CRÍTICA – The King of Fighters XIII Global Match (2023, SNK)

    Desenvolvido pela SNK e lançado originalmente em 2010, The King of Fighters XIII chegou primeiro aos fliperamas antes de chegar aos consoles domésticos um ano depois. O título não foi muito bem recebido, pois trazia algumas mudanças polêmicas que retiraram vários elementos já consagrados na franquia. 

    De lá pra cá, tivemos diversas atualizações, relançamentos e agora temos The King of Fighters XIII: Global Match, que chegou este mês para PlayStation 4 e Nintendo Switch.

    SINOPSE

    Os lindos visuais de KOF XIII ajudaram a consolidar sua posição como o auge da luta 2D. Com seus gráficos altamente detalhados baseados em sprites, o jogo dá vida a personagens memoráveis ​​e fases atmosféricas em um nível nunca visto antes na série! KOF XIII GM partidas online em ritmo acelerado com lutadores de todo o mundo.

    ANÁLISE

    Junto com Mortal Kombat, Street Fighter e Tekken, The King of Fighters é uma celebração do gênero de luta com personagens de diversas franquias; e o 13º título da franquia é a última a incluir o icônico estilo pixel art. Com um componente online novo e aprimorado, o recém lançado KOF XIII Global Match oferece o suficiente para tornar este lançamento relevante?

    O KOF XIII GM conta com novos lobbies online, capazes de acomodar até nove pessoas, sendo possível interagir com muitos outros jogadores e também acompanhar suas lutas em escala global utilizando o modo espectador.

    O título que é o capítulo final da saga Ash traz todos os 36 lutadores lançados para o jogo original, incluindo personagens DLC como Kyo no estilo NESTS, Iori clássico e Mr. Karate.

    Em relação a gameplay, o game foca bastante na velocidade e estratégia ao utilizar o Hyper Drive Gauge, EX Special Moves e o NEO MAX Super Special Moves para a realização de combos nas mãos de jogadores mais pro players (que não é o meu caso).

    VEREDITO

    Para a maioria dos fãs da franquia KOF, existem apenas quatro títulos relevantes: 

    • KOF 97 com os icônicos personagens possuídos por Orochi;
    • KOF 2002 com a introdução de combos avassaladores;
    • KOF XIV com um visual mais realista que se aproxima de seus rivais (Street Fighter e Tekken); 
    • KOF XV que é o mais recente. 

    Basicamente, KOF XIII é um título que poucos se importam e sua mais nova versão Global Mach não o tornará relevante. É uma pena a SNK não ter aproveitado a Era dos Remakes para seguir alguns bons exemplos e trazer novidade a um jogo antigo.

    KOF XIII GM repete seu roost com personagens sem graça como Duo Long, Hwa Jai, Raiden, Shen Woo e nem ao menos tem idioma português-BR, mesmo o Brasil sendo o décimo maior mercado de games do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores que gastaram 2,7 bilhões de dólares em 2022.

    Nossa nota

    2,5 / 5,0

    Assista ao trailer de lançamento:

    The King of Fighters XIII Global Match já está disponível para PlayStation 4 e Nintendo Switch.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #35 | ‘Fatal Frame’ capturou o medo através de uma câmera

    No Jogo Véio desta semana, mergulharemos em Fatal Frame, um game que completou 24 anos em 2025. Confira como foi revisitar a história.

    CRÍTICA – ‘Lost Records: Bloom & Rage’ é finalmente um acerto da Don’t Nod

    Lost Records é o primeiro capítulo da nova aventura da Don't Nod. Confira o que achamos do capítulo Bloom & Rage.

    EU CURTO JOGO VÉIO #34 | ‘Vagrant Story’ completa 25 anos e merece ser revisitado

    Vagrant Story é um dos mais incríveis games já feitos pela Square. Lançado nos anos 2000, acompanhamos a história do guerreiro Ashley.

    CRÍTICA: ‘Yakuza 3’ é ponto baixo na franquia, mas ainda é Yakuza

    Yakuza 3 é diverso, porém não deixa de ser o ponto mais baixo da franquia. No controle de Kiryu desvendaremos uma história terrível.