O Homem-Aranha sempre fez parte do imaginário coletivo como um dos heróis mais pés no chão da Marvel, como aquele herói que era capaz de salvar uma cidade, ou quem sabe o mundo, mas também tinha contas para pagar no final do dia.
Criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, o personagem parece ter se adaptado aos dias atuais, e apesar de ter tido alguns infelizes arcos – como a Saga dos Clones –, o personagem se mantém mais forte que nunca, com 2 reboots, ele se estabeleceu na Marvel Studios em parceria com a Sony, e filmes que viriam a se tornar parte de um Aranhaverso em construção.
Sam Raimi foi a mente por trás do Homem-Aranha de 2002, e algumas decisões criativas ainda que controversas, mudaram o personagem de Peter Parker e seu alter ego para sempre nos cinemas e nos quadrinhos.
Peter é vivido por Tobey Maguire, que antes de dar vida ao Amigão da Vizinhança, havia atuado em O Despertar De Um Homem, Joyride e Cavalgada com o Diabo, sempre transitou muito facilmente entre os mais diversos gêneros de filmes e desde bem jovem, demonstrou um imenso talento.
Além da importância que o longa de Sam Raimi teve para o gênero de super-heróis, o filme tem o cuidado em contar a história de Peter Parker da maneira como deveria ser, sem pressa, e é responsável por apresentar e gravar na mente do grande público o lema do personagem:
“Com grande poderes vêm grandes responsabilidades.”
Os arcos bem definidos do filme, as atuações, e o cuidado do roteiro, o tornam extremamente agradáveis mesmo depois de 18 anos de seu lançamento, e as atuações de Maguire e Willem Dafoe são um espetáculo a parte.
O Duende Verde se mostra como o antagonista pungente e violento que é, e serve como força motriz para colocar Peter em movimento para impedir que um louco mascarado destrua sua cidade.
O Norman Osborn de Dafoe, tem um grande peso não só no primeiro filme da trilogia. Mas o peso do personagem é tanto, que sua sombra e sua presença se estende facilmente para os outros três filmes subsequentes.
Impactando diretamente na relação de Peter Parker com seus amigos e com o mundo em que vive, o tornando mais duro; acho que o confronto entre os dois, é o que faz Peter de fato acordar para o fato de que ele é o único que pode se colocar entre os perigos daquele mundo e os meros humanos que estão a mercê deles.
Homem-Aranha é um ótimo filme e merece ser revisto, principalmente se você não tiver boas lembranças dele.
Vale lembrar que o Homem-Aranha de Tobey Maguire, assim como o de Andrew Garfield estarão presentes no próximo arco do Universo Cinematográfico Marvel, enquanto eles tentam adaptar de alguma forma o arco Aranhaverso.
Os atores que deram vida as encarnações anteriores do Teioso foram confirmados em alguns filmes, sendo o primeiro deles Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Historicamente, o filme se faz extremamente importante, tanto para o Universo Cinematográfico Marvel, quanto para as franquias que tiveram início nos anos 2000 e se espalhariam em um imenso universo compartilhado como conhecemos hoje.
O filme está disponível no Telecine Play. Se você não tem acesso, você pode testar a plataforma por 30 dias grátis, e assim poder assistir mais de 2.000 filmes!
5,0 / 5,0
E você, já testou o Telecine Play? Se sim, quais filmes você já assistiu? Deixe seus comentários e lembre-se de conferir as indicações anteriores do TBT do Feededigno.
LEIA TAMBÉM:
Conheça Peter Parker, o Homem-Aranha
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.