‘Lost Records: Bloom & Rage‘ chegou no dia 18 de fevereiro para PC, PS5, Xbox Series S/X e você também pode aproveita-lo na PS Plus caso assine o serviço e o segundo capitulo chegara dia 15 de abril ainda em 2025. Esse game é dos desenvolvedores originais de Life is Strange, que hoje já não trabalham mais com a franquia e que atualmente o estúdio se chama Don’t Nod Entertainment.
Se você ainda não conhece Life is Strange, vale a pena jogar, mesmo em 2025. Essa série traz diversos jogos com boas tramas narrativas, muita criatividade e aventura.
Em todos os jogos da franquia, assim como em títulos semelhantes, a jogabilidade permite explorar o ambiente e escolher respostas e ações em determinados momentos, influenciando o desenvolvimento das histórias. Sendo assim, toda escolha pode mudar o rumo da trama — e, às vezes, não fazer nada
História de Lost Records até o momento…

Primeiramente, não darei spoilers neste review. Afinal, queremos que você aproveite ao máximo o jogo, do seu jeito. No entanto, comentarei um pouco sobre ele para quem está curioso sobre o que Lost Records pode proporcionar.
Swan é a protagonista que controlamos e cujas respostas e ações podemos escolher. Ao lado dela, há mais três protagonistas: Autumm, Nora e Kat. Cada uma delas tem sua própria importância na narrativa, e interagir com elas fortalece os laços de amizade dentro do jogo.
A história começa em 2022, 27 anos após o verão de 1995, quando as protagonistas se conheceram, tornaram-se melhores amigas e, ao enfrentarem um segredo misterioso, decidiram nunca mais se ver. No entanto, esse pacto muda quando uma caixa igualmente misteriosa é entregue a Autumm, endereçada ao grupo. Diante disso, ela decide reunir todas na cidade natal para relembrar o passado que juraram esquecer.
Esse é o ponto de partida do primeiro capítulo, que joguei duas vezes para testar diferentes possibilidades de escolha. Na minha primeira jogatina, ele durou cerca de sete horas, mas esse tempo pode variar de acordo com o ritmo de cada jogador. Claro, em uma segunda jogada, a duração tende a ser menor. Achei um tempo excelente para um capítulo inicial tão completo, já que conseguimos entender boa parte da trama, tanto no passado quanto no presente.
Gosto especialmente da ambientação nostálgica, com referências a bandas, fitas, jogos e músicas da época. Uma locadora de fitas VHS, por exemplo, é um dos cenários que reforçam esse clima retrô. Aliás, falando em VHS, esse é um elemento central na história, pois nossa protagonista possui uma câmera VHS, que se torna uma peça-chave para reviver o passado.
Nos jogos da Don’t Nod, o foco principal é a narrativa, e geralmente a mecânica central gira em torno de escolhas e exploração. Aqui não é diferente. A personagem pode caminhar pelo cenário, interagir com objetos e pessoas e até manipular itens encontrados, girando-os para observar detalhes ou fazer comentários. Além disso, podemos utilizar nossa filmadora para registrar momentos importantes da história, reorganizar as gravações e até excluir aquelas que não gostamos.
Durante os diálogos, podemos escolher respostas para Swan. Algumas conversas possuem um tempo limite para resposta, garantindo um ritmo mais dinâmico, enquanto outras permitem que o jogador reflita antes de decidir. Também há a possibilidade de observar o ambiente para desbloquear novas opções de diálogo. Além disso, as escolhas podem impactar o relacionamento com as personagens: um ícone de coração — inteiro ou partido — indica se determinada resposta agradou ou desagradou alguém. Inclusive, é possível que uma personagem se agrade enquanto outra se desagrade simultaneamente. No entanto, a história continua fluindo, e essas interações determinam o nível de amizade entre os personagens.

Os desenvolvedores destacaram que escolhas cruciais podem alterar o futuro do jogo. Nesse primeiro momento, essas decisões são representadas por um ícone de planta brotando, em vez do coração mencionado anteriormente. Ainda não joguei o segundo episódio, então não sei exatamente para onde minhas escolhas me levarão. Mas que estou ansiosa para descobrir, isso com certeza estou! Muitas decisões parecem impactar o rumo da história, e, em um jogo desse tipo, isso é mais do que bem-vindo.
Será que é para você?
Se você já gosta de jogos como Life is Strange e similares — eu mesma já joguei vários desse estilo —, Lost Records com certeza deve estar no seu radar. Vale muito a pena reservar um fim de semana para aproveitar essa experiência.
Se você nunca jogou nada desse gênero, por que não experimentar? Além disso, se gosta de séries como Paper Girls e Stranger Things, vai se sentir em casa, já que o jogo se inspira fortemente nesse universo. Assistir ao trailer e lembrar imediatamente de Paper Girls foi o que mais me empolgou para jogá-lo. Fiquei muito feliz ao saber que receberíamos uma chave para cobrir esse conteúdo e, inclusive, agradeço imensamente.
Outro ponto positivo é que o jogo conta com legendas em português do Brasil. A localização está excelente, o que o torna ainda mais acessível para diversos públicos.
O visual do jogo combina elementos de realismo com um toque de cartoon, trazendo cores vibrantes e cenários ricamente detalhados. Particularmente, achei essa escolha maravilhosa. O jogo é lindíssimo e não só apresenta uma estética que se encaixa perfeitamente na proposta, como também conta com uma trilha sonora envolvente, que intensifica a imersão em cada ambiente.
Tem algum ponto negativo?

Até o momento, acredito que só elogiei o jogo, mas há um ponto que pode desagradar alguns jogadores. Em certos momentos, você pode acabar perdendo algum trecho de diálogo, tendo que ler rapidamente ou até pausar para processar tudo o que foi dito.
Isso acontece porque, no canto superior esquerdo da tela, as personagens do presente comentam sobre os eventos que estão relembrando, enquanto jogamos no passado. Ao mesmo tempo, os diálogos dessa linha temporal aparecem na parte inferior da tela, e ainda podemos estar filmando algo ou escolhendo uma resposta dentro do tempo limite. Às vezes, também estamos explorando o cenário em busca de novas opções de diálogo.
Como o jogo tem um forte foco narrativo, é natural querer absorver cada detalhe da história. Esse é o único ponto que considero uma possível desvantagem, embora isso possa não ser um problema para todos os jogadores.
Obrigado, Don’t Nod!

Recebemos a chave para PlayStation 5 e, durante o tempo de jogo, até recebemos uma atualização, provavelmente para correção de bugs. No geral, o jogo rodou muito bem em 4K. Não tive problemas com glitches ou crashes, então acredito que a experiência está ótima para jogar.
Em meio a tantos jogos dos últimos anos que buscam um realismo sem alma, Lost Records se destaca com um design lindo, uma trilha sonora incrível e uma história envolvente e misteriosa.
O jogo prova que os desenvolvedores de Life is Strange não estão para brincadeira. Na verdade, eles se dedicaram bastante para criar uma nova IP que realmente vale a pena jogar.
A decisão de dividir o game em capítulos permite que o público tenha tempo para digerir a história, criar teorias, gerar hype e, claro, compartilhar suas experiências.
Precisa de uma pausa depois de tantos jogos desafiadores? Separe um fim de semana com pizza, refrigerante e embarque em uma viagem de volta a 1995 com Lost Records.
4,5 / 5,0
Confira o trailer do game:
‘Lost Records: Bloom & Rage‘ chegou no dia 18 de fevereiro para PC, PS5, Xbox Series S/X.

Acompanhe as lives do Feededigno no Youtube.
Estamos na Youtube transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.