CRÍTICA – A Casta dos Metabarões Vol. 1 (2023, Pipoca & Nanquim)

    A Casta dos Metabarões sempre foi uma obsessão em minha mente desde a adolescência, a primeira vez que vi as artes absurdas do quadrinista argentino Juan Giménez que integravam a ficção científica e a fantasia com pinceladas profundas
    eu me senti extremamente atraído, quando descobri que a obra se tratava de lutas espaciais com uma narrativa que mesclava estruturas mitológicas e melodramáticas eu tinha em minha cabeça que eu deveria lê-la.

    SINOPSE

    O Metabarão, o guerreiro mais poderoso do universo, que por gerações aterrorizou exércitos inteiros com a simples menção do seu nome, está de volta. Depois de acompanhar o último detentor do título durante as aventuras de John Difool na maxi série Incal, chegou a hora de conhecer de perto a extraordinária história de seus antepassados.

    A revelação de um antigo segredo dos Castaka para salvar a vida de Othon von Salza dá início a uma grande guerra. Quando ela finalmente termina, o casal imperial, impressionado com os feitos de Othon, negocia com ele um planeta para que possa viver com seu filho, o outro sobrevivente da batalha, e um cavalo para levar a alegria de volta ao garoto, que perdera a mobilidade das pernas. A chegada de piratas ao planeta, porém, traz uma enorme tragédia e culmina na consolidação de Othon como o implacável mercenário que carrega o título de Metabarão!

    ANÁLISE

    Casta

    Mas para um jovem negro de origem humilde do norte do país era uma tarefa impossível. Tendo em vista que a obra não era mais publicada no Brasil, com sobrava apenas três opções, as versões antigas em sebos por preços absurdos, que era impossível, tentar adquirir a versão gringa, que também era um preço absurdo, ou seja, impossível, ou ler online, que foi a opção que me sobrou.

    Finalmente havia chegado o momento de adquirir o quadrinho, no mês de Janeiro de 2023, a editora Pipoca & Nanquim trouxe a espaçonave em forma de páginas de papel e capa dura para as terras tupiniquins. No início dos anos 1980, o roteirista e cineasta chileno Alejandro Jodorowsky e o ilustrador francês Jean Giraud (mais conhecido pelo nome de Moebius) deram início a Incal, uma das peças mais importantes da nona arte não só da Europa como do mundo.

    Rica em conceitos, que vão da ficção científica ao exotérico, a HQ deu origem a séries derivadas que exploravam seus protagonistas, e a mais dramática e divertida é justamente a que narra a história da dinastia do Metabarão. A Casta dos Metabarões conta a história dos ancestrais dessa linhagem de guerreiros sagrados. A trama é conduzida por dois robôs, Tonto e Lotar, que contam ao leitor com uma boa dose de bom humor o passado misterioso dessa dinastia que aterrorizou exércitos inteiros só de ouvir seu nome. Ao longo dos álbuns, somos apresentados às várias gerações desses guerreiros, desde o trisavô até o Metabarão atual.

    Uma das mais empolgantes é de justamente um de seus primeiros membros, Othon Von Salza, que vai da revelação de um antigo segredo dos Castaka até o início de uma grande guerra. Quando ela finalmente finaliza, o casal imperial, impressionado com os feitos de Othon, negocia com ele um planeta para que possa viver com seu filho. A chegada de piratas ao planeta, traz uma enorme tragédia que culminará na consolidação de Othon como o implacável mercenário que carrega o título de Metabarão.

    A trama é permeada de reviravoltas, batalhas espaciais e conceitos que vão da honra até entidades multiespaciais que dominam a galáxia. Tendo inspirações diretas do filme mais importante da ficção científica que nunca existiu, Duna de
    Jodorowsky, projeto esse que nunca viu a luz do sol, mas inspirou diretamente longas como Alien o Oitavo Passageiro, Blade Runner e Star Wars. Os membros desta casta são treinados desde a infância para se tornarem guerreiros invencíveis, tendo que provar sua coragem e força através de rituais brutais. A saga ainda explora temas como, tradição, destino e transcendência.

    A Casta dos Metabarões é marcada pela arte magnífica de Juan Giménez. Seus desenhos detalhados e realistas trazem vida ao universo criado por Jodorowsky. Giménez é conhecido por sua habilidade em criar naves espaciais, armaduras e seres exóticos, e seu trabalho nessa saga não é exceção. As batalhas espaciais são especialmente esplendorosas, com layouts dinâmicos e explosões energéticas que preenchem nossos olhos.

    VEREDITO

    Sua história vai além da ficção científica tradicional, incluindo elementos de fantasia e magia. O autor mescla conceitos de culturas antigas, como a cultura japonesa, pirataria e religiões, com ideias futuristas e tecnológicas. As batalhas com espadas e as referências a tradições antigas adicionam uma dimensão mística e mitológica à história.

    A saga será finalizada em 3 volumes que narrará todos os acontecimentos desses impressionantes seres. A saga dos Metabarões é uma obra-prima da ficção científica e fantasia. Com sua trama complexa, personagens cativantes e arte
    deslumbrante, ela cativa os leitores e os transporta para um universo de tirar o fôlego. Os quadrinhos de A Casta dos Metabarões são leitura obrigatória para qualquer fã de quadrinhos, e essa coleção definitiva é um tesouro para os amantes desse gênero.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Autor: Alejandro Jodorowsky

    Editora: Pipoca & Nanquim

    Páginas: 252

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Estados Unidos da África’ é uma história que enche o coração de esperança

    Estados Unidos da África conta a história de Serge Ekondo, escrito por Anderson Shon com arte feita Daniel Cesart.

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    85 anos da Marvel: Do sucesso dos quadrinhos à gigante da indústria cinematográfica

    Há 85 anos, a Marvel Comics estreava no mundo das HQs e dos super-heróis. Conheça a história de uma das marcas mais famosas da cultura pop!

    Rhino: Conheça o vilão presente no live-action de Kraven, o Caçador

    Aleksei Sytsevich também conhecido como Rhino tem uma força e durabilidade incríveis e inimigo de longa data do Homem-Aranha e do Hulk.