Um jogo furtivo sempre é um desafio interessante por desafiar o jogador a fazer algo diferente do que entrar por uma sala eliminando seus adversários sem pensar em outra abordagem a não ser atacar diretamente. Neste gênero existem diversos jogos clássico e entre eles está ‘Tenchu‘ que se tornou uma franquia muito conhecida ao longo dos anos.
O primeiro jogo de Tenchu foi lançado em fevereiro de 1998 para o primeiro console ‘Playstation‘ desenvolvido pela Acquire também responsável por outras franquias como Octopath Traveler e The Way of Samurai que também conseguiu alcançar alguma longevidade.
A franquia como um todo teve 9 jogos lançados, tendo a sequência Tenchu 2: Birth of Stealth Assassins no ano 2000 dois anos depois do seu primeiro título ainda sobre o desenvolvimento da Acquire, tendo os direitos adquiridos pela Activision e retornando para a franquia Tenchu apenas em 2009 com Tenchu: Shadow Assassins.
A história de Tenchu é sobre dois ninjas, Rikimaru e Ayame, que foram ambos membros do clã ninja Azuma desde a infância. Os dois ninjas servem ao Senhor Gohda e trabalham para ele como seus espiões secretos para acabar com a corrupção a província.
ANÁLISE
Tenchu foi um dentre tantos jogos que adorava durante a minha parte da infância que abrangeu a época do primeiro console Playstation, oferecendo um universo de outros gêneros que até então não tinha oportunidade de conhecer e lá estava este jogo com uma dupla de ninjas.
Acredito que o conceito de ninja, que equivale proporcionalmente aos agente secretos/espiões só faz sentido para uma adaptação em games em um gênero stealth não apenas pela furtividade de suas missões, mas também porque existe um contexto mais amplo que associam este tipo de guerreiro aos contextos políticos de suas respectivas épocas.
Uma dentre tantas coisas que sempre gostei neste jogo é o convite a pensar sobre outras formas de passar por uma fase que não fosse exatamente um confronto direto, algo que só tive contato através da franquia Metal Gear que até hoje tenho um carinho muito grande.
A jogabilidade em si era bem sólida para o seu recorte temporal, mas o tempo relativamente longo não prejudica a experiência divertida que é uma jogatina de Tenchu que tem poucas fases. Você consegue terminar em torno de umas 4 horas que fornecem um desafio que é muito interessante para sua época e até onde pensar em algumas inspirações para outros jogos deste mesmo gênero como os itens de distrações.
Atacar diretamente os inimigos sem pensar no silêncio dos seus atos é algo que o jogo irá te lembrar o tempo todo durante a experiência encaminhando o maior número de adversários e tornando o objetivo muito mais complicado de se alcançar, o que sempre achei um ótimo desafio porque não é algo tão opcional ignorar a furtividade para uma abordagem mais direta como muitos jogos que tem este elemento possuem.
Se esconder atrás de objetos, paredes, caminhar da forma mais silenciosa possível e fazer uma eliminação sem deixar rastros é o principal quando jogamos Tenchu, que nos recompensa com itens melhores e permitindo aprimorar o leque de opções para a missão seguinte além da sensação de um sucesso sem grandes problemas.
Os dois personagens principais Rikimaru e Ayame tem habilidades distintas que fazem diferença quando se traça uma estratégia em uma fase, sendo o primeiro mais resistente porém não tão rápido enquanto a novata é ágil, pode se realizar mais combos mas sem tanta força.
Essa combinação já em um período que se iniciava as mudanças estruturais mais robustas no universo de games mostram como estes pequenos passos foram vitais para o que vemos no tempo atual, mesmo que atualmente não se produzam mais títulos de Tenchu sua marca foi deixada na história do gênero e sua evolução tecnológica.
VEREDITO
Tenchu definitivamente é um dos clássicos de seu estilo de jogo que merece ser carinhosamente lembrado por apresentar elementos que até os dias atuais existem no universo e, mesmo não sendo o primeiro, foi um passo importante sua existência.
Você pode conferir todos os games que marcaram época aqui no Jogo Véio.
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