Neste ano, a Bandai Namco chega com mais um título de ação com uma proposta que mescla gêneros e combina atividades single player e multiplayer em um mesmo universo. Synduality: Echo of Ada é desenvolvido pela Game Studio tendo o seu lançamento final ocorrendo em 24 de janeiro de 2025 abrangendo a nova geração de consoles Playstation 5 e Xbox Series X/S além dos PC via a loja virtual Steam.
SINOPSE
Synduality Echo of Ada é ambientado em 2222, alguns anos depois de uma misteriosa chuva venenosa chamada “The Tears of the New Moon” ter eliminado a maioria dos humanos e gerado criaturas desfiguradas que passam a caçar aqueles que restaram.
Em meio a essa calamidade, a humanidade é forçada a construir um refúgio subterrâneo, Amasia, para sobreviver. Assuma o papel de um Drifter, alguém que busca coletar recursos raros conhecidos como Cristais AO. Você precisará cooperar com seu parceiro de inteligência artificial para enfrentar outros jogadores, criaturas xenomórficas e os perigos presentes na superfície do planeta.
ANÁLISE
Achei um tanto surpreendente a experiência de jogar Synduality pois esperava uma aventura mais voltada para algo linear, mas temos um universo interessante que incentiva a exploração e confronto.
Logo de imediato ele lembra em muitos aspectos um jogo de looter e shooter porque precisamos coletar materiais, cumprir objetivos de mundo, desenvolver armas e equipamentos em um ciclo muito fácil de se adaptar à medida que ficamos imersos neste mundo.
Os aspectos visuais são bem agradáveis com um design de máquinas e criaturas que consegue acrescentar uma boa imersão e sem questões gráficas que fossem comprometedoras.
Com uma jogabilidade que considerei ser de muito fácil compreensão, somos introduzidos simultaneamente a este mundo pós apocalíptico cujo o ambiente externo se tornou altamente hostil e não propõe uma função heroica ao nosso personagem, pelo contrário, somos escavadores que ajudam a manter a sobrevivência da humanidade nas camadas inferiores do planeta.
Durante o tutorial já fica evidente que combater com o Cradlecoffin, o nome dado ao mecha que iremos pilotar ao longo da experiência, vai ser um desafio para aquele tipo de jogador fã de uma movimentação frenética ou uso do grandes combos pois ele tem uma mobilidade mais restrita e o uso dos impulsos de velocidade funciona como uma barra de fòlego que engloba o correr e esquivar o que vai incentivar quem topar essa proposta a pensar muito bem o que fazer durante o combate.
Este aspecto citado achei muito agradável, atualmente os jogos buscam ser cada vez vertiginosamente rápidos e ter um jogo como Echos of Ada que é mais cadenciado se torna um bom respiro de toda essa agitação.
Ao nosso lado enquanto realizamos o trabalho no mundo externo temos o Magus, que funciona como um copiloto fornecendo suporte sobre relevo, condições climáticas, localização de itens como os cristais AO, escaneamento de ameaças e reforços como escudos e granadas que tem muito utilidade nos momentos mais delicados.
Além disso, o Magus não se limita a ser um suporte, mas também tem um perfil de comportamento que pode ser escolhido a partir dos avatares Grau, Locke, Ibis e Gorde que podem ser personalizados na aparência e no traje e se torna uma companhia agradável enquanto se explora este mundo devastado.
Outro ponto que gosto neste jogo é a importância da preparação antes de sair para o ambiente exterior pois é necessário levar em consideração o tipo de arma que se leva, o limite de peso para poder retornar com material, a estrutura do Cradlecoffin que precisa resistir ao confronto e a ação do clima pois ficar sob chuva por um longo período desgasta a barra de resistência do nosso mecha e nisso qualquer queda pode ser o fim da sua missão.
Em aspectos de exploração ele é dividido entre zonas norte e sul sendo a primeira completamente voltada para o estilo PvE (player vs environment) e a segunda para PvP (player vs player) e o jogo te incentiva a estar em ambos os ambientes para cumprir os objetivos das federações solicitantes tendo até um sistema de recompensa para derrotar determinado jogador.
Não mesclar tudo em apenas um ambiente é uma escolha que me agrada, pois mesmo que você precise em algum momento estar no modo multijogador não é algo que acaba sendo rigorosamente exigido podendo ser algo muito mais de acordo com a sua disposição do que precisa fazer no jogo.
Por fim, ainda existe um objetivo adicional que é a evolução de um passe de batalha, algo que já conhecemos em muitos jogos de serviço, que oferece alguns itens cosméticos para o seu mecha e parceiro com a duração de entorno de 90 dias até uma possível nova temporada.
VEREDITO
Apesar de Synduality: Echos of Ada incluir elementos de um jogo de serviço, é uma experiência que se torna divertida quando vamos conhecendo o funcionamento do seu ciclo de jogabilidade e um universo muito interessante que aos poucos vai se desvendando para o jogador.
4,0 / 5,0
Confira o trailer do game:
Synduality: Echo of Ada foi lançado em 24 de janeiro para os consoles Playstation 5, Xbox Series X/S e para PC via Steam.
Acompanhe as lives do Feededigno no Youtube.
Estamos na Youtube transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.