EU CURTO JOGO VÉIO #25 | ‘J-League Winning Eleven’ e sua surpreendente imersão

    Futebol é uma paixão nacional que vai desde a sua prática no mundo real, assistindo uma partida em um estádio ou na tv e viver este sonho de praticar este esporte através do universo dos games. Atualmente esta franquia é renomeada como E-football, mas já foi Pro Evolution Soccer e, para aqueles que jogaram na sua versão mais clássica ‘Winning Eleven’ ou mais precisamente ‘J-League Winning Eleven‘.

    J.League Jikkyō Winning Eleven 97 foi um jogo desenvolvido para o primeiro console Playstation, produzido pela Konami e lançado em 22 de novembro de 1996 e posteriormente outra versão foi criada para Nintendo 64. Para época era considerado o jogo de futebol com a quantidade de elementos mais realistas já introduzidos como a narração de Jon Kabira que foi a voz de outros títulos de futebol e o ex-jogador Yasutaro Matsuki.

    Na capa de Winning Eleven temos o ex-jogador Masayuki Okano e o lendário Kazuyoshi Miura que até os dias atuais está em atividade e jogou em diversos clubes do mundo inclusive no Brasil. A maior curiosidade a respeito disto é de tantos jogos lançados e jogadores de diversas nacionalidades até hoje é o único jogador desta era que ainda é Kazu.

    ANÁLISE

    Winning Eleven

    É impossível não fazer uma curadoria de clássicos e não citar o universo futebolístico de Winning Eleven, principalmente a versão da liga japonesa que para muitos gamers desta era dourada foi o primeiro contato com futebol em games. Quando tive a oportunidade de uma experiência de futebol que achei realmente prazerosa jogar foi exatamente com esta preciosidade, em uma época que o simples toque de realismo durante uma partida brilhava os olhos.

    As mecânicas de jogo são conhecidas até os dias atuais com o acréscimo dos elementos modernos que eram necessários, toda franquia de longa data naturalmente se molda ao tempo mas essencialmente a proposta não mudou que está relacionada a viver uma boa partida de futebol virtual.

    Quando passo a refletir sobre tudo o que atualmente é oferecido em comparação ao que estes primórdios criaram é uma evolução impressionante partir de algo tão simples tanto graficamente como as texturas, uniformes e rostos quanto em design de áudio para o que hoje literalmente um elenco de um time mudar e em questão de dias aquilo estar disponível em sua plataforma.

    Winning Eleven

    A barreira da linguagem não era um impeditivo para a época e mesmo não tendo conhecimento linguístico do japonês qualquer jogador sabia exatamente onde ficava cada menu, mas ter um dicionário em mãos também era uma ferramenta que não era descartada e este tipo de vivência in game proporciona recursos que até acabamos utilizando na nossa vida como no meu caso aprender este idioma.

    Era uma época que não existia o absurdo processamento visual ou de conexão que temos hoje, então o mais próximo de uma experiência em jogo com outra pessoa é quando você jogava com alguém conectado ao segundo slot do controle e ainda por um cabo que geralmente não era tão longo o que em muitas residências ocorreram alguns acidentes com consoles.

    O que infelizmente se perdeu com o tempo foi esta experiência mas tátil entre jogadores, que atualmente é chamado de multijogador local e proporcionava um entretenimento a mais porque entre dois jogadores que gostam de algo mostrar sua habilidade e superá-lo era um troféu digno de uma Champions League.

    Era possível jogar em duas pessoas e tinha alguns modos que proporcionaram muita diversão como as partidas de exibição e as cobranças de pênaltis além dos modos single player que era possível jogar uma temporada inteira da J League, jogo das estrelas e a Hyper Cup.

    Mesmo sendo um jogo dos primórdios do tridimensional, ainda é possível dizer que Winning Eleven entrega uma experiência imersiva porque os nomes disponíveis já eram de jogadores que existiam. Porém o que tornava o jogo de fato uma jornada em um campo de futebol era a narração cheia de energia e empolgante que entregava exatamente o esperado de assistir uma partida da arquibancada.

    VEREDITO

    J-League Winning Eleven é um clássico que entrega elementos que estão vivos até hoje nos games de futebol, em uma época que recursos não eram tão avançados e uma diversão que fica guardada no coração e memórias de todo jogador virtual que teve o privilégio de viver esta época.

    Você pode conferir todos os games da Nintendo que marcaram época aqui no Jogo Véio.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #30 | Black (2006)

    Black marcou a geração do PS2 por sua dificuldade e sua gameplay dinâmica e frenética. Confira o que achamos do game.

    CRÍTICA: ‘Mario & Luigi: Brothership’ é o retorno dos irmãos em aventura lúdica e divertida

    Mario & Luigi: Brothership nos lança por uma aventura única da amada franquia, repleta de diversão e pouco desafio, ele é o RPG perfeito.

    CRÍTICA: ‘Indiana Jones e o Grande Círculo’ é respiro em franquia limitada pelo tempo

    Indiana Jones e o Grande Círculo é a mais nova aventura e mergulho no mundo do amado arqueólogo. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘Legacy Of Kain: Soul Reaver 1 e 2 Remastered’ é como um remaster como deve ser

    Legacy of Kain: Soul Reaver 1-2 Remaster é o mais novo relançamento da amada franquia dos games dos anos 90. Confira!