TBT #260 | O Último Boy Scout  (1991, Tony Scott)

    O último TBT de 2023 é um título que passa despercebido das infindáveis listas sobre filmes de ação lançados na década de 90  com um elenco que futuramente iria ser considerado estelar atualmente. O Último Boy Scout é um filme dirigido por Tony Scott cuja a carreira teve diversos sucessos do gênero de ação como Um Tira da Pesada 2, Top Gun, Inimigo do Estado e Chamas da Vingança dentre outros antes de seu falecimento em 2012. 

    O roteiro foi realizado por Shane Black que também é conhecido pelo trabalho como ator em O Predador e posteriormente retornaria a franquia com o longa lançado em 2018. Além de roteirista de diversas produções, também dirigiu o filme Dois Caras Legais, lançado em 2016. 

    O elenco é formado por nomes famosos encabeçado por Bruce Willis, Damon Wayans e Halle Berry além de atores conhecidos como Danielle Harris, Bruce McGill (Policial em Apuros 1 e 2), Kim Coates (Sons of Anarchy), Chelsea Field da adaptação em live action de He-Man e os Mestres do Universo.

    O lançamento ocorreu em 13 de dezembro de 1991 nos cinemas e posteriormente lançado em home video e atualmente pode ser encontrado para locação nas plataformas Prime Video, Google Play Filmes e TV e na Apple TV.

    SINOPSE

    Los Angeles. Um ex-segurança presidencial, Joseph Cornelius “Joe” Hallenbeck (Bruce Willis), que já salvou a vida do chefe da nação, é agora um mero detetive particular. Ele é contratado por Cory (Halle Berry), uma “dançarina exótica” que se vê ameaçada.

    Quem passou o serviço para Hallenbeck foi Mike Matthews (Bruce McGill), outro detetive particular, que estava transando com a mulher de Joe, Sarah (Chelsea Field). Mike sabia que este serviço era bem mais complicado do que aparentava e Hallenbeck provavelmente seria morto logo, o que o deixaria com caminho livre para estar com Sarah.

    Mas é Matthews que acaba sendo morto e logo depois Cory é metralhada no meio da rua. O namorado dela, James Alexander “Jimmy” Dix (Damon Wayans), um ex-astro do futebol americano que foi expulso da liga por usar substâncias ilícitas, após a morte dela se une a Joe para investigar por qual motivo ela foi morta. Logo eles descobrem que podem ser as próximas vítimas, pois há um grande esquema de corrupção entre a política e o futebol americano.

    ANÁLISE

    O Último Boy Scout

    O Último Boy Scout é o tipo de filme que talvez você não assistiria em uma cinema pela maior variedade e provavelmente por ter outras opções que se consideraria ser muito melhores. Mas é um longa que se torna uma excelente opção para se assistir em home vídeo ou quando se tem a oportunidade de vê-lo em exibição na grade de TV. 

    O roteiro tenta trazer em sua história aspectos de um thriller noir com o clássico plot de uma solução de crime e um detetive de moral duvidosa, mas não alcança todo o glamour que esse gênero tem. Por outro lado consegue com uma boa dinâmica de um estilo buddy cop, ação consistente e até um bom tom de comédia traz o entretenimento necessário para torná-lo verdadeiramente divertido.

    As cenas de ação são boas, produzidas com muitos efeitos práticos e desta forma não torna o filme datado mesmo que tenha muitas sequências clássicas de filmes dessa década acompanhado de uns bons diálogos ácidos.

    A moral duvidosa de Joe que lentamente vai se dissipando à medida que se avança na história é um ponto interessante a se prestar atenção porque ele não é carismático mas os acontecimentos sobre sua história vão se revelando é possível compreende-lo. Sendo o efeito oposto ocorre como Jimmy que é mais carismático escondendo por trás do bom humor diversos fatos tristes sobre sua vida sendo este o ponto em comum para que os dois personagens se tornem amigos. 

    Outro ponto que torna este filme uma experiência cinematográfica divertida mesmo que seja considerado um produto antigo é a química excelente entre os personagens Joe e Jimmy vividos por Bruce Willis e Damon Wayans. Sendo essa harmonia da interpretação dos atores algo que é divertido de assistir pois tem diversas camadas que vão desde a comédia ao drama mesmo que o roteiro não proporcione tanta profundidade nestes aspectos.

    Por fim, a conclusão da história tem diversos clichês da época que não acrescentam um grande desfecho, mas não incomodam sendo um excelente retrato da condução narrativa do gênero de ação na época. 

    VEREDITO

    O Último Boy Scout é um filme que em caso de não conhecer vale a pena assistir e revisita-lo sempre que houver oportunidade por ser uma produção que traz diversas características marcantes de sua década com uma boa ação, comédia e um excelente entretenimento. 

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘O Mal que nos Habita’ um álbum de death metal em formato de filme de terror

    O Mal que nos Habita é o mais novo longa de horror argentino que tomou o mundo. Repleto de body horror e sequências de terror, você se surpreenderá.

    TBT #265 | ‘Kill Bill’ é um clássico atemporal de vingança

    Kill Bill Vol. 1 é estrelado por Uma Thurman no papel da Noiva, uma heroína em busca de vingança por tudo que foi tirado dela.

    CRÍTICA: ‘Segredos de um Escândalo’ instiga, mas falha ao entregar narrativa incômoda

    Segredos de um Escândalo é o mais novo suspense estrelado por Julianne Moore e Natalie Portman. O longa adapta uma história real.

    TBT #264 | ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ diverte, mas falha em entregar legado

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos muitos longas legados lançados nos anos 2000. O longa acompanha o amado Indy.