Elvis Presley: Conheça o Rei do Rock e suas melhores músicas

    Quando falamos sobre o rock e toda a sua evolução, é impossível não citarmos Elvis Presley, não é mesmo? A voz incomparável, o jeito único de dançar e atuar, além do estilo próprio de se vestir, o transformaram em um dos mais significantes ícones culturais do século XX. A figura mítica do Rei do Rock continua intacta mesmo após 45 anos de sua morte – completados no dia 16 de agosto de 2021 – e suas canções seguem conquistando fãs no mundo todo. 

    Para homenagear Elvis, preparamos esse artigo para quem quer conhecer mais sobre o Rei do Rock.

    Elvis Aron Presley nasceu em East Tupelo, Mississipi, Estados Unidos no dia 08 de janeiro de 1935. Filho de Vernon e Gladys Presley, nasceu de um parto difícil, de gêmeos, onde seu irmão não sobreviveu. Em 12 de setembro de 1948, sua família mudou-se para Memphis, Tennessee, onde passou sua infância.

    Presley participava do coro da igreja evangélica local e recebeu influência do blues. Aprendeu a tocar guitarra e participou de concursos de música em sua cidade.

    Antes da fama, Elvis trabalhou como motorista de caminhão e como lanterninha de cinema. Nessa época, ele tentou entrar em uma banda profissional liderada por Eddie Bond, mas foi rejeitado e passou a acreditar que nunca seria cantor.

    INÍCIO DE CARREIRA

    Em 1954, Elvis foi contratado pelo produtor musical de rhythm and blues Sam Phillips, que estava à procura de um cantor branco que cantasse um blue legítimo. No mesmo ano, Elvis gravou seu primeiro disco, um compacto com as músicas That’s All Right e Blue Moom of Kentucky. Suas apresentações encantavam as plateias. No dia 2 de outubro fez sua primeira apresentação fora de seu estado, em Atlanta, Geórgia.

    Em 1955, foi contratado pela gravadora RCA Victor. Suas novas músicas Mystery Train e Baby Let’s Play House, logo ocuparam as paradas de sucesso. Suas apresentações nos programas de rádio e televisão fascinavam o público.

    Em 1956, Elvis apresentou-se no programa de televisão dos irmãos Dorsey e logo seu álbum Heartbreak Hotel alcançou em um ano a marca de nove milhões de cópias vendidas.

    Elvis Presley iniciou suas apresentações internacionais, encantando e escandalizando as plateias, com suas roupas estravagantes e sua forma diferente de dançar.

    CONHEÇA AS 10 MELHORES MÚSICAS DE ELVIS PRESLEY

    Can’t Help Falling In Love

    Podemos apreciar o lado romântico do Rei do Rock em Can’t Help Falling In Love, considerada uma das canções românticas mais bonitas de todos os tempos. 

    Em 1961, Elvis Presley estrelou o filme Blues Hawaii e a música “Can’t Help Falling In Love” fez parte da trilha sonora.

    Suspicious Minds

    Grande sucesso de Elvis Presley, Suspicious Minds foi composta por Mark James e lançada em agosto de 1969, depois de ser entregue ao rei pelo produtor Chips Moman

    A canção conquistou o topo das paradas americanas e se tornou uma de suas músicas mais populares de sua carreira.

    Always On My Mind” 

    Presente no álbum Separate Ways, de 1973, Always On My Mind fez um grande sucesso com o grupo Pet Shop Boys, que decidiu gravar a música em 1987 para fazer uma homenagem ao rei. 

    A versão de Elvis se tornou muito famosa e foi regravada logo depois que o cantor se separou de sua esposa, Priscilla Presley.

    Love Me Tender

    Love Me Tender foi escrita por Ken Darby para fazer parte da trilha do filme que inicialmente recebeu o nome de The Reno Brothers. Este seria o primeiro filme estrelado pelo cantor, mas a música fez tanto sucesso que o filme ganhou o mesmo nome.

    Love Me Tender conquistou uma das bilheterias mais expressivas da história do cinema, e a música se tornou um dos maiores sucessos de Elvis.

    Jailhouse Rock

    Uma das características de Elvis era regravar grandes músicas e dar o seu toque rockabillyJailhouse Rock foi escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller, mas foi com o Rei do Rock que se tornou uma grande hit.

    Fever

    Muitos artistas regravaram Fever, como Peggy Lee, Madonna, Ella Fitzgerald e, claro, Elvis. Este clássico do R&B foi criado por Eddie Cooley e John Davenport.

    Trouble

    No filme King Creole, Elvis faz o papel de Danny Fisher, garoto que trabalha num bar como garçom e é desafiado a subir no palco para mostrar seu talento como cantor, e é Trouble que ele apresenta em sua performance. Em 1968, o cantor fez um especial de retorno e cantou esta música, provando que estava mais poderoso do que antes.

    Hound Dog

    Composição de Jerry Leiber e Mike Stolle, a música Hound Dog ficou mais conhecida na versão de Elvis Presley e foi lançada pelo rei em 1956. A música original é 1952 e foi gravada pela primeira vez por Willie Mae “Big Mama” Thornton, cantora de blues e R&B.

    Heartbreak Hotel

    Ela foi o primeiro single de Elvis, lançado em janeiro de 1956 pela RCA. Ela foi composta por Tommy Durden e Mae Boren Axton e Elvis Presley também ganhou créditos. A letra teria se revelado como inspiração após ele ver um artigo no jornal sobre o suicídio de um homem que saltou da janela de um hotel.

    It’s Now or Never

    It’s Now or Never tornou-se em um dos maiores êxitos da carreira de Elvis Presley; é uma versão do clássico italiano chamado O Sole Mio, composta no fim do século XIX no ano de 1898. A música italiana foi gravada pela primeira vez por Giuseppe Anselmi, em 1907. A primeira versão em língua inglesa para a referida canção ocorreu em 1949, gravada por Tony Martin com o nome de There’s no Tomorrow.

    A versão de Elvis é datada de 1960 sendo lançada em single com A Mess Of Blues no lado B. Atingiu a primeira posição da Billboard em agosto de 1960. Foi posteriormente relançada na coletânea Elvis Golden Records Vol.3, de 1963; além de diversos lançamentos ao longo dos anos em álbuns oficiais e piratas.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Desastre Total: Woodstock 99 | Tudo sobre o documentário da Netflix

    Woodstock de 1969 é sinônimo de Paz e Amor, mas a edição de 99 conseguiu destruir a reputação do maior festival da música.

    Predador: Como funciona a hierarquia dos yautjas?

    Os yautjas da franquia Predador vivem numa sociedade que valoriza a honra e as habilidades de combate; conheça a hierarquia deles.

    Betty Ross: De namorada do Hulk à Harpia Vermelha

    Betty Ross é conhecida como o amor de Bruce Banner, mas tornou-se a Harpia, mais tarde a Mulher-Hulk Vermelha e finalmente a Harpia Vermelha.

    O Capuz: Quem é o vilão da série Coração de Ferro?

    Conheça Parker Robbins, um bandido comum que ao encontrar um manto e um par de botas místicos, tornou-se O Capuz!