Início FILMES Crítica TBT #39 | Watchmen (2009, Zack Snyder)

TBT #39 | Watchmen (2009, Zack Snyder)

105
0
TBT #39 | Watchmen (2009, Zack Snyder)

Lançado originalmente em 1986, Watchmen foi uma série de 12 quadrinhos, criados por Alan Moore e Dave Gibbons. Os quadrinhos foram bem recebidos na época de seu lançamento, rendendo a Moore e Gibbons dois prêmios em 1988, o Prêmio Eisner, e o Prêmio Hugo – mas atingiram o status de cult apenas no começo dos anos 2000, quando passou a ter uma maior relevância na cultura pop.

Por tratar de temas ainda recentes na época de seu lançamento – dando pinceladas em momentos históricos como a retirada Estados Unidos na Guerra do Vietnã -, o quadrinho ia bem fundo na psiquê de seus personagens, com seres extremamente poderosos questionando sua própria existência, e também, humanos que viam-se como deuses.

TBT #39 | Watchmen (2009, Zack Snyder)

 

Há 10 anos, em 2009, Zack Snyder dirigiu uma adaptação do quadrinho para as telonas, sendo um dos filmes de quadrinhos mais bem recebidos em uma época pré-Universo Estendido DC e até mesmo pré-Universo Cinematográfico Marvel. Com personagens densos, Watchmen nos apresenta uma premissa complexa, e que parece colocar um alvo nas costas de personagens que anteriormente se consideravam uma família, e se reuniam para lutar pelo bem comum, mas agora não passavam de um grupo disperso e distante.



Com um investigador humano, com enormes problemas psicossociais como Rorschach (Jackie Earle Haley), ou um herói com poderes que extrapolam a física como a conhecemos e passa a ser uma entidade, como o Doutor Manhattan (Billy Crudup), Snyder soube transpôr para as telonas, a importância que Moore deu às suas criações nos quadrinhos, apresentando uma semelhante importância no que diz respeito às participações no enredo, por mais que às vezes causasse uma dissonância ludonarrativa no que se refere àqueles que uma vez lutaram lado a lado, tentando dar sentimentos humanos no que há tempos já não o era.

O que fazer num período pós-guerra, em que o trabalho de vigilantes não era mais necessário? Em uma época em que a cultura “paz e amor” pedia diálogo ao invés da brutalidade que aqueles que uma vez foram cultuados não estavam acostumados. Como resquício de uma época mais dura, e frutos do tempo em que cresceram – a primeira metade do século 20 – quem antes se via como herói, não mais se encaixava naquele mundo, ao não saber como agir diante da paz e serenidade que os novos tempos necessitavam.

Dr. Manhattan destrói tropas vietnamitas durante a guerra

Como uma clara crítica ao governo americano e a forma de lidar com os problemas que eles mesmos criavam, Zack Snyder junto do diretor de fotografia Larry Fong e do editor William Hoy criaram uma temática fiel ao visual dos quadrinhos e mostrou de forma impiedosa e dura as tramas e subtramas do filme que explicitam o quão longe e quão contusivo os que se consideram corretos podem ir ou ser, a fim de se mostrar mais uma vez relevante e necessário diante de um longo período de paz.

Confira abaixo o trailer legendado:

Nossa nota


Vale lembrar que no dia 20 de Outubro irá ao ar o primeiro episódio da temporada de Watchmen pela HBO. A série contará com um incrível elenco, com atores como Regina King, Jeremy Irons, Tim Blake Nelson e muitos outros. Você já assistiu Watchmen? Conta pra gente o que achou do filme nos comentários. Se esse não faz o seu estilo de filme, veja nossas indicações anteriores do TBT do Feededigno.

Nota do publico
Obrigado pelo seu voto

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários