TBT #43 | A Identidade Bourne (2002, Doug Liman)

    Um agente de campo abandonado por sua agência era um elemento de roteiro muito utilizado no cinema no início dos anos 2000. Partindo dessa premissa, A Identidade Bourne foi um dos filmes que moldou o gênero que precisava de uma nova fórmula, após tantos antes dele fracassar ao tentar reproduzir o “ideal americano”. E mesmo com a mudança do mundo pós-2001 – com o horror de uma nova ameaça terrorista após os ataques ao World Trade Center -, o cinema precisava reinventar o método que não mais se encaixava com o gosto do público que havia mudado desde as fórmulas da época da Guerra Fria.

    A Identidade Bourne conta a história de um homem sem memória (Matt Damon) que é resgatado perto da costa de Marselha por um barco pesqueiro, iniciando assim uma história que se estenderia por mais três filmes: A Supremacia Bourne (2004), O Ultimato Bourne (2007) e O Legado Bourne (2012) – o último, foi estrelado por Jeremy Renner.

    Mas o quê homem sem memória, com três tiros nas costas tem a esconder?

    Nos primeiros minutos, o mundo a que somos apresentados estabelece que sabemos tanto quanto o personagem sem memória, ou seja, nada.

    Vale lembrar que em 1999, três anos antes, Matrix foi lançado, e foi um dos filmes que passaram a definir o gênero pelos anos que viriam, tendo um impacto direto na franquia Bourne que nascia em 2002.



    A Identidade Bourne parou de procurar em outros países uma ameaça como um artifício de roteiro que justificasse qualquer ato descabido por parte do governo americano, tal como A Caçada por Outubro Vermelho (1990), Jogos Patrióticos (1992), Perigo Real e Imediato (1994), – ou seja, basicamente filmes baseados em livros do escritor Norte-Americano, Tom Clancy – e voltou os olhos de ameaça para si mesmo. Mostrando que mesmo por trás das filas de aliados, uma ameaça pode ser capaz de tudo para garantir sua supremacia como um país que é capaz de tudo a fim de proteger seus interesses.

    A Identidade Bourne mostra que um filme bem coreografado e bem dirigido, não necessita de artifícios como a tão usada câmera dinâmica, a fim de esconder qualquer tipo de erro de execução. Mais tarde, filmes se inspirariam no que a franquia fez desde sua primeira interação nas telonas. Com elementos de espionagem, investigação e suspense, o filme se destaca no mar de filmes de ação com brucutus que eram lançados no mesmo ano, tal como Carga Explosiva, Triplo X, Efeito Colateral, e os milhares de filmes do Steven Seagal.

    Sendo dirigido de forma cuidadosa por Doug Liman, protagonistas e personagens secundários tiveram grande destaque, enriquecendo mais a história, tornando a narrativa envolvente e vendendo muito do que o filme é antes mesmo de sua metade, se provando um mistério a cada tomada de decisão de Matt Damon com seu personagem.

    Além de Matt Damon como protagonista, o elenco conta também com Franka PotenteJulia StylesBrian CoxChris CooperClive OwenWalton Goggins e Adewale Akinnuoye-Agbaje.

    Nossa nota

    Assista ao trailer legendado:

    https://www.youtube.com/watch?v=By204PpvQVs

    Já assistiu ao filme A Identidade Bourne? Deixe seus comentários e sua avaliação. Esse não faz o seu tipo de filme preferido? Então confira nossas indicações anteriores do TBT do Feededigno.

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Deadpool e Wolverine’ é o creme de la creme do Mercenário Tagarela

    Deadpool e Wolverine é o mais novo filme da franquia Deadpool. No longa, acompanhamos a jornada dos dois heróis na tentativa de salvar o multiverso.

    Deadpool Corps: Conheça a equipe multiversal de mercenários tagarelas

    A Deadpool Corps é um grupo heróis disfuncional que já salvou o universo algumas vezes. Confira a história do improvável grupo multiversal.

    TBT #288 | ‘Deadpool’ é o começo louco e tortuoso do personagem

    Deadpool foi uma das melhores adaptações já produzidas pela Fox. O longa deu início à uma franquia de sucesso estrelada por Ryan Reynolds.

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!