CRÍTICA – Two Point Campus (2022, SEGA)

    Two Point Campus é o novo lançamento da franquia de simuladores da SEGA. Sucedendo o título Two Point Hospital, o novo game permite que os jogadores construam o seu próprio campus, com uma grade curricular fora do comum.

    O jogo foi lançado no dia 9 de agosto para PC, Nintendo Switch, Playstation 4 e 5, Xbox One e Xbox Series X | S. Nós recebemos a chave para a avaliação do game no Nintendo Switch. Confira o que achamos!

    SINOPSE

    Construa uma universidade do seu jeito!

    É hora de virar a academia de cabeça para baixo! Você tem sede de conhecimento? Ou quer construir uma obra-prima educacional? Two Point Campus está cheio de novas ferramentas criativas para ajudar você a construir a universidade dos seus sonhos.

    Pela primeira vez, construa em um espaço amplo conforme desenvolve seu próprio ambiente universitário maravilhosamente educacional, abrigando as instalações de ensino mais avançadas do condado. Seja arquitetar fundações simples ou usar cada árvore disponível, você poderá construir a universidade que quiser.

    Coloque caminhos com novas ferramentas fáceis de usar. Plante coleções gloriosas de plantas na área externa. Coloque bancos, fontes, esculturas, cercas vivas e até cercas de estacas. O único limite é a sua imaginação (e a sua conta bancária no jogo).

    Em vez das matérias acadêmicas comuns, os alunos do Condado de Two Point cursarão uma série de matérias estranhas e maravilhosas: da Escola de Cavalaria à deliciosa Gastronomia em que os alunos vão preparar receitas de dar água na boca, como pizzas e tortas gigantes.

    Construa bibliotecas, contrate os melhores funcionários (de professores excêntricos a pesquisadores birutas), ofereça os melhores cursos no seu campus e desperte o potencial acadêmico dos seus alunos!

    ANÁLISE DE TWO POINT CAMPUS

    Two Point Campus é um jogo de simulação que permite que você construa um campus da maneira que preferir. Desde os prédios até a grade curricular, você tem liberdade de escolher tudo o que será inserido na sua faculdade.

    Com um sistema simples de objetivos, Two Point Campus é um jogo bem fácil de se sentir envolvido. Conforme você vai completando as metas estipuladas nos primeiros desafios, tudo parece se tornar mais frenético – e às vezes até um pouco difícil – sendo necessário pegar o jeito de jogar com rapidez, pois a sua universidade pode quebrar.

    Você começa administrando uma pequena universidade, que serve como seu projeto piloto. É nela que você recebe os tutoriais sobre como gerenciar e contratar funcionários, construir salas, customizar espaços e criar atividades extracurriculares para os seus alunos.

    É nessa primeira parte que você aprende algumas dinâmicas que podem render dinheiro, prestígio e kudosh. Este último é o item mais valioso do jogo e você deve usá-lo com sabedoria, pois ele é liberado em pouca quantidade (se comparado às moedas regulares), e a falta de kudosh pode levar você a empacar em alguns momentos do jogo.

    Portanto, além de ter que lidar com os cursos, as necessidades dos alunos e a infraestrutura da faculdade, você também precisa fazer sábias escolhas para que o seu empreendimento permaneça em alta, gerando cada vez mais receita e formando alunos.

    CRÍTICA - Two Point Campus (2022, SEGA)

    Jogabilidade de Two Point Campus

    Essa é a minha primeira experiência com a franquia Two Point, que possui um segundo jogo chamado Two Point Hospital. Em um primeiro momento, achei a quantidade de botões confusa para uso no console. Apesar de lembrar bastante o visual de menu do The Sims e de outros simuladores do gênero, tive medo de não conseguir me dar muito bem com os comandos.

    Felizmente, o tutorial é bem didático e torna a experiência bem mais fácil. É verdade que as ferramentas de adicionar itens e aumentar salas poderiam ser mais intuitivas e que, definitivamente, esse jogo necessitava de um mapa para cada campus em uma área mais fácil de ser acessada. Entretanto, é relativamente simples de aprender as funcionalidades de Two Point Campus, o que acaba deixando esses problemas um pouco de lado.

    Devido à quantidade de informações que temos em tela, muitas vezes a gameplay se torna bem caótica. Por vezes o jogo indica que uma sala específica precisa de um professor, porém, quando você chega lá, o status não se aplica ao atual momento da faculdade (férias). Desta forma, alguns avisos acabam mais atrapalhando do que ajudando.

    Existem objetivos que você só vai conseguir completar após abrir dois ou mais câmpus. Essa informação é importante, pois você pode achar que é melhor alcançar a totalidade de um campus antes de começar o próximo. Na verdade, a melhor forma de expandi-lo é colocar as mãos nas disciplinas disponíveis naqueles que ainda estão bloqueados. Quanto mais cursos a sua faculdade tiver, mais alunos ela formará e quanto mais alunos, mais receita.

    Isso vale, também, para os itens. Como o kudosh é a moeda que rege o jogo e é utilizada para desbloquear o catálogo, quanto mais câmpus você gerenciar, mais simples se tornará a tarefa de conseguir novos itens.

    Entretanto, essa quantidade enorme de alunos, prédios e itens significa, também, um maior processamento do game. No Nintendo Switch, por exemplo, os travamentos acontecem com frequência e, por três vezes, o meu game deu erro e fechou sozinho.

    Em versões para computador isso é até comum, pois existem vários outros programas rodando ao mesmo tempo, o que pode sobrecarregar o PC. Entretanto, em um console que está, basicamente, rodando um único game, significa que esse é definitivamente um problema que precisa ser corrigido em uma atualização.

    Trilha sonora e visuais

    Apesar dos problemas de travamentos e fechamentos inesperados, Two Point Campus é um jogo realmente viciante. Durante a minha primeira live na Twitch jogando o game, eu fiquei mais de três horas trabalhando apenas no PRIMEIRO campus, e eu nem vi as horas passarem.

    Além disso, a trilha é um ponto muito positivo. As músicas que embalam a rádio dos alunos do campus é maravilhosa e faz a gameplay se tornar ainda melhor. Até os programas da rádio, que possuem legendas em português, são muito divertidos e encaixam perfeitamente com os intervalos das músicas.

    Mesmo o game não dando espaço para customizações de itens (o que seria algo muito legal), Two Point Campus possui um catálogo bem robusto, o que ajuda bastante nos layouts e itens para elevar a reputação das salas.

    VEREDITO

    Two Point Campus é um ótimo jogo de simulação. Apesar de ter alguns problemas, consegue entreter durante horas e entrega uma gameplay muito divertida.

    Nossa nota

    3,8/5,0

    Assista ao trailer de Two Point Campus:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #30 | Black (2006)

    Black marcou a geração do PS2 por sua dificuldade e sua gameplay dinâmica e frenética. Confira o que achamos do game.

    CRÍTICA: ‘Mario & Luigi: Brothership’ é o retorno dos irmãos em aventura lúdica e divertida

    Mario & Luigi: Brothership nos lança por uma aventura única da amada franquia, repleta de diversão e pouco desafio, ele é o RPG perfeito.

    CRÍTICA: ‘Indiana Jones e o Grande Círculo’ é respiro em franquia limitada pelo tempo

    Indiana Jones e o Grande Círculo é a mais nova aventura e mergulho no mundo do amado arqueólogo. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘Legacy Of Kain: Soul Reaver 1 e 2 Remastered’ é como um remaster como deve ser

    Legacy of Kain: Soul Reaver 1-2 Remaster é o mais novo relançamento da amada franquia dos games dos anos 90. Confira!