CRÍTICA – Forspoken (2023, Square Enix)

     O RPG de ação Forspoken é um dos jogos mais esperados deste ano de 2023, criando uma grande expectativa para os fãs do gênero e a comunidade gamer em geral. O jogo é produzido pela Luminous Productions e foi publicado pela Square Enix, sendo lançado no dia 25 de janeiro para PC e PlayStation 5 após alguns adiamentos que ocorreram no ano anterior.

    O título chega em 2023 após ocorrer alguns adiamentos, até que em dezembro de 2022 foi disponibilizada a primeira demo do game na PlayStation Store.

    O elenco de vozes conta com a atriz britânica Ella Balinska (The Atena) sendo a protagonista Frey e Jonathan Cake (Stargirl) como o avambraço e companheiro de viagem da garota que acaba sendo levada para um mundo totalmente diferente do seu.

    SINOPSE

    Forspoken conta a jornada de Frey, uma jovem nova-iorquina levada à bela e cruel Athia. Frey precisa usar suas habilidades mágicas recém-descobertas para explorar e enfrentar criaturas monstruosas em busca de um caminho de volta para casa.

    ANÁLISE

    O jogo não é tão inovador para o gênero como a grande expectativa que se criou devidos aos seus  adiamentos, como se adiar o jogo fosse necessariamente para tirar um coelho da cartola, mas é uma excelente título.

    O que mais me chamou atenção em aspectos de jogabilidade foi a manipulação de magia, que acaba sendo desbloqueada ao termos o acesso ao avambraço com uma boa diversidade de ataque.

    Podemos aumentar o poder de Frey usando os pontos de mana ou cumprindo desafios adquiridos através dos livros de aprendizado localizados na biblioteca ou nos refúgios.

    Forspoken

    Iniciamos o game, com o poder elemental da terra e ao longo da história conseguimos acesso a outros elementos dominados pelas poderosas Theias – as líderes dos quatro reinos de Athia.

    Em relação aos atributos e habilidades  é interessante porque sai do tradicional de jogos do gênero como, por exemplo, os encantamentos desenhados na pinturas das unhas fortalecendo suas magias de ataque na mão direita e apoio na esquerda.

    O esquema de fortalecimento de magias é de fácil compreensão, o que para novos jogadores que estão ingressando no gênero RPG é uma boa forma de interagir com este tipo de melhoria, porém para os mais experientes seja algo que não agrade tanto. A história não é algo tão inovador para fãs de histórias do gênero Isekai, pois claramente é inspirado em histórias como Alice no País das Maravilhas, inclusive referenciado no jogo, mas não significa que seja algo negativo a respeito da  narrativa.

    A exploração do mapa é agradável e ir de determinado ponto para um objetivo da história se torna uma aventura particular, pois você pode realizar as tarefas de mundo de forma concomitante a história e adquirir suprimentos que vão melhoras seus atributos e habilidades.

    Forspoken

    As missões secundárias talvez sejam o ponto mais monótono de Forspoken, porém não é a parte mais divertida dentre tudo que esta disponível no jogo. Dentre as atividades disponíveis em Athia os labirintos selados são as mais interessantes pelo aspecto de treinamento que você pode realizar contra determinados inimigos.

    Neste aspecto a variedade não é tanta porém o que sempre se torna um problema durante a viagem, seja para algum ponto de interesse ou objetivo da campanha, é a frequência dos enfrentamentos mas você pode optar por evita-los se desejar.

    A protagonista Frey é carismática e aprender sobre este novo mundo através da sua perspectiva é divertido, além da sua relação com o avambraço, carinhosamente chamado de algema por ela, que se comunica diretamente com a personagem garantindo momentos cômicos para a história.

    O seu aprendizado sobre magia e sobre este novo mundo é algo transformador para a personagem que amadurece concomitantemente aos seus poderes se tornando um desenvolvimento emocionante.

    A respeito deste conhecimento de mundo o que acontece em Athia, o continente mágica que somos transportados, é bem contextualizado nas informações adicionais que são adquiridas nos revelando um universo fantasioso muito interessante de se conhecer.

    VEREDITO

    Forspoken

    Forspoken pode se tornar uma quebra de expectativa para muitos que esperam algo totalmente diferente do que já jogaram em relação a outros títulos do gênero de RPG de ação, mas é uma excelente aventura do gênero que traz uma jogabilidade diferente do convencional, além do excelente trabalho gráfico gratificante de se vislumbrar em cada parte da jornada pelo lindo continente de Athia.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #30 | Black (2006)

    Black marcou a geração do PS2 por sua dificuldade e sua gameplay dinâmica e frenética. Confira o que achamos do game.

    CRÍTICA: ‘Mario & Luigi: Brothership’ é o retorno dos irmãos em aventura lúdica e divertida

    Mario & Luigi: Brothership nos lança por uma aventura única da amada franquia, repleta de diversão e pouco desafio, ele é o RPG perfeito.

    CRÍTICA: ‘Indiana Jones e o Grande Círculo’ é respiro em franquia limitada pelo tempo

    Indiana Jones e o Grande Círculo é a mais nova aventura e mergulho no mundo do amado arqueólogo. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘Legacy Of Kain: Soul Reaver 1 e 2 Remastered’ é como um remaster como deve ser

    Legacy of Kain: Soul Reaver 1-2 Remaster é o mais novo relançamento da amada franquia dos games dos anos 90. Confira!