CRÍTICA – Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection (2022, Konami)

    Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection é a nova coletânea da Konami que reúne 13 jogos clássicos que marcaram a história da franquia no mundo gamer.

    O novo jogo das Tartarugas Ninja foi lançado neste dia 30 de agosto para PC (Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X | S e Nintendo Switch. Leia a seguir nosso review de Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection jogado no console híbrido da Nintendo.

    SINOPSE

    Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection reúne 13 jogos clássicos das Tartarugas Ninja criados pela Konami em uma incrível coleção. Esta coleção fornece a oportunidade de experimentar estes jogos incrivelmente populares e inclui um conjunto de novas funcionalidades de qualidade de vida:

    • Jogo online adicionado para certos jogos e Jogo Cooperativo Local
    • Salve quando quiser e retroceda
    • Onze versões regionais japonesas
    • Mapeamento de botões
    • Arte e esboços de desenvolvimento exclusivos
    • Conteúdo histórico de mídia sobre as Tartarugas

    Os jogos são baseados nos personagens e temas das séries de desenho animado e de quadrinhos dos anos 1980, As Tartarugas Ninja. O cenário do jogo costuma ser uma versão fictícia da cidade de Nova York, nos esgotos, dentro de bases futurísticas e até mesmo através do próprio tempo!

    Jogos que fazem parte da The Cowabunga Collection

    • Teenage Mutant Ninja Turtles* (Arcade)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time* (Arcade)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles (NES)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (NES)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (NES)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (NES)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (SNES)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters* (SNES)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist* (Sega Genesis)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Sega Genesis)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan (Game Boy)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back From The Sewers (Game Boy)
    • Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (Game Boy)

    * Jogos disponíveis para jogar online.

    ANÁLISE DE TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES: THE COWABUNGA COLLECTION

    Ter história relevante a ponto de reuni-la em uma coletânea é um feito para poucas franquias. Mais do que isso: Fazer uma coletânea que honre o legado e justifique a sua existência é ainda mais desafiador. Felizmente, Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection se sai muito bem nessa tarefa.

    O primeiro ponto positivo é a grande variedade de jogos. 13 games clássicos de gêneros atemporais como beat’em up, plataforma, luta e arcade é uma mescla interessantíssima. Só o fato da coletânea ter Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time, um dos melhores beat’em up da história, já é algo a ser celebrado.

    Entretanto, a mescla entre títulos das Tartarugas Ninja vai além e reúne jogos nas versões do ocidente e do Japão para que todo mundo possa conhecê-las melhor ou ter o primeiro contato com esses títulos. Foi o meu caso com a grande maioria dessa lista, e confesso que curti demais conhecer principalmente os três jogos de Game Boy.

    Os recursos de melhoria de qualidade de vida também contribuem para uma boa experiência. Em especial, a possibilidade de facilmente retroceder alguns segundos de jogo, simplesmente apertando o botão L.

    Um detalhe interessante, mas que não chega a ser um diferencial, é a possibilidade de jogar os games originais ou ativar modos específicos que possibilitam experiências distintas entre os jogos. No primeiro jogo das Tartarugas Ninja você pode ativar um modo com animações mais suaves, por exemplo. Ou ainda: Em Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters você pode habilitar a escolha de chefes para controlar, entre outros em cada título.

    Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection reúne 13 jogos de arcade, beat'em up, luta e plataforma das Tartarugas Ninja.

    Por mais que o foco principal de Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection sejam os jogos, o outro grande acerto da Konami é a rica coleção em alta definição. De caixas e manuais dos jogos, passando pelas artes conceituais, até mesmo tendo espaço para as propagandas em revistas das décadas de 1980 e 1990. Você encontra de tudo um pouco sobre todos os jogos na coletânea.

    Essa riqueza de materiais me surpreendeu positivamente, especialmente por estarem em alta qualidade. Outro detalhe que gostei demais foi a possibilidade de ouvir trilha por trilha dos jogos.

    Como o Feededigno recebeu a chave da Konami para avaliar o jogo antes do lançamento, não tive quórum para testar os recursos online. No entanto, como todos os jogos da coletânea rodam bem no Nintendo Switch, acredito que seja uma experiência boa, apenas agregando o fator multiplayer aos games que possuem essa função.

    VEREDITO

    Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection pode não ser a coletânea definitiva porque não tem todos os jogos da história das Tartarugas Ninja, mas é certamente uma coleção muito bem feita e cheia de detalhes que deve encantar principalmente os fãs da franquia.

    O novo produto da Konami também é uma ótima oportunidade para conhecer diversos jogos que não eram facilmente acessíveis no passado. Além disso, a coleção é super indicada para os amantes de jogos retrô por ter clássicos de diferentes gêneros, em especial o beat’em up.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer de Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #15 | ‘PaRappa The Rapper’ é aconchegante de um jeito muito especial 

    Ao longo dessa jornada chamada existência tive o prazer de ter contato com games desde um bom tempo na infância, indo desde o Atari,...

    Summer Game Fest 2024: Confira todos os anúncios e trailers do evento

    Summer Game Fest 2024 contou com grandes anúncios. Durante o evento foram mostrados games que serão lançados nos próximos meses.

    CRÍTICA: ‘Sand Land’ é diversão envelopada em história consciente

    Sand Land é uma das obras menos conhecidas de Akira Toriyama. A história gira em torno de Belzebub e sua improvável equipe. Confira!

    EU CURTO JOGO VÉIO #14 | ‘Mad Max’ voou baixo e se mostrou mais do que o esperado em 2015

    Mad Max foi lançado em 2015 para os consoles da época. Em uma jornada curiosamente divertida, o game cativou fãs por todo o mundo.