TBT #273 | ‘Vida Bandida’ é uma comédia repleta de diversão e simpatia

    Em uma era em que muitas das ações de bandidos e ladrões a banco eram romantizadas, ‘Vida Bandida‘ surgiu. Estrelada por Bruce Willis, Billy Bob Thornton e Cate Blanchett, somos lançados na história de dois criminosos, Joe e Terry que fogem a prisão e ganham um status de cult quando passam a realizar roubos com táticas duvidosas, mas sem ferir ninguém no processo.

    Atuações de Willis, Thornton e Blanchett são alguns dos pontos mais altos do filme, mas enquanto ele diverte, levanta problemas claros ligadas à qualquer tipo de romantização, principalmente dos Bonnie e Clyde modernos, com alguns twists.

    SINOPSE

    Quando o irresistível Joe (Bruce Willis) e o hipocondríaco Terry (Billy Bob Thornton) fogem da prisão, eles decidem aplicar uma série de roubos a banco de Oregon até a Califórnia, a fim de bancar suas novas vidas. Mas para realizar os roubos eles agem de forma inusitada: vão até a casa do gerente no dia anterior ao assalto e lá passam a noite, para depois poderem realizar o roubo. Logo eles se tornam os assaltantes a banco de maior sucesso na história dos Estados Unidos, sendo perseguidos pela mídia e pela polícia e adorados pelo grande público.

    ANÁLISE

    Vida Bandida

    As dinâmicas disfuncionais entre Joe (um criminoso com problemas de controle de raiva) e Terry (um criminoso metódico e hipocondríaco) são algumas das partes mais divertidas do longa que nos tira algumas risadas. Por meio de divertidas sequências, a dupla vê essa dinâmica mudar com a chegada de Kate (Blanchett). Mesmo servindo para mudar completamente a dinâmica e não passando no teste de Bechdel, o longa não se leva a sério em momento quase nenhum.

    Como uma crítica tanto ao sistema carcerário, ou por como nos engendra por sua história, vemos aqui uma das aventuras mais divertidas, absurdas e pé no chão estreladas pelo elenco.

    Seja pela riqueza de detalhes da trama, ou por como o filme não parece se sustentar quase que 23 anos depois de seu lançamento, Vida Bandida leva seus espectadores por uma viagem singular por um mundo repleto de perigos e ameaças que podem surgir de onde menos se esperam.

    Com momentos que remetem ao longa do mesmo ano, Onze Homens e um Segredo, este aqui parece ter problemas para trabalhar seus três, quatro personagens centrais, enquanto o de Steven Soderbergh, parece brilhar nas escolhas criativas e narrativas, deixando este a desejar se traçamos um paralelo.

    VEREDITO

    Como a direção de Barry Levinson envereda a trama, parece ser uma supersimplificação de uma trama que poderia ter ganho outros caminhos. Com uma rápida resolução, o filme ganha aspectos de um filme de sessão da tarde e está tudo bem.

    Por como o diretor encaminha sua história, ou nos faz ver seus personagens, este parece tentar nos despistar de todas as formas, implantando falsas dicas para onde quer que olhemos. Vida Bandida diverte, mas poderia ser mais do que foi, mesmo com Willis e Thornton o fazendo ser melhor do que seria sem eles.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!

    TBT #279 | ‘Família do Bagulho’ é comédia sobre absurdos que diverte

    Família do Bagulho diverte, e é o TBT dessa semana. O longa diverte e mostra o quão absurda a trama pode ser se encarada levemente.