CRÍTICA – Need for Speed: Unbound (2022, Criterion Games)

    Need for Speed: Unbound é o mais novo jogo de corrida da franquia da EA. Desenvolvido pela Criterion Games e Codemasters, o game foi anunciado em 6 de outubro de 2022 e publicado pela Electronic Arts para PC, PlayStation 5, Xbox Series X e Series S.

    SINOPSE

    Corra contra o tempo, despiste a polícia e encare as classificatórias semanais para chegar ao Grand, o desafio de corrida de rua definitivo de Lakeshore. Encha sua garagem de carros personalizados, tunados com precisão e ganhe as ruas com seu estilo, seus ajustes exclusivos e uma trilha sonora global vibrante que ressoa com todos os cantos do mundo.

    ANÁLISE

    Need for Speed: Unbound

    Need for Speed: Unbound é o mais novo jogo da franquia Need for Speed no qual você terá que correr contra o tempo nas ruas da cidade de Lakeshore City. A cidade é baseada em Chicago e apresenta uma variedade de modos de corridas que são divertidos e desafiadores.

    Em Need for Speed: Unbound temos um novo designer artístico incrível que lembra muito a animação Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) e uma estética de anime seja na modelagem dos personagens ou mesmo na hora das corridas, com um visual muito estiloso e refinado nas fumaças durante as arrancadas. Apesar desse novo visual, o jogo segue com um gráfico realista que é simplesmente incrível.

    Com isso, o jogo segue a mesma fórmula de seus jogos antecessores Need for Speed: Payback (2017) e Need for Speed: Heat (2019). Apesar disso, esse novo jogo melhora a jogabilidade dos veículos que são ok, mas que por ser um jogo de arcade o mesmo faz muita falta sentir o peso dos veículos no Dualsense no PlayStation 5. Mesmo o controle do PS5 tendo seu sensor nos gatilhos L2 e R2 você sente a troca de marchas e o freio extremamente preciso, mas infelizmente em alguns momentos os veículos são desbalanceados e nesse ponto acaba proporcionando aos jogadores um enorme incômodo.

    Ao longo do jogo temos uma variedade de eventos a serem cumpridos que dão dinheiro para manutenção dos veículos e assim deixá-los mais tunados. No entanto, em alguns eventos são cobrados uma taxa de inscrição e caso você seja um roda presa levará um certo tempo para acumular dinheiro e melhorar o desempenho do seu veículo a fim de participar desses rachas. Esse ponto de ser cobrado por corrida é muito desanimador, pois logo de cara você não terá um carro bom o suficiente para se sair bem nas corridas. Por isso, o jogo vai exigir bastante tempo para aprimorar seu desempenho nas ruas de Lakeshore City.

    CONTRAS

    Need for Speed: Unbound

    Um outro ponto negativo são quando os veículos que ao sofrer uma colisão. Simplesmente o jogo retorna um ponto após colidir em uma tela de load que é muito rápida, mas que mesmo assim quebra a dinâmica da corrida de tal forma que chega a ser irritante. Seria interessante o jogo seguisse a corrida normalmente. Assim como é no jogo Bornout (2007).

    PONTOS POSITIVOS

    Além das corridas empolgantes, outro destaque do jogo vai para os diálogos entre os personagens que são simplesmente sensacionais. Em dois momentos tive a citação do anime Initial D e a famosa frase do Dominic Toretto relacionado a família, mas de maneira debochada. Em diversos momentos você verá alguém fazendo alguma citação relacionada a algo da cultura pop. E é muito legal ver esse tipo de interação na construção dos personagens.

    Com relação a quantidade de veículos, o jogo tem uma vasta gama de carros que são altamente customizáveis, seja visualmente ou em seu desempenho. Need for Speed: Unbound tem a implementação da customização do seu avatar, seja em roupas e acessórios que deixam o seu personagem com visual único e estiloso. Essa implementação é legal, mas que no final não vai causar diferença em um jogo que o foco são as corridas.

    VEREDITO

    Por fim, Need for Speed: Unbound é um jogo visualmente lindo, mas que infelizmente ainda é apenas um vislumbre do quão excelente essa franquia foi na era de Playstation 2. Espero que no futuro a desenvolvedora consiga resgatar a fase brilhante de Need for Speed Underground 2 (2004) e Need for Speed: Most Wanted (2005) aos consoles de nova geração.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer de Need for Speed: Unbound:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #43 | ‘Tom Clancy’s The Division’ o apocalipse continua vivo

    The Division é um dos games da franquia de Tom Clancy que nos leva por uma América destruída. Depende de nós seguir diante a destruição.

    CRÍTICA: ‘Clair Obscur: Expedition 33’ transforma o fim da vida em arte e entrega o RPG mais inesquecível do ano

    Clair Obscur: Expedition 33 surpreende por sua proposta narrativa e desafia por sua jogabilidade intensa. Confira o que achamos do game.

    5 principais sinais de alerta no comércio de skins de CS2

    Uma vasta economia virtual há muito tempo se formou em torno das skins no CS2, mas cuidados são necessários para não cair em armadilhas!

    Confira os lançamentos de games de maio!

    Maio chega repleto de games para o PC. Confira os principais lançamentos do mês para todas as plataformas.