Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice), um clássico do renomado diretor Tim Burton, completou 30 anos de lançamento em 2018. O filme estreou nos cinemas americanos no dia 30 de março de 1988 e, desde então, tornou-se uma referência dentre as inúmeras obras de Burton.
O elenco conta com nomes como Geena Davis, Alec Baldwin, Jeffrey Jones, Catherine O’Hara, Winona Ryder e Michael Keaton.
SINOPSE
Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se veem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deetz (Catherine O’Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista”, para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.
ANÁLISE
Tim Burton dirige seu primeiro filme relevante para a indústria, que o cacifou a alçar grandes voos (Batman veio logo após). O elenco está em estado de graça (Alec Baldwin e Geena Davis estão perfeitos como o casal de fantasmas apalermado, enquanto que Jeffrey Jones e Catherine O’Hara encontraram o timing perfeito de comédia como os novos donos da casa). Contudo, o destaque vai para a jovem Winona Ryder como a filha gótica que é a única que vê os fantasmas e faz amizade com eles. Depois desse filme Winona se tornou uma atriz requisitada estrelando vários filmes de destaque como Edward Mãos de Tesoura (1990), Drácula de Bram Stoker (1992), Garota Interrompida (1999) e, mais recentemente, sucesso no streaming com Stranger Things (2016 – até o momento).
O horror lúdico e as críticas sociais abraçam tudo ao seu redor, construindo dinâmicas interessantes que nunca cruzam a linha do grotesco, mas atinge em cheio o imaginativo do público. A trilha sonora, brilhantemente encabeçada por Danny Elfman, transborda com a figurativa excentricidade imaginada por Burton, trazendo uma mistura eclética que nos conquista a cada novo ritmo inserido.
Mas, o brilhantismo audiovisual parece não se estender a seu roteiro, trazendo uma crise existencial que é duramente sentida no segundo ato da trama. Se o primeiro ato consegue definir uma casa assombrada às avessas, partindo do ponto de vista dos recém-falecidos ao serem confrontados com a soberba dos novos inquilinos, o segundo larga a mão desse trunfo para dar voz aos Deetz, mudando assim o protagonismo do filme enquanto deixa os Maitland estranhamente ausentes de sua própria história.
Agora, não podemos deixar de mencionar a performance histriônica de Michel Keaton como Beetlejuice. Apesar de criticada por alguns na época, Beetlejuice é a alma (isso não é uma piada…) do filme. Quando ele aparece, o que já era ótimo se torna perfeito, tornando clássico um personagem detestável, mas tragicamente cômico.
Com uma passagem musical brilhante, muita comédia e alguns sustos no meio do caminho, fica praticamente impossível não se afeiçoar a todos esses personagens, incluindo até os funcionários públicos do além, cuja admissão ao cargo é uma das muitas piadas que fizeram a história desse filme.
O brilhante longa concorreu ao Oscar de 1989 na categoria Melhor Maquiagem e levou a estatueta. Também recebeu indicação ao BAFTA nas categorias de Melhor Maquiagem e Caracterização e também de Melhores Efeitos Visuais, mas perdeu na disputa. Já no Saturno totalizou sete indicações, mas ganhou o prêmio nas categorias Melhor Maquiagem, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Filme de Terror.
Outra conquista de Beetlejuice foi na televisão, pois ganhou uma animação de mesmo nome com quatro temporadas de 1989 até 1991 e Tim Burton como diretor executivo. O desonesto do mundo dos mortos também chegou nos games e ganhou até musical na Broadway. Em contrapartida, muito foi especulada uma continuação do filme, mas as reescrituras dos roteiros sempre são arquivadas.
VEREDITO
Repleto de bizarrices e cenas memoráveis, o longa extrapola o nonsense e conquista o público com seu carisma palpável, trazendo um clássico instantâneo que combina com a morbidez lúdica de seu diretor, nos convidando a abraçar o diferente e tomar cuidado com certas palavras repetidas três vezes.
5,0 / 5,0
Assista ao trailer original:
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