Com uma das mais curiosas e incríveis cenas de abertura, ‘X-Men 2‘, ou X2 é uma das mais interessantes adaptações da história de um filme do que viria a ser a Marvel. Com Noturno invadindo a sala oval, vemos como os poderes do mutante podem funcionar de fato se bem adaptado.
No longa, enquanto Logan vai atrás de respostas a respeito de seu passado, a animosidade entre humanos e mutantes parece crescer cada vez mais. Sendo assim, o governo parece pender em direção a uma lei de controle que pode vir para controlar e regular o acesso aos mutantes e seus poderes. Com a introdução de personagens como William Stryker, Lady Letal, Noturno, Pyro, Homem de Gelo e muitos outros, vemos aqui como o mundo pode ser tão belo quanto perigoso.
Conforme tensões aumentam, o passado pode revelar segredos e trazer à tona o melhor e o pior de todos.
SINOPSE
Stryker, um ex-comandante perverso do exército, tem a chave para o passado de Wolverine e o futuro dos X-Men. Esta ameaça reacende a chamada para um ato de registro mutante. Stryker inicia um ataque à mansão e escola do Professor Xavier. Depois de escapar de sua cela de plástico, Magneto propõe uma parceria com Xavier e os X-Men para combater esse novo inimigo que ambos têm em comum.
ANÁLISE
Com uma das melhores direções de Bryan Singer, vemos nesta continuação atores mais à vontade em suas próprias peles, ou melhor, em seus personagens. Conhecendo-os melhor nesta continuação, vemos um Professor Xavier mais profundo, bem como um Magneto. Apesar de irretocáveis, o trabalho de Patrick Stewart e Ian McKellen nos dão uma visão mais profunda de suas motivações e interesses. Bem como suas bondades distintas, e enquanto um vê que os fins justificam os meios, o outro acredita que a bondade abnegada pode vir à colocar tudo em risco.
Enquanto permite que os espectadores se deleitem com as tramas que se desenrolam diante de seus olhos, ver como os X-Men precisam se portar afim de conseguir ter êxito em sua jornada, é tanto divertido quanto espetacular.
Ver os humanos se colocando diretamente em rota de colisão com os mutantes pela força de invasão de Stryker, Logan precisa avançar e ser a melhor versão dele mesmo: o herói que ele nasceu para ser.
A fim de salvar os mutantes da Mansão Xavier, junto dos X-Men remanescentes, Logan precisa ser o líder que o Professor X acredita que ele pode ser.
Como um marco para o cinema de heróis, a franquia X-Men no cinema se distanciava de tudo que era feito até então. Inclusive adaptações falhas como a Liga da Justiça da América de 1997.
Algo unânime entre todos os fãs da franquia X-Men dos anos 2000, é que Bryan Singer é um péssimo roteirista. Principalmente quando o assunto é desenvolver personagens femininas. Tornando suas motivações rasas, problemáticas e sexualizando-as mais do que o necessário, o filme falha ao aprofundá-las verdadeiramente. E o maior exemplo disso é a Jean Grey de Famke Janssen.
Com desenvolvimento e atuações fracas de diversas iterações de Jean Grey e das atrizes que já deram vida à personagem, como Famke Janssen, Sophie Turner e também por Venus Terzo – na versão de X-Men Evolution -, vemos na personagem um distanciamento de sua contraparte dos quadrinhos.
Sendo uma das personagens mais fracas dos longas de Bryan Singer – seguida apenas por Ciclope -, acompanhamos a caminhada da personagem em direção à sua possessão pela poderosa Força Fênix.
VEREDITO
Sendo uma adaptação livre da história dos X-Men, o longa faz uma amálgama de arcos, nos trazendo uma das principais ameaças dos mutantes para o palco central da trama. E agora, com Magneto fora de cena – preso desde o fim do primeiro filme -, uma ameaça com forte ódio pelos mutantes fará de tudo para exterminá-los de uma vez por todas.
Se lançando em direção aos mutantes, Stryker fará toda e qualquer coisa para se vingar dos X-Men e de Xavier.
4,5 / 5,0
Confira o trailer do filme:
A franquia X-Men está disponível no Disney+.
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!