Harleen Frances Quinzel a Rainha de Gotham mais conhecida como Arlequina fez sua primeira aparição em Batman: The Animated Series, Episódio 22 – Joker’s Favor em 1992.
Criada por Paul Dini e Bruce Timm, Arlequina foi inspirada na atriz, comediante, dubladora e roteirista americana Arleen Sorkin.
Sorkin é conhecida por retratar Calliope Jones na série da NBC, Days of Our Lives e por dar voz à Harley Quinn em sua estreia na série animada, em jogos relacionados, entre outros.
ORIGEM
Contada no quadrinho Louco Amor (no original: Mad Love), de fevereiro de 1994, vencedor do prêmio Eisner. O nome da personagem é baseado no arlequim, com a intenção de ser um trocadilho ao seu nome original, Harleen Quinzel.
Harleen conseguiu uma bolsa na universidade porque tinha grande habilidade como ginasta, porém nem sempre foi uma boa aluna e trocava “favores” com os professores para ganhar boas notas. Com o seu diploma em mãos se formou em medicina e começou a trabalhar no Asilo Arkham como psiquiatra.
RELACIONAMENTOS
Originalmente inimiga do Batman e já foi cúmplice/par romântico de Coringa, Harley trabalhava como psiquiatra no Asilo Arkham e o Palhaço Príncipe do Crime era o seu paciente. Porém, a mesma se apaixonou por Coringa porque acreditou nas histórias que a infância dele tinha sido infeliz e o ajuda a fugir do asilo, algum tempo depois Batman prende Coringa novamente no asilo e Harley ao ver o seu “pudinzinho” todo machucado, rouba uma fantasia de arlequim, invade o asilo e liberta seu louco amor; e foi assim que a Harley se tornou a Arlequina.
A personagem uma vez contou para Canário Negro que teve uma filha com Coringa chamada Lucy no universo de Injustice – Deuses Entre Nós, porém ela entregou Lucy a sua irmã, para que a menina tivesse uma vida normal, longe de toda loucura que a vida de sua mãe era na época de seu nascimento.
Coringa e Arlequina tiveram um relacionamento louco e abusivo. O próprio Coringa já realizou vários jogos mentais, testes de fidelidade e algumas experiências extremamente perigosas que põem a vida dela em risco.
Arlequina já teve um relacionamento amoroso com Pistoleiro nas páginas de Esquadrão Suicida e com Hera Venenosa que foi a responsável por fornecer uma injeção que lhe proporcionou aumento de força e agilidade, sem contar a imunidade contra qualquer tipo de toxina. A relação de Harley e Hera foi levada ainda mais adiante, que se tornou um dos casais mais adorados do universo dos quadrinhos.
EQUIPES
No episódio Harley and Ivy de Batman: A Série Animada, Coringa expulsa Arlequina de sua gangue; lhe deixando frustrada. E então como prova de valor, ela resolve roubar o Diamante Arlequim do Museu de Gotham City, junto com Hera Venenosa, que tentava roubar plantas tóxicas do museu. As duas se tornam amigas e se tornam as Rainhas do Crime.
O reboot da personagem em Novos 52, lhe garantiu uma própria série, longe das histórias do Batman e do Coringa, criando para a personagem uma personalidade própria e também histórias próprias, em que foi retratada como anti-heroína, agindo como justiceira ao invés de uma criminosa, o sucesso da série solo da personagem garantiu a ela uma continuação durante o evento Renascimento, da DC.
Arlequina já participou de vários grupos, tais como Esquadrão Suicida, Aves de Rapina e Sereias de Gotham.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | DC Comics: 10 personagens femininas que merecem um filme solo
“MIMOS”
Sua arma favorita é uma marreta; apesar de no filme Esquadrão Suicida usar um taco de basebol. Além de toda a sua peculiaridade, Arlequina possui dois “animaizinhos”; duas hienas malhadas, chamadas de Bud e Lou, as hienas tendem a servir como cães de guarda da anti-heroína.
ADAPTAÇÕES
Como já vimos, a personagem já apareceu em animações, cinema, diversos games – incluindo a franquia Injustice.
Nas telas Arlequina é interpretada por Margot Robbie no filme Esquadrão Suicida, e o sucesso da personagem foi tão grande que a atriz foi confirmada para o filme do The Suicide Squad, de James Gunn, também já foi confirmada para Sereias de Gotham e em 6 de Fevereiro no filme Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa.
Curtiu conhecer mais sobre a Arlequina? Qual personagem você gostaria de uma publicação especial? Deixe seus comentários e lembre-se de compartilhar com seus amigos!
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.