PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Beta Test de Valorant para os consoles

    Jogos de tiro em primeira pessoa são a opção mais viável para se fazer amigos valorosos ou adversários  que fazem o melhor para dar ênfase ao seu lado muito mais competitivo e alguns títulos se estabelecendo de forma sólida neste gênero, como no caso de Valorant

    O jogo é desenvolvido e publicado pela Riot Games que também produziu League of Legends e foi lançado em 2 de junho de 2020 apenas para PC. Em 11 de julho de 2024 foi liberado para os consoles Playstation 5 e Xbox Series X/S uma teste em beta fechado e por enquanto não tem um lançamento oficial desta versão para consoles. 

    SINOPSE

    Valorant é um FPS tático 5×5 competitivo focado em personagens que se passa no mundo todo. Faça jogadas incríveis e supere seus oponentes com habilidades táticas, mecânica de tiro e trabalho em equipe.

    Você tem 13 rodadas para atacar e defender o seu lado usando disparos certeiros e habilidades táticas. Com apenas uma vida por rodada, você tem que pensar mais rápido que o adversário se quiser sobreviver.

    ANÁLISE

    Valorant

    Valorant é um jogo que não consegui me adaptar em relação a muitos elementos que estão inseridos na sua proposta, entretanto o que deve ser de fato analisado é o funcionamento em relação a portabilidade realizada para os consoles.

    O que particularmente não me adaptei tão bem em relação ao jogo é a quantidade de comandos de ação como um para tiro livre, uma mira focada que fica entre o livre e algo um pouco mais direcionado até que enfim chega a uma perspectiva mais convencional. Esse conjunto de mecânicas acaba se tornando  um tanto caótico mesmo que estivesse utilizando uma configuração de comandos muito mais fácil. 

    A respeito dessa testagem não houve nenhum problema gráfico que fosse evidente durante as horas de jogo, seja por queda de frames, algum bug ao se movimentar ou perca de texturas quando se avança de um setor a outro do mapa. 

    Este aspecto visual bem adaptado para o console é interessante pelo fato de Valorant ser um título que já existe a um tempo considerável de seu lançamento, o que em muitos casos que não foram tão bem sucedidos passou a impressão de ser apenas um mero engodo para fisgar mais jogadores em uma nova plataforma ou geração.

    O mapeamento dos comandos para o console é interessante por permitir usar uma configuração semelhante a versão inicial ou algo que seja mais confortável ao que um jogador que não conhece Valorant. Especificamente para o Playstation 5 não foi utilizado os recursos de sensibilidade do controle dual sense do console, o que poderia ser um diferencial muito interessante para a experiência de jogo.

    O tutorial é um pouco lento o que acredito que seja para  um novo usuário do jogo  tenha  o tempo que precisar para que possa testar cada etapa dos comandos e até mesmo a partida de aprendizado com uma equipe formada por personagens pertencentes ao jogo.

    Os modos de jogo são os mesmos de sua versão para PC e tem uma boa variedade de opções, o que definitivamente garante umas boas horas de jogo. Neste ponto o que não me agradou tanto foi o matchmaking um pouco desbalanceado colocando em disputa uma equipe muito mais conhecedora dos aspectos do jogo do que a outra. 

    VEREDITO

    O beta de Valorant indica que repetirá o sucesso dos PC nesta  sua chegada agora para as versões em para console, mantendo-se relevante como vem fazendo ao longo de toda a sua jornada desde o lançamento, agora abraçando uma quantidade muito maior de jogadores que tinham a curiosidade de conhecer este título da Riot Games.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Prince of Persia: The Lost Crown’ ganha vida nova nos celulares

    Prince of Persia: The Lost Crown ganhou um novo respiro. Depois do lançamento para todas as plataformas, o game chega aos celulares.

    EU CURTO JOGO VÉIO #41 | Existir se torna um gesto de resistência em ‘Detroit Become Human’

    No Jogo Véio desta semana trazemos Detroit Become Human. O game da Quantic Dream nos lança por uma história profunda e existencialista.

    CRÍTICA: ‘The First Berserker: Khazan’ é soulslike mais difícil do que qualquer jogo da FromSoftware

    The First Bersker: Khazan nos surpreende, desafia e se mostra como o mais difícil soulslike já feito. Confira o que achamos do game.

    EU CURTO JOGO VÉIO #40 | ‘God of War’ continua divertido e desafiador 20 anos depois

    Após completar 20 anos de seu lançamento, rejoguei God of War. A jornada surpreende e se mostra como o claro retrato de uma época.