TBT #190 | Uma Equipe Muito Especial (1992, Penny Marshall)

    O TBT desta semana comemora os 30 anos do filme Uma Equipe Muito Especial, que conta a história real da primeira liga profissional de baseball feminino, fundada em 1943.

    O longa foi dirigido por Penny Marshall e traz no elenco nomes como Geena Davis, Madonna e Tom Hanks.

    Recentemente, o Prime Video lançou uma série de mesmo nome baseada neste longa. 

    SINOPSE

    As irmãs Dottie Henson (Geena Davis) e Kit Keller (Lori Petty) entram para o time da liga feminina de beisebol, fundada durante a Segunda Guerra Mundial para manter a moral da torcida, já que os homens estavam servindo no combate.

    ANÁLISE

    É chocante como em pleno século XXI ainda se fale pouco sobre mulheres no esportes. Obviamente, essas jogadoras existem, mas a visibilidade é mínima comparada aos homens. Por exemplo, se não fosse pelo longa Uma Equipe Muito Especial, quase ninguém saberia que durante a Segunda Guerra Mundial existiu uma liga de beisebol feminina que fez muito sucesso.

    Mas, como relembrar é viver, o filme de Penny Marshall chega aos 30 anos em boa forma. Com uma história simples sobre duas irmãs que partem de sua fazenda para se juntar a liga; Dottie Henson, interpretada por Geena Davis é a mais velha e a melhor jogada, mas nunca levou o baseball tão a sério; já Kit Keller (Lori Petty), vive à sombra da irmã e vê no esporte uma possibilidade de mudar de vida. 

    Porém, o que realmente conta em Uma Equipe Muito Especial é sua história de pano de fundo. O longa é baseado em um documentário de 1987 que por sua vez relata o surgimento da All-American Girls Professional Baseball League, uma liga profissional de beisebol feminino fundada por Philip K. Wrigley, que existiu de 1943 a 1954. Enquanto os homens estavam na guerra contra os nazistas, as mulheres assumiram os campos para levantar o moral da torcida. 

    Para a época era algo extraordinário, ninguém imaginava ver essas mulheres que tinham papéis apenas de esposas, mães e donas de casa dominarem o basebol que era majoritariamente masculino. Acima disso, foi um primeiro passo para a emancipação das mulheres nos esportes e uma amostra do que elas eram capazes. 

    Consequentemente, o filme de 1992 traz essa essência principal de liberdade feminina. Além disso, é um ótimo filme de esportes utilizando muito bem as técnicas do gênero, como diversos personagens que compõem um time espirituoso e caótico; uma ótima montagem para dar emoção ao esporte e uma trilha sonora potente. Em especial a cena do último jogo é extremamente tensa, como se o espectador estivesse na própria arquibancada.

    É certo de que o filme se valeu também por seu elenco talentoso. Tom Hanks faz um treinador estourado e bêbado, mas que durante a jornada vai percebendo o valor do time; já Geena Davis assume uma protagonista compenetrada e com um enorme dom para o basebol; outras como Madonna, Rosie O’Donnell e Megan Cavanagh são ótimas coadjuvantes que e engrandecem o longa. 

    VEREDITO

    Sendo assim, Uma Equipe Muito Especial se consagra por contar uma história que caiu no esquecimento, mas que é importantíssima para entender a jornada das mulheres no esporte. Dessa forma, o bom humor dá a esse longa um tom tão simpático e divertido que é impossível chegar ao final não torcendo para essas jogadoras incríveis. 

    A produção apresenta a fórmula dos filmes de esportes através de uma perspectiva feminina. O resultado é um longa que honra memória, mas também encanta.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Assista ao trailer oficial (sem legenda):

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!

    Capitão América: Admirável Mundo Novo | Confira o primeiro trailer

    A Marvel Studios compartilhou o teaser trailer de Capitão América: Admirável Mundo Novo, apresentando Anthony Mackie como o Capitão América!

    Filmes subestimados que valem a pena assistir

    Infelizmente, alguns filmes acabam não recebendo a atenção e o reconhecimento que merecem e esses filmes acabam sendo subestimados.

    TBT #287 | ‘Rio, 40 Graus’ é mergulho no que o Rio foi, e o Rio é

    Rio, 40 Graus é um precursor de um movimento cinematográfico e nos faz sentir imersos em narrativas reais, e um país mais real ainda.