TBT #272 | ‘O Exterminador do Futuro’ é terror desesperador e ação absoluta

    O Exterminador do Futuro‘ foi criado como um temor em relação ao futuro. E se as máquinas dizimassem a humanidade e colocasse nossa única esperança em check? Matando o líder da resistência mesmo dele nascer, pois assim, criaria um paradoxo e permitiria que as máquinas reinassem. Com um roteiro inspirou no episódio ‘Soldado’ da série ‘A Quinta Dimensão’ dos anos 60, vemos no filme uma máquina ser enviada de 2029 até 1984 em uma caçada que só chegará ao fim com a morte de Sarah Connor (Linda Hamilton).

    Mas não sem antes na Los Angeles de 1984, vemos um lugar ligeiramente diferente ao mundo de hoje. Quando diversas mulheres com o nome Sarah Connor começam a ser assassinadas, a última destas percebe que uma ameaça a caça incessantemente.

    O temor da humanidade em relação às máquinas já datava de um passado não tão distante. Quando a Skynet foi ligada, suas máquinas se tornaram sencientes e passaram a caçar a humanidade, resultando quase na extinção desta. Tendo até mesmo Frank Herbert escrito sobre a insurreição das IAs em seu Duna em 1965, e o longa Westworld de 1973 abordaram o temor crescente da época, o temor do futuro.

    SINOPSE

    Disfarçado de humano, o assassino conhecido como o Exterminador viaja de 2029 a 1984 para matar Sarah Connor. Enviado para proteger Sarah está Kyle Reese, que divulga a chegada do Skynet, um sistema de inteligência artificial que detonará um holocausto nuclear. Sarah é o alvo porque a Skynet sabe que seu futuro filho comandará a luta contra eles. Com o implacável Exterminador os perseguindo, Sarah e Kyle tentam sobreviver.

    ANÁLISE

    Exterminador do Futuro

    O terror de Exterminador do Futuro pode ser comparado ao Halloween, lançado 6 anos antes. Uma ameaça imparável que parece até mesmo sobrenatural, com um twist. Diferente de Michael Myers, nada parece ser capaz de impedir o Exterminador de obter êxito em sua missão. A não ser por Kyle Reese (Michael Biehn). Reese foi enviado ao passado na missão de impedir a morte de Sarah pelas mãos do Exterminador, mas não apenas isso…

    E alguns detalhes mais profundos desta história só serão descobertos com o desenrolar desta.

    Com quase duas horas de duração, acompanhamos Sarah ser perseguida incessantemente por uma máquina com habilidades e resistência nada semelhantes a um humano comum. Esta criatura imparável lançará não apenas Sarah, mas também Kyle me uma jornada não apenas em busca de sua sobrevivência, como da humanidade.

    Exterminador do Futuro

    Tendo sido gravado quase que inteiramente como um filme de guerrilha mas nos moldes de um filmes de terror/ação, acompanhamos uma jornada e trama bem definidas, com uma das primeiras atuações de sucesso da carreira de Arnold Schwarzenegger. O ator personifica assim, este monstro imparável capaz de tudo para cumprir a missão para qual ele foi programado.

    VEREDITO

    Como um filme de ação incansável, ver efeitos práticos, a direção maestral de James Cameron e um roteiro rico em detalhes, dão a trama uma profundidade singular, ainda mais para a época em que foi produzido. Tendo funcionado em grande parte como um filme de terror para esse que vos escreve, entendo-o como um retrato da sua época, para ser mais específico um temor do novo e a banalização da vida como um todo.

    Seja por dar início à uma das maiores franquias de ficção-científica, ou por nos lançar em um terrível mundo conhecido em que as regras já não são mais as mesmas, Exterminador do Futuro merece ser assistido e reconhecido como um salto narrativo em relação aos sci-fis, como até mesmo Aliens, O resgate que viria a ser lançado dois anos depois e é dirigido pelo próprio James Cameron.

    Enquanto flerta com o real e o irreal e a dificuldade de Sarah de aceitar que uma máquina de matar a está caçando, flertando sempre se é real ou não, o filme brilha, diverte e assusta.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!