Início FILMES Crítica CRÍTICA: ‘Rebel Ridge’ é filme sobre racismo, corrupção e a história americana

CRÍTICA: ‘Rebel Ridge’ é filme sobre racismo, corrupção e a história americana

0
Rebel Ridge

Mississipi em Chamas‘ contou no passado uma história em que os terrores vinham do que alguns elencam como o verdadeiro patriotismo americano. Elemento este, presente nos discursos de alguns candidatos à presidência. Baseado em fatos mais reais do que gostaríamos, ‘Rebel Ridge‘ é o mais novo lançamento da Netflix. Lançado em 6 de setembro, o longa é estrelado por Aaron Pierre, AnnaSophia Robb, Don Johnson e grande elenco.

Em uma viagem de bicicleta para pagar a fiança de seu primo, Terry é tirado da pista violentamente pela polícia. Tendo seu dinheiro roubado, a corrupção e o racismo do sul dos Estados Unidos ficam evidentes. Após uma sequência de infelizes eventos, nosso protagonista é colocado em rota de colisão com a polícia da pequena cidade sulista de Shelby Springs.

SINOPSE

Um ex-fuzileiro descobre a extensão da corrupção de uma pequena cidade quando uma tentativa de resgatar seu primo se transforma em um confronto violento com a polícia.

ANÁLISE

Para além dos temores do paranormal, Rebel Ridge apresenta um temor real. Da maldade estritamente humana – e não ligado a algo místico, etéreo -, vem a ganância dos personagens do longa.

A atuação de Aaron Pierre é de longe uma das mais potentes de sua carreira, sendo ainda mais potente do que em Tempo (2021) e Brother (2022), o que pode colocá-lo no radar de grandes diretores e produtoras, como Jeremy Saulnier o fez.

Mesmo com cenas de ação que parecem por vezes improvisadas, não parece ter havido um esmero tão grande nas cenas de ação como nas atuações e na direção.

Se apoiando quase que inteiramente nas atuações que são potentes, doloridas e curiosas, vemos aqui um dos melhores filmes de 2024 da Netflix. Se aproximando de outros filmes de Jeremy Saulnier em que a violência gratuita tinha por vezes como Sala Verde (2015) um intuito narrativo, Rebel Ridge não é diferente. O filme mostra a violência de um Estados Unidos cujo sul ainda se debruça sobre suas raízes racistas da KKK, e a escravidão, em que os brancos parecem continuar se achando acima de toda e qualquer lei.

VEREDITO

Como parte de um sistema capitalista falho, em que as forças policiais parecem existir apenas para proteger a propriedade privada, estes a colocam acima de toda e qualquer coisa, inclusive a vida humana. Seja percebendo como o mundo é perverso e também como os personagens do filme são terríveis, ver os personagens de Aaron Pierre e AnnaSophia Robb é incrível.

Centralizando nos dois o ponto fundamental do longa que é a humanidade em meio à tanta perversidade, acompanhamos aqui interessantes dinâmicas que dão mais profundidade ao longa. Mergulhando por entre alguns dos mais sombrios aspectos da humanidade, o longa incomoda, perturba e se torna um dos mais potentes longas da biblioteca vermelha.

Rebel Ridge é sobre ignorância, corrupção, maldade e perversidade. Em como vez ou outra, a bondade e algumas pessoas precisam agir contra forças que parecem não ter como ser vencidas.

5,0 / 5,0

Confira o trailer do filme:


Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile