TBT #169 | Batman Begins (2005, Christopher Nolan)

    Batman Begins é o primeiro filme da trilogia de Christopher Nolan, cineasta que revolucionou o gênero de super-heróis com suas obras do Homem-Morcego.

    SINOPSE DE BATMAN BEGINS

    Bruce Wayne (Christian Bale) é um jovem que perdeu os pais em um assalto em um dos becos de Gotham City.

    Traumatizado pelo ocorrido, ele pensa na vingança, mas vê que há uma nova forma de combater o crime: se tornando o Batman, o terror dos bandidos.

    ANÁLISE

    O Batman é um herói que agrada a todos. Crítica e público sempre abraçaram o personagem, tornando-o o mais popular de todos os tempos.

    O Cavaleiro das Trevas teve diversas adaptações e antes de Nolan chegar, o Morcegão sofreu muito nas mãos de Joel Schumacher.

    Eis que em 2005 uma nova roupagem mais realista trouxe de volta o prestígio dele, sendo consolidado em 2008 com a sequência Batman: O Cavaleiro das Trevas.

    Batman Begins é o filme definitivo de origem do herói, uma vez que traz um Bruce imaturo e que tem um duro treinamento que é apresentado em detalhes, um feito inédito na história do nosso protagonista nos cinemas. Esse ponto é bastante positivo, pois vemos o quão difícil foi o sacrifício de Bruce. Seu primeiro ano como vigilante traz muitas dificuldades e a Gotham corrupta é muito bem representada pelas boas atuações de Cillian Murphy (Espantalho) e Tom Wilkinson (Carmine Falcone). O tom mais realista que dá identidade à sociedade de Gotham é fundamental para entendermos o quão rico é aquele lugar, assim como todas as agruras que existem em pessoas tão sofridas e complexas.

    Entretanto, os destaques estão no quarteto formado por Michael Caine (Alfred), Liam Neeson (Ra’s Al Ghul), Christian Bale (Bruce Wayne/Batman) e Gary Oldman (Jim Gordon). Eles todos entregam momentos icônicos e possuem muito controle sobre seus personagens, apresentando o que podemos ter de melhor na história.

    As cenas de ação são o ponto fraco, visto que Nolan não consegue criar boas coreografias. Além disso, Kate Holmes (Rachel) é a única que puxa um pouco para baixo um elenco tão talentoso e carismático, sendo uma personagem irritante.

    VEREDITO

    Com uma nova proposta, Batman Begins é o longa que mostra a jornada de sacrifício de Bruce Wayne e a ascensão do Homem-Morcego nas ruas de Gotham. As atuações convincentes e uma direção precisa fizeram um dos melhores filmes de origem de todos os tempos, sendo mais que memorável no imaginários dos fãs do gênero.

    Nossa nota

    4,5/5,0

    Confira o trailer de Batman Begins:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Platoon, de Oliber Stone sem dúvida está na lista dos fãs de filmes de guerra. Veja nossa clássica indicação de TBT!

    CRÍTICA – Amor & Gelato (2022, Brandon Camp)

    Amor & Gelato é a nova aposta de filme de romance da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jenna Evans, o longa é dirigido por Brandon Camp.

    Thor: Amor e Trovão | Conheça o elenco do filme

    Agora falta pouco para Thor: Amor e Trovão chegar aos cinemas! Confira neste artigo quem são os personagens e atores envolvidos na produção.

    CRÍTICA – O Apocalipse do Amor (2022, Hilal Saral)

    O Apocalipse do Amor é um filme turco dirigido pela diretora Hilal Saral. Veja o que achamos da produção de estreia da diretora turca.