Need for Speed: Unbound é o mais novo jogo de corrida da franquia da EA. Desenvolvido pela Criterion Games e Codemasters, o game foi anunciado em 6 de outubro de 2022 e publicado pela Electronic Arts para PC, PlayStation 5, Xbox Series X e Series S.
SINOPSE
Corra contra o tempo, despiste a polícia e encare as classificatórias semanais para chegar ao Grand, o desafio de corrida de rua definitivo de Lakeshore. Encha sua garagem de carros personalizados, tunados com precisão e ganhe as ruas com seu estilo, seus ajustes exclusivos e uma trilha sonora global vibrante que ressoa com todos os cantos do mundo.
ANÁLISE
Need for Speed: Unbound é o mais novo jogo da franquia Need for Speed no qual você terá que correr contra o tempo nas ruas da cidade de Lakeshore City. A cidade é baseada em Chicago e apresenta uma variedade de modos de corridas que são divertidos e desafiadores.
Em Need for Speed: Unbound temos um novo designer artístico incrível que lembra muito a animação Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) e uma estética de anime seja na modelagem dos personagens ou mesmo na hora das corridas, com um visual muito estiloso e refinado nas fumaças durante as arrancadas. Apesar desse novo visual, o jogo segue com um gráfico realista que é simplesmente incrível.
Com isso, o jogo segue a mesma fórmula de seus jogos antecessores Need for Speed: Payback (2017) e Need for Speed: Heat (2019). Apesar disso, esse novo jogo melhora a jogabilidade dos veículos que são ok, mas que por ser um jogo de arcade o mesmo faz muita falta sentir o peso dos veículos no Dualsense no PlayStation 5. Mesmo o controle do PS5 tendo seu sensor nos gatilhos L2 e R2 você sente a troca de marchas e o freio extremamente preciso, mas infelizmente em alguns momentos os veículos são desbalanceados e nesse ponto acaba proporcionando aos jogadores um enorme incômodo.
Ao longo do jogo temos uma variedade de eventos a serem cumpridos que dão dinheiro para manutenção dos veículos e assim deixá-los mais tunados. No entanto, em alguns eventos são cobrados uma taxa de inscrição e caso você seja um roda presa levará um certo tempo para acumular dinheiro e melhorar o desempenho do seu veículo a fim de participar desses rachas. Esse ponto de ser cobrado por corrida é muito desanimador, pois logo de cara você não terá um carro bom o suficiente para se sair bem nas corridas. Por isso, o jogo vai exigir bastante tempo para aprimorar seu desempenho nas ruas de Lakeshore City.
CONTRAS
Um outro ponto negativo são quando os veículos que ao sofrer uma colisão. Simplesmente o jogo retorna um ponto após colidir em uma tela de load que é muito rápida, mas que mesmo assim quebra a dinâmica da corrida de tal forma que chega a ser irritante. Seria interessante o jogo seguisse a corrida normalmente. Assim como é no jogo Bornout (2007).
PONTOS POSITIVOS
Além das corridas empolgantes, outro destaque do jogo vai para os diálogos entre os personagens que são simplesmente sensacionais. Em dois momentos tive a citação do anime Initial D e a famosa frase do Dominic Toretto relacionado a família, mas de maneira debochada. Em diversos momentos você verá alguém fazendo alguma citação relacionada a algo da cultura pop. E é muito legal ver esse tipo de interação na construção dos personagens.
Com relação a quantidade de veículos, o jogo tem uma vasta gama de carros que são altamente customizáveis, seja visualmente ou em seu desempenho. Need for Speed: Unbound tem a implementação da customização do seu avatar, seja em roupas e acessórios que deixam o seu personagem com visual único e estiloso. Essa implementação é legal, mas que no final não vai causar diferença em um jogo que o foco são as corridas.
VEREDITO
Por fim, Need for Speed: Unbound é um jogo visualmente lindo, mas que infelizmente ainda é apenas um vislumbre do quão excelente essa franquia foi na era de Playstation 2. Espero que no futuro a desenvolvedora consiga resgatar a fase brilhante de Need for Speed Underground 2 (2004) e Need for Speed: Most Wanted (2005) aos consoles de nova geração.
4,0 / 5,0
Confira o trailer de Need for Speed: Unbound:
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