Início FILMES Crítica TBT #96 | O Segredo da Cabana (2011, Drew Goddard)

TBT #96 | O Segredo da Cabana (2011, Drew Goddard)

O TBT #96 será um especial de Halloween com um dos filmes mais interessantes do gênero: O Segredo da Cabana, dirigido por Drew Goddard (Perdido em Marte) e produzido por Joss Whedon (Os Vingadores).

No elenco temos nomes como Kristen ConnollyChris HemsworthJesse WilliamsFran KranzBradley WhitfordRichard Jenkins e Sigourney Weaver.

SINOPSE

Um grupo de jovens pretende passar um tempo em uma cabana isolada. Ao chegar lá, se depara com criaturas assassinas que pretendem eliminá-los um a um.

ANÁLISE

A premissa de O Segredo da Cabana existe em diversos longas de terror, uma vez que é uma sinopse bastante batida. Afinal, um grupo de jovens que fica incomunicável no meio do nada e é caçado por criaturas é uma trama muito comum. Todavia, o que torna o filme tão incrível é a sua metalinguagem, pois temos aqui diversos elementos de inovação por parte dos seus roteiristas.

Drew Goddard e Joss Whedon conseguiram fazer uma obra que critica e, ao mesmo tempo, homenageia os filmes de terror. Ao colocar estereótipos típicos em seus personagens, temos logo de cara a ideia de que veremos mais do mesmo, entretanto, ao longo dos minutos somos apresentados a novas nuances.

Por exemplo, o atleta e a gostosa da turma são inteligentes, o drogado é perspicaz e sabe tudo que está se passando, o par romântico da mocinha não é tão bobo e a protagonista não é tão pura e ingênua como em todos os filmes do gênero. 

CRITICANDO TODO MUNDO…

Para que as coisas aconteçam em O Segredo da Cabana, tudo deve ser manipulado, todavia, aqui é feito com maestria por uma organização secreta. 

A cada momento que um dos protagonistas faz algo inteligente, os membros desta organização manipulam a situação, fazendo os mocinhos terem atitudes estúpidas por meio de trapaça. Produtos químicos que emburrecem os protagonistas, feromônios, pequenos choques em armas, tudo é feito de uma forma bastante sutil para quem está assistindo. 

A forma de construção se difere muito de conveniências tradicionais de roteiro que nos tapeiam por conta de escritores medíocres, algo que é criticado aqui. Mas não somente a indústria é problematizada, pois nós espectadores também somos o alvo.

Ao colocar titãs ancestrais que querem apenas que o sangue jorre na tela com mais do mesmo, O Segredo da Cabana faz uma crítica construtiva ao consumidor. A todo momento torcemos o nariz para novas ideias, pois estamos acostumados a uma fórmula de filmes. Quando há uma inovação, temos resistência, pois não estamos acostumados a novas possibilidades. 

Nosso anseio pelo mesmo castra a criatividade dos idealizadores, uma vez que isso desencoraja a criação de filmes independentes, trazendo centenas de reboots e sequências de obras de sucesso.

VEREDITO 

O Segredo da Cabana é um filme especial e extremamente criativo, pois consegue ir no cerne de uma questão importante: a criatividade escassa de Hollywood. Trazendo uma discussão incrível, o filme consegue nos passar tudo de forma divertida e inteligente, sendo um dos mais marcantes do subgênero de terror slasher.

Nossa nota

5,0 / 5,0

Confira o trailer de O Segredo da Cabana:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.