CRÍTICA: ‘Gundam Breaker 4’ é batalha de mecha com estilo

    A franquia Gundam é icônica desde sua estreia em anime no final da década de 70 e desde então estendeu seu leque de produções seja a linha principal ou spin-off em mangás, novels, card-games e jogos de console que alcançam uma quantidade de títulos impressionante.

    Em 2024 chega mais um novo episódio com ‘Gundam Breaker 4‘, primeiro jogo deste universo a ser lançado no ocidente e disponibilizado em 29 de agosto para antiga geração com Playstation 4, Playstation 5 e PC via Steam.

    SINOPSE

    Em Gundam Breaker 4 o jogador irá criar e personalizar o teu poderoso Gunpla para testá-lo em emocionantes missões de combate usando duas armas diferentes ao mesmo tempo e partindo peças dos teus inimigos para as acrescentar à tua coleção.

    Escolhendo a partir de mais de 250 kits base e combinando as suas peças, será possível para o jogador criar o Gunpla perfeito mostrando o seu estilo ao pintá-lo, aplicar decalques e torná-lo mais resistente e leve o seu Gunpla personalizado numa variedade de missões de combate intensas, coloque-o à prova em combates contra adversários difíceis, tanto no modo online como de um jogador.

    ANÁLISE

    Gundam

    Jogar um título da franquia Gundam era algo que me interessou por ser uma experiência nova porque de fato nunca tinha lidado com algo que especificamente o personagem de jogo fosse um mecha gigante.

    Os aspectos visuais são bem bonitos e remetem a uma experiência de um jogo inspirado em um anime, o que considero bastante satisfatório quando pensamos nisso relacionado a outros elementos como a trilha sonora. Em contrapartida os cenários se destacam de uma forma negativa por não entregarem em questão de textura e modelagem trazendo uma sensação de uma luta de robôs em um cenário de papel em alguns momentos.

    Temos como opção as missões em single player do modo história, cooperativas além de um lobby multijogador que permite encontrar aliados para missões e recrutar para um clã ou ser parte de um.

    Gundam

    Em outros elementos é bem interessante como ele oferece uma quantidade bem extensa de personalização que não se limita apenas a ser um detalhe cosmético, mas também afeta no status do mecha podendo esta peça ser melhorada também através de nível.

    Ele não é muito complexo se tratando de gerenciamento de personagem, mesmo que tenha abas de menu específicas para cada parte do mecha mas o foco não é exatamente em se preocupar com isso, o que faz muito sentido quando temos o primeiro contato com as mecânicas de jogo porque o tempo que você vai passar em Gundam é muito maior nos campos de batalha do que na garagem.

    A disposição dos comandos achei interessante porque simula de alguma forma como se estivéssemos controlando um robô o que achei o mais interessante em toda a mecânica de jogabilidade mesmo que inicialmente pareça um tanto caótico se situar nesta proposta. Além disso, durante o combate é possível escolher focar em um adversário e ir alternando a medida que for ameaçado e um modo mais livre que é mais recomendado quando estiver mais adequado à jogabilidade.

    Ele não oferece uma grande quantidade de ferramentas para combo, mas é possível combinar de uma forma divertida o ataque de espada que se assemelha ao corpo a corpo com sua arma de longa distância e alternando com os comandos especiais e isso tudo acontece de uma forma bem fluida.

    Esta mecânica se torna muito interessante nas lutas de chefe, mesmo que não ofereça um grande desafio no aspecto de dificuldade, o fato de exigir um bom tanto de atenção porque o dano sofrido é muito alto torna a experiência como um todo bem divertida e jogar de forma cooperativa acrescenta um algo a mais que reforça o entretenimento proporcionado.

    VEREDITO

    Gundam Breaker 4 é um jogo que alterna entre coisas que considerei muito interessantes com elementos que não são tão atraentes, mas apesar disto a experiência como um todo é bastante recompensadora.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #30 | Black (2006)

    Black marcou a geração do PS2 por sua dificuldade e sua gameplay dinâmica e frenética. Confira o que achamos do game.

    CRÍTICA: ‘Mario & Luigi: Brothership’ é o retorno dos irmãos em aventura lúdica e divertida

    Mario & Luigi: Brothership nos lança por uma aventura única da amada franquia, repleta de diversão e pouco desafio, ele é o RPG perfeito.

    CRÍTICA: ‘Indiana Jones e o Grande Círculo’ é respiro em franquia limitada pelo tempo

    Indiana Jones e o Grande Círculo é a mais nova aventura e mergulho no mundo do amado arqueólogo. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘Legacy Of Kain: Soul Reaver 1 e 2 Remastered’ é como um remaster como deve ser

    Legacy of Kain: Soul Reaver 1-2 Remaster é o mais novo relançamento da amada franquia dos games dos anos 90. Confira!