moderna a respeito da comunidade negra e periférica.

    O teor político e social também não é deixado de lado no documentário, trazendo uma reflexão a respeito do crescimento da luta contra o racismo estrutural, mostrando como a caminhada dos Racionais MC’s converge com estas e a música é uma ferramenta poderosa para a conscientização e transformação.

    VEREDITO

    Com a mesma mentalidade forte, proativa e um discurso realista visto nos palcos, Racionais MC’s: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo é um dos melhores documentários lançados neste ano, mostrando uma jornada de luta contra um sistema e uma escalada ao sucesso sem precedentes do maior grupo de rap que já existiu no Brasil.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    LEIA TAMBÉM:

    Cinema Nacional: 5 bons filmes sobre músicos para assistir em casa

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em dezembro

    Dezembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.