Após o anúncio de que Walker Scobell (Projeto Adam) dará vida à Percy Jackson na série live action do Disney+, muitas especulações e muitos fãs especulam que seria interessante ver Logan Lerman e Alexandra Daddario respectivamente como Poseidon e Atena. Os atores que deram vida à Percy Jackson e Annabeth Chase nos dois filmes live action, que foi muito mal recebido não só pela crítica, mas também pelos fãs dos livros.
Quando foi revelada em março de 2022, foi anunciado que a série estrearia ainda este ano. Mas com o recente anúncio de que Walker Scobell dará vida à Jackson, é provável que o lançamento vá acontecer somente em 2023.
Trago nesse artigo as relações presentes na série de livros de Percy Jackson assim como a história que levou os deuses gregos ao controle daquele mundo. Ainda que se distancie da mitologia grega como a conhecemos, essas relações se dão para facilitar o entendimento do grande público.
HISTÓRIA
Os seis deuses gregos antigos, eram Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus, eles eram os filhos e filhas de dois grandes titãs, Cronos e Reia.
A lenda diz que Cronos seria destronado e morto por seus filhos, como o titã havia feito com seu pai, Urano. Cronos devorou seus dois filhos e suas três filhas para evitar que a profecia se tornasse real assim que eles nasceram. Héstia foi a primeira, logo depois vieram Deméter, Hera, Hades e Poseidon. Zeus seria o próximo, mas tomada pela dor de perder seus filhos, Reia se aliou à Gaia, que escondeu Zeus e deu ao titã um pedaço de pedra para comer, e ele o fez sem pestanejar, mas sem olhar com muita atenção.
Após anos escondido, Zeus tinha poder o suficiente para destronar seu pai. Ele retornou ao palácio de seu pai e liberou seus irmãos que como eram imortais, continuaram vivos nas entranhas do titã. Disfarçado como um titã, Zeus enganou Cronos e usando uma mistura que ele mesmo havia preparado presenteou seu pai para beber, fazendo com que o Senhor do Tempo regurgitasse seus filhos.
Após libertar seus irmãos, assim como Hecatônquiros e os Ciclopes que Cronos havia aprisionado no Tártaro, Zeus liderou uma rebelião contra os titãs. A maioria dos titãs permaneceram neutros com a exceção de Jápeto, Crio, Céos, Hiperião e Atlas. Como forma de agradecimento, os ciclopes forjaram os três grandes símbolos de poder: O Raio Mestre, o Tridente e o Elmo da Escuridão, e a força bruta de Hecatônquiros se provou uma grande vantagem contra os exército dos Titãs.
Primeiramente, os Titãs tinham a vantagem, devido a sua maior experiência, mas pouco tempo depois, os deuses se tornaram poderosos e impiedosos guerreiros, e com a ajuda de suas novas armas, foram capazes de vencer. Durante a batalha final, os deuses se reuniram no Monte Olimpo, a montanha mais alta depois do Monte Ótris, e Zeus usou o Raio Mestre para destruir o monte dos Titãs e destronar Cronos de seu Trono Negro.
O golpe final de Zeus veio enquanto o deus usava a própria foice de seu pai, cortando Cronos em um milhão de pedaços e espalhando-os pelo Tártaro para que ele nunca mais retornasse. Os outros Titãs também foram lançados ao Tártaro com a exceção de Atlas que foi forçado a segurar o céu por toda a eternidade. Isso marcou o fim da era Titânica e deu início à era Olimpiana.
Os Olimpianos foram desafiados muitas vezes pelo controle do mundo, mas sempre conseguiram recuperar seu reinado, geralmente com a ajuda seus filhos, os semideuses. Isso é exemplificado quando os Gigantes se rebelaram contra os deuses, e Hércules e Dioníso, os filhos de Zeus os ajudaram à derrotar os gigantes.
Os deuse foram desafiados por Tifão, o horrendo filho de Gaia e do sinistro Tártaro – um dos deuses primordiais. Os deuses, após verem a grande monstruosidade fugiram para longe, exceto Zeus que tentou lutar contra o monstro. O deus dos deuses foi derrotado e teve seus tendões arrancados. Zeus eventualmente conseguiu recuperar seus tendões com a ajuda de alguns outros deuses e um sátiro e então, enganando Tifão, o aprisionou ao lançar uma montanha em sua cabeça.
Zeus casou então com sua irmã Hera, e teve seus filhos – Ares, Hefesto, Hebe, Aletheia e Ênio. A partir de casos que Zeus teve, outros deuses e deusas foram criados. Entretanto, Afrodite nasceu dos restos de Urano que caíram ao mar. Mas, ela nunca ficou completamente formada até o fim da batalha contra os titãs, ou seja, alguns consideram que Afrodite seja filha de Zeus.
OPERAÇÃO
Os deuses gregos possuem filhos semideuses e um acampamento para treiná-los. Diferente dos romanos, eles têm algum envolvimento na vida dos semideuses e são conhecidos por não respeitar tanto as regras quanto as suas contrapartes romanas. Eles também podem caminhar entre os mortais sem um hospedeiro.
DEUSES GREGOS
DEUSES E DEUSAS OLIMPIANOS
- Zeus – Deus dos céus, raios e trovões; Rei dos deuses e do Olimpo.
- Poseidon – Deus do mar, das tempestades e dos cavalos.
- Hades – Deus do submundo, dos mortos e riquezas.
- Hera – Deusa do casamento e família, rainha dos deuses e padroeira das mulheres.
- Deméter – Deusa das colheitas, agricultura e das estações.
- Héstia – Deusa da lareira, do lar e da família.
- Atena – Deusa do conhecimento, da razão, estratégia, guerra, artesanato e artes.
- Apolo – Deus do sol, arquearia, cura, pragas, poesia, profecia e verdade.
- Artemis – Deusa da caça, do que é selvagem, da lua, virgindade e parto.
- Ares – Deus da guerra, violência, sede de batalha e raiva.
- Hefesto – Deus dos ferreiros, forjas e fogo.
- Hermes – Deus dos ladrões, viajantes, do comércio, mercadores, estradas, e mensageiro dos deuses.
- Afrodite – Deusa do amor, beleza, luxúria e sexualidade.
- Dioniso – Deus do vinho, da loucura e êxtase.
DEUSES E DEUSAS MENORES
- Perséfone – Deusa da primavera e rainha do submundo.
- Hécate – Deusa da magia e bruxaria.
- Nike – Deusa da Vitória.
- Tique – Deusa da sorte e fortuna.
- Hebe – Deusa da juventude.
- Iris – Deusa do arco-íris mensageira dos deuses.
- Hipnos – Deus do sono.
- Thanatos – Deus da morte pacifica.
- Morfeu – Deus dos sonhos.
- Nemesis – Deusa do equilíbrio, retribuição e vingança.
- Eris – Deusa da contenda e do caos.
- Ilítia – Deusa do parto.
- Hércules – Deus da bravura e da força.
- As Musas – Deusas da Inspiração, Ciências, Artes, Poesia e Literatura.
- As Graças – Deusas da Graça, Charme, Beleza, Esplendor e decoração.
- Ariadne – Deusa dos labirintos e caminhos.
- Geras – Deus das pessoas mais velhas.
- Melinoe – Deusa dos fantasmas.
- Pan – Deus do que é selvagem.
- Ênio – Deusa da guerra, conflito e destruição.
- Fobos – Deus do Medo.
- Deimos – Deus do terror, pânico e pavor.
- Eros – Deus do amor erótico, afeto e desejo.
- Psiqué – Deusa da alma humana.
- Himeneu – Deus das cerimônias de casamento.
- Ganimedes – Deus do amor carnal e desejo.
- Anfitrite – Rainha do Mar.
- Tritão – Deus das ondas e da marinha, mensageiro divino do mar.
- Palaemo – Deus dos tubarões, portos e marinheiros.
- Cimopoleia – Deusa dos mares violentos e tempestades.
- Ceto – Deusa dos Monstros marinhos.
- Estige – Deusa do Rio Estige.
- Circe – Deusa da magia e feitiçaria imortal.
- Bóreas – Deus do Vento Norte e do Inverno.
- Zéfiro – Deus do Vento Oeste e da Primavera.
- Éolo – Deus do Vento Leste e do Outono.
- Nótus – Deus do Vento Sul e do Verão.
- Quione – Deusa da Neve.
A série Percy Jackson ainda não tem uma data de estreia definida, mas ela deve ser lançada no Disney+ no início de 2023 e conta com Rick Riordan na produção executiva.
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!