4 adaptações pop que provam que o KISS é mais que uma banda

    A banda americana de hard rock KISS, fundada em janeiro de 1973 por Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss é inconfundível principalmente por suas pinturas faciais, mas engana-se quem acredita que os quatro novaiorquinos se limitam a isso.

    Com mais de quatro décadas, a banda que saiu em sua última (infelizmente) turnê mundial com End of the Road Tour conta com quatro show no Brasil, sendo:

    • 26/04 – Porto Alegre;
    • 28/04 – Curitiba;
    • 30/04 – São Paulo e
    • 01/05 – Ribeirão Preto.

    Com seus quase cinquenta anos de estrada e uma extensa discografia – são 24 álbuns e 35 turnês -, o KISS se tornou parte integral da cultura pop com as maquiagens icônicas, sonoridade efervescente e um playlist invejável de hits que vão de “Kiss Rock and Roll All Nite” do álbum Dresses to Kill até “Forever” do álbum Hot in the Shade.

    Com suas maquiagens e roupas espalhafatosas o grupo assume os alter egos de Starchild (Paul Stanley), Demon (Gene Simmons), Spaceman (Ace Frehley) e Catman (Peter Criss); devido a diferenças criativas, Peter Criss deixou a banda em 1980 e Ace Frehley em 1982.

    Em 10 de abril de 2014, o KISS foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame e embora os roqueiros não tenham se apresentado, os quatro membros originais apareceram na 29ª cerimônia anual de posse, no Brooklyn, para aceitar a honra.

    Sem delongas, vamos à lista!

    QUADRINHOS

    Não é segredo que o KISS foi projetado para ser uma espécie de grupo de super-heróis do rock. Dessa forma, era quase obrigatório que eles tivessem suas próprias histórias em quadrinhos.

    Ao longo dos anos, o grupo teve diversas HQs entre obras licenciadas e não-licenciadas. Os músicos trabalharam com algumas das maiores editoras do segmento, como a Dark Horse Comics, Image Comics, Archie Comics e até a Marvel Comics, essa última sendo a primeira a publicar uma HQ do KISS, com direito a crossovers com os heróis da editora.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Marvel Comics: Conheça alguns personagens da editora

    A estreia nas páginas das HQs aconteceu em 1977, mas como participação em Howard, o Pato #12 e #13; e no mesmo ano a Marvel lançaria A Marvel Comics Super Special: KISS. Era a primeira vez desde os Beatles que um grupo musical se tornava protagonista de uma edição desta linha.

    Eu acompanhei as HQs lançadas pela Image Comics, com traços de Todd MacFarlane (criador do Spawn); a série em quadrinhos Kiss: Psycho Circus foi muito incrível.

    FUNKO

    Por mais que o KISS tenha uma vibe “meio pesada”, a banda faz sucesso com o público infantil é muito comum os pais fãs da banda passarem seu amor para seus filhos e até vermos crianças em seus shows mundo à fora.

    E não é surpresa termos os marcantes bonequinhos cabeçudos com seu design único e exclusivo da Funko Pop!; a banda é uma das poucas que tem suas versões na linha Pop! Rocks.

    ESTATUETAS

    Estatuetas são os brinquedos dos adultos, afinal cada peça costuma ter valores muito altos e são muito frágeis. Empresas como Hot Toys, Sideshow, Kotobukiya e muitas outras criam verdadeiras obras de artes que beiram a perfeição.

    E para os fãs que querem ter seus ídolos dentro de casa em tempo integral, nada melhor que estatuetas super realistas como as da Kotobukiya, por exemplo.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Sideshow: Aquaman Premium Format é uma obra de arte

    MERCHANDISING

    O KISS é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro! A banda não se prende aos seus álbuns com suas músicas. A marca está em todo tipo de merchandising que vai de paleta de guitarra à vestuário. Na loja oficial é possível comprar camisas, bonés, casacos e até, em período de pandemia de Covid-19, máscaras faciais!

    E pela internet você pode encontrar uma infinidade de produtos oficiais, licenciados e não-licenciados; o céu – ou o inferno – é o limite!

    BÔNUS: GAMES

    Eu já ia me esquecendo; e jamais me perdoaria se faltasse um dos pilares da cultura pop: os vídeogames! E obviamente o quarteto não está de fora.

    A banda teve esteve presente com suas músicas na franquia Guitar Hero e teve inclusive um game próprio chamado Kiss Psycho Circus The Nightmare Child lançado em 2000 para o Dreamcast e PCs.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Top Gun: Maverick | Quem é o elenco do novo filme?

    Mais de 30 se passaram do clássico Top Gun, agora Tom Cruise está de volta em Top Gun: Maverick! Conheça o elenco.

    10 produções com temática viking

    Confira filmes, games e séries sobre a temática viking para você aproveitar enquanto não chega ao Valhalla!

    Família Shazam! Conheça a família de heróis da DC

    A Família Shazam! é formada por membros da família adotiva de Billy Batson que compartilham dos poderes e aparência de Shazam!

    Cannes: 5 filmes cotados para dominar o festival

    Começou nesta terça-feira (17) a 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes. Conheça alguns filmes para ficar de olho!