EU CURTO JOGO VÉIO #20 | ‘Grand Theft Auto: San Andreas’ foi um marco para a franquia

    Na era das lan houses, alguns games reinaram magnânimos. Diferente de games como Counter-Strike 1.6, Gran Chase, Gunbound, MU e muitos outros foram um sucesso por seu fator de reunir amigos e jogadores de qualquer lugar do mundo, GTA: San Andreas conquistava os jogadores por sua gameplay mirabolante, mas também seus absurdos.

    No controle de CJ, ou Carl Johnson, o primeiro protagonista negro da franquia GTA, acompanhamos uma gameplay que nos leva por San Andreas, em que precisaremos fazer o personagem perseverar por sua jornada em Los Santos, San Fierro, Las Venturas, Flint County e muitos outros lugares. Possuindo um dos maiores mapas de mundo aberto da época, era possível lançar as mais diversas loucuras no mapa do game. Tendo sido um sucesso também no PlayStation 2 na época, o game redefiniu o gênero por sua liberdade e gráficos até então “realistas.”

    Há alguns anos, o game foi “redescoberto” e ganhou diversos mods que permitiam uma personalização absurda, que colocavamaté mesmo uma skin de Superman em Carl e dava a ele poderes como os do Homem de Aço. Isso sem falar nas mais loucas, como o Professor Xavier, ou que transformava todos os personagens do jogo em Homer Simpson. Lançado em 26 de Outubro de 2004, Grand Theft Auto: San Andreas ganhou o mundo por suas missões mirabolantes e uma história que quase ninguém conhece de verdade.

    SINOPSE

    Há cinco anos, Carl Johnson fugiu da pressão da vida em Los Santos, San Andreas, uma cidade sendo destruída por problemas com gangues, drogas e corrupção. Onde estrelas de cinema e milionários fazem o melhor que podem para evitar traficantes e bandidos.

    É começo dos anos 90. Carl volta para casa. A sua mãe foi assassinada, a sua família ruiu e seus amigos de infância estão todos indo em direção ao desastre. Assim que volta ao quarteirão, um bando de policiais corruptos o culpam por um homicídio. CJ é forçado a entrar em uma jornada que o leva por todo o estado de San Andreas para salvar a sua família e tomar o controle das ruas.

    ANÁLISE

    San Andreas

    Com ports que levaram ao game aos consoles de plataformas mais recentes e até mesmo aos celulares android e iOS, San Andreas ganhou um respiro e nova vida para os jogadores mais jovens. Neste jogo véio, tenho orgulho de trazer um dos games que marcou uma era não apenas para mim, como para grande parte dos brasileiros da minha geração.

    Não apenas pela liberdade proporcionada pelo desbloqueio do PlayStation 2, como também pelo fácil acesso às lan houses, podíamos pagar valores ínfimos e desfrutar de games que nos lançavam por mundos inteiramente novos. Não apenas pelo sucesso boca-a-boca, como também pelo relativo sucesso que foi GTA: Vice City, San Andreas surgiu como uma promessa de uma aventura single player, única.

    Com uma melhoria nos gráficos e na jogabilidade, o sucessor de Vice City que já havia vendido pouco mais de 17 milhões de cópias, conseguiu ultrapassar a marca dos 25 milhões de cópias vendidas, San Andreas se tornou o game mais vendido do PlayStation 2.

    San Andreas

    Com uma incrível rádio que variava entre Depeche Mode, Billy Idol, James Brown, Joe Cocker e muitos outros, vemos aqui um dos maiores avanços não apenas narrativos, mas também na forma de se produzir games. Forma essa que a Rockstar viria a se debruçar muito nos anos que se seguiriam. Com uma estrutura narrativa que nos remontam às disputas por território das gangues na Los Angeles dos anos 80/90.

    Ambientada na cidade fictícia de Los Santos nos anos 90, somos apresentados à história de CJ, que retorna para sua casa após passar cinco anos em Liberty City depois da morte de seu irmão mais novo.

    Ao retornar para casa depois do assassinato de sua mãe, Carl percebe que sua antiga gangue, Grove Street Families está perdendo controle do seu território, o que pode causar a morte de seu irmão e de antigos aliados. Junto de Sweet Johnson, irmão de CJ – claramente inspirado em Ice Cube -, Big Smoke – é inspirado em Jamal Woolard -, Madd Dogg – inspirado em Snoop Dogg – e Ryder – inspirado em Eazy-E -, o grupo tentará restaurar a Grove Street à sua antiga glória. Ou pelo menos é isso que CJ pensa que todos estão fazendo.

    GAMEPLAY, CHEAT CODES E ENREDO

    San Andreas

    Com uma gameplay baseada primariamente no título do game “Grand theft auto,” roubo de veículos para chegar até os objetivos ou realizar determinadas missões. Ou até mesmo, apenas viajar por San Andreas lançando caos por todas as cidades. Realizando missões, nos aprofundando nas histórias, relacionamentos e tramas dos personagens que habitam alguns dos núcleos mais próximos de CJ, mergulharemos em aventuras, tiroteios e até mesmo uma exploração enorme no que diz respeito ao nosso avanço na história.

    Com uma história repleta de personagens falhos, corruptos e de moralidade ambígua, vemos como este mundo se assemelha ao nosso e faz referência a ele. Em meio a uma guerra de gangues, traições e o luto, Carl precisará tentar sobreviver onde até então ele pensava ser seu lar.

    Um dos mais interessantes fatores de San Andreas sempre foi como os cheat codes só melhoram a experiência dos jogadores. Nos primeiros anos, os salvamentos poderiam ser comprometidos por estes, agora, 20 anos depois de seu lançamento, eles parecem ser ignorados – mesmo que os avisos de possível corrupção de dados se manterem.

    San Andreas

    Mergulhar por San Andreas é mergulhar na história dos games. E no sucesso que a Rockstar faz até hoje. Com uma das mais rentáveis e marcantes franquias da história, acompanhamos aqui uma diversão sem igual. Cuja vida útil pode ser prolongada e propiciada por mods que alteram não apenas nossa experiência como os gráficos.

    No PC, a experiência de San Andreas se mantém a mais próxima da experiência original que tive com o game: em uma lan house antes de jogá-lo no PS2. Apesar de conhecer cada uma das áreas do enorme mapa de 38.2 km² para explorar. Seja voando, dirigindo, pilotando ou navegando, San Andreas é tão gratificante, que ao retornar por Grove Street pela primeira vez após mais de 15 anos, me recordei de cada uma das ruas do game, cheat codes e linhas narrativas.

    VEREDITO

    O que a Rockstar fez há quase 20 anos foi algo fora da curva. Ao nos oferecer uma narrativa singular, gráficos mais reais quanto possíveis, vemos aqui uma das mais satisfatórias jornadas do PS2. Sem dizer que esse talvez tenha sido o game que moldou uma geração, todas as publishers nos anos seguintes tentariam copiá-los, como com Sleeping Dogs da Square Enix, The Simpsons Hit & Run, Saints Row 2 da THQ e Just Cause da Eidos – mas sem sucesso.

    Não apenas pela jornada de CJ, como de todos os outros personagens que cruzam seu caminho, vemos aqui o que há de melhor: a liberdade de jogar da forma que quiser, seja bagunçando San Andreas, ou realizando missões, Grand Theft Auto: San Andreas serve a todos os gostos.

    Ao longo de uma história repleta de violência, aspectos cômicos tendem a surgir, o que deixa a experiência do game ainda mais satisfatória. Possuindo os fatores de abstração que franquias de ação tendem a ter, nem sempre se levando tão a sério, vemos aqui um dos maiores, se não o maior acerto da Rockstar. Não apenas pela história de CJ, mas também por como o game constrói esta persona repleto de minúcias, mas em um ambiente que talvez não o permita se desenvolver tanto assim.

    GTA: San Andreas é um dos games mais marcantes da franquia, mas não apenas isso. Ele se mostra como um acerto em todos os sentidos em relação a seu antecessor, se destacando por como ele pôde ser mais do que era no passado. E foi, e é.

    Como uma diversão honesta mesmo quase 20 anos depois de seu lançamento, o game causou a este que vos escreve um quentinho no coração pelo fator nostálgico, mas também pelo fator de curiosidade. E mesmo depois de mais de 15 anos retornar ao game sem nunca o ter finalizado e fazê-lo agora, me fazem entender a razão dele ser tão amado mesmo tanto tempo depois.

    GTA: San Andreas está disponível para PC, PlayStation 4, Android e iOS.

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