O clássico da Sega, Streets of Rage, é uma série de beat’em up que ficou famosa pela sua jogabilidade atemporal e música eletrônica. E agora, 26 anos depois do último título da franquia, Streets of Rage 4 aproveita a jogabilidade da trilogia clássica e incorpora novas mecânicas, gráficos desenhados à mão e uma trilha sonora bombástica para alegrar os gamers nostálgicos e conquistar novos no Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC (via Steam, GOG e Humble).
Aqui, personagens clássicos e icônicos se juntam aos novatos em gráficos fantásticos desenhados à mão, novas capacidades de combate e faixas de música inéditas criadas por uma fantástica equipe de compositores, para um tributo magistral que revitaliza a ação clássica adorada pelos fãs.
HISTÓRIA
O jogo se passa 10 anos após os eventos de Streets of Rage 3, com os personagens recorrentes Axel Stone, Blaze Fielding e Adam Hunter, ao lado de dois novos personagens, a filha de Adam, Cherry, e um aprendiz musculoso, melhorado ciberneticamente pelo Dr. Gilbert Zan, chamado Floyd Iraia.
Nossos heróis dessa vez precisam encarar os gêmeos, filhos do vilão Sr. X, conhecidos como Sr. e Sra. Y.
ANÁLISE
Atire a primeira pedra quem não tem uma série favorita de jogo antigo que gostaria de ver voltar (eu particularmente tenho várias!), mas modernizar uma franquia do passado requer cuidado e habilidade.
Você não apenas precisa agradar os fãs antigos – que vêem seus favoritos de longa data com nostalgia – mas também precisa encontrar uma maneira de tornar o jogo atraente para um público mais novo.
Felizmente, para os fãs de longa data da franquia, Streets of Rage 4 caminha graciosamente na corda bamba do apelo clássico e repaginada para a modernização.
Gameplay
Preciso confessar que eu estava muito ansioso para jogar o game, desde seu anúncio; e posso dizer com tranquilidade que ao assistir ao primeiro trailer com algumas cenas, meu hype foi para mais de 8.000!
Graças ao trabalho impecável da DotEmu, Lizardcube e Guard Crush Games, não tive minhas expectativas frustradas.
Os combates são desafiadores, os combos são fluídos, os cenários – cheios de colorido e neon – combinam muito bem com os personagens na tela, trazendo ester-eggs das edições anteriores e tornando a experiência de jogar Streets of Rage 4 um verdadeiro colírio para os olhos.
O game prova com louvor que os consoles da atual geração não precisam exclusivamente de jogos de mundo aberto e 3D. E supre uma falta que os jogos de hoje em dia têm: co-op 1-1 offline e co-op 1-3 online.
Trilha sonora
A trilha sonora composta pelos compositores originais da série Yuzo Koshiro e Motohiro Kawashima, junto com Yoko Shimomura, Hideki Naganuma e Keiji Yamagishi é incrivelmente perfeita!
As batidas de música eletrônica dão uma “pegada” de ação, fazendo com que as lutas de Streets of Rage 4 sejam ainda mais brutais que o normal e fazem com que a adrenalina seja mantida sempre alta.
Por outro lado, é divertido perceber que essas mesmas batidas, não são incômodas e mesmo que você não esteja em uma luta, dá muito bem para curtir o som entre uma pancadaria e outra.
VEREDITO
Streets of Rage não é perfeito, mas chega muito perto disso. Minha experiência foi incrivelmente satisfatória e minhas expectativas alcançadas.
A narrativa simplória e a falta de dublagem nas cutscenes não arranham a obra-prima e grande homenagem feita aos seus predecessores.
Para este gamer da época do Atari em diante, só tenho a agradecer pelo trabalho incrível realizado pela DotEmu, Lizardcube, Guard Crush Games e toda a equipe envolvida.
E você, já jogou Streets of Rage 4? Deixe seus comentários e sua avaliação!
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.