CRÍTICA – Chocobo GP (2022, SQUARE ENIX)

    Chocobo GP é o novo spin-off de Final Fantasy focado em corridas de kart. Previsto para 10 de março de 2022, o lançamento do jogo da SQUARE ENIX é exclusivo para Nintendo Switch. Uma versão Lite está disponível em free-to-play com menos personagens jogáveis e recursos online somente por meio do modo Chocobo GP, com a possibilidade de transferir dados salvos por meio da DLC que dá acesso ao jogo completo.

    Importante destacar que já existe um spin-off de nome similar (ChocoboGP’) para celulares Android. No entanto, o novo jogo para o console híbrido da Nintendo é diferente do que anteriormente a SQUARE ENIX desenvolveu para mobile.

    SINOPSE

    Prepare-se para uma nova experiência de corrida, apresentando uma lista de dezenas de seus personagens favoritos de Chocobo, completos com suas próprias habilidades e variantes únicas. Equipe Magicites e elimine a competição enquanto você percorre vários cursos familiares nos modos multiplayer online e offline. Compita em torneios e torne-se o atual campeão do GP!

    ANÁLISE DE CHOCOBO GP

    Eu sei o que você está pensando: Chocobo GP é o Mario Kart de Final Fantasy. É difícil lançar um jogo de kart sem que essa comparação seja feita automaticamente. Embora com semelhanças ao game de corrida mais famoso do mundo, o novo jogo da SQUARE ENIX tem méritos que justificam sua existência.

    Chocobo GP oferece cinco modos de jogo:

    • Story Mode
    • Series Races
    • Time Attack
    • Custom Races
    • Chocobo GP Mode

    O modo história apresenta os personagens jogáveis, bem como alguns que fazem parte do game para ensinar sobre Magicites, que são os itens que você pega em Magic Eggs de três cores nas pistas e oferecem recursos como turbo e portal de teletransporte. A narrativa é simples e um tanto infantil, não de modo pejorativo, e sim no sentido de que mesmo um problema grave em um vilarejo deve ser resolvido com uma corrida.

    A história é bastante acessível a todos os públicos, mas é cansativa desde o tutorial. Se você desejar acompanhar a dublagem dos personagens ao invés de apenas ler a legenda, é provável que a cada episódio se passe uns cinco minutos. Felizmente existe a opção skip para pular as cutscenes, mas sem elas a narrativa não fará sentido por completo. Mesmo sendo por vezes divertidas, seria melhor que as cutscenes fossem mais curtas.

    Outro item que você encontra nas pistas são os cristais. Cada cristal preenche o Crystal Gauge, um medidor que ao ser completado permite que você use sua habilidade especial.

    As habilidades especiais são únicas de cada personagem, um importante diferencial de Chocobo GP que torna a experiência mais estratégica, indo além dos tradicionais indicadores de atributos do veículo de cada avatar. Nesse spin-off de Final Fantasy, os indicadores são: velocidade (speed), firmeza (grip), aceleração (acceleration) e drift.

    Pegue o jeito de fazer bons drifts para garantir turbos, algo ensinado no tutorial inicial, e combine com a habilidade especial que mais fizer sentido para você. Essa é a fórmula para ter mais vitórias no game.

    As fases de Chocobo GP são bem divertidas e podem ser jogadas nos níveis iniciante (beginner) e mestre (master). Infelizmente muitas são curtas, de modo que com poucas horas de jogo você já será capaz de concluir diversas em apenas um minuto. Se elas fossem um pouco mais extensas, ou tivessem seis voltas ao invés de três, certamente seriam melhores.

    Chocobo GP é um spin-off de Final Fantasy focado em corridas de kart com dezenas de personagens. O jogo é exclusivo para Nintendo Switch
    Créditos: SQUARE ENIX / Nintendo Brasil / Divulgação

    Entretanto, há um aspecto curioso em Chocobo GP. Uma mesma fase possui modos diferentes, mas o game não explica quais as diferenças de uma maneira fácil, fazendo com que você descubra apenas no vídeo de introdução ou, se pulá-lo, somente em meio à corrida. Também não há uma explicação de como escolher o modo que você deseja correr.

    Essa falta de clareza também afeta os torneios do modo Series Race.

    Cada série possui quatro pistas disputadas com oito personagens ao todo, e é possível jogar solo e com outro jogador em multiplayer local. Acontece que muitas vezes as fases se repetem entre uma série e outra, ou apenas alteram o modo de short para hyperspeed que, sinceramente, quase não faz diferença. A mudança de um desses modos para long altera algo perceptível, mas mesmo assim é um tanto estranho praticamente jogar a mesma fase se você estiver jogando os torneios em sequência.

    Apesar disso, os torneios são muito divertidos, pois a maioria das pistas é bem interessante, e algumas particularmente desafiadores. Se você tiver a oportunidade de jogar online ou em multiplayer local, certamente terá boas horas de diversão, podendo também alternar entre a grande variedade de personagens.

    Por falar em jogo online, infelizmente não pude testar o Chocobo GP Mode. Isso porque como o Feededigno recebeu o jogo antecipadamente, poucas pessoas no mundo estão jogando antes do lançamento. Sendo assim, não foi possível formar lobby.

    Os demais modos também divertem, mas Chocobo GP tem seus pontos mais fortes no Story Mode e no Series Race. Baseado nesse último, acredito que o Chocobo GP Mode também será bom e garantirá boas experiências. O jogo também oferece compras de personagens e customizações no menu Shop. Você pode usar tickets do game como dinheiro real para comprar Mythril via Nintendo eShop.

    VEREDITO

    Chocobo GP não reinventa a roda nem tenta apresentar nada ousado. Fazendo o básico bem feito em um jogo com dezenas de personagens com habilidades especiais únicas, o spin-off de Final Fantasy é divertido tanto para quem conhece a franquia, quanto para quem aprecia jogos de kart.

    Como a maioria dos jogos do gênero, a experiência é ainda mais interessante online (necessário assinar o Nintendo Switch Online) e para quem conta com uma parceria em casa para boas corridas no multiplayer local.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Assista ao trailer de Chocobo GP:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #30 | Black (2006)

    Black marcou a geração do PS2 por sua dificuldade e sua gameplay dinâmica e frenética. Confira o que achamos do game.

    CRÍTICA: ‘Mario & Luigi: Brothership’ é o retorno dos irmãos em aventura lúdica e divertida

    Mario & Luigi: Brothership nos lança por uma aventura única da amada franquia, repleta de diversão e pouco desafio, ele é o RPG perfeito.

    CRÍTICA: ‘Indiana Jones e o Grande Círculo’ é respiro em franquia limitada pelo tempo

    Indiana Jones e o Grande Círculo é a mais nova aventura e mergulho no mundo do amado arqueólogo. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘Legacy Of Kain: Soul Reaver 1 e 2 Remastered’ é como um remaster como deve ser

    Legacy of Kain: Soul Reaver 1-2 Remaster é o mais novo relançamento da amada franquia dos games dos anos 90. Confira!